quarta-feira, 17 de abril de 2013

Conheça o Bezerrão, estádio da estreia do Fogão na Copa do Brasil
































O Estádio Valmir Campelo Bezerra, mais conhecido como Bezerrão está situado na cidade do Gama, no Distrito Federal e fica a 30 km do centro de Brasília.

O Bezerrão foi inaugurado em 1977. A primeira partida foi em 9 de outubro do mesmo ano, quando o Botafogo venceu o Gama por 2 a 1. O primeiro gol foi marcado por Gil, ponta direita da equipe carioca.

O Bezerrão pertence ao Governo do Distrito Federal e é o local onde o Gama costuma mandar seus jogos, além de ser usado por outros times do DF em jogos de maior apelo, como foi o caso da partida entre Dom Pedro e Botafogo, disputada em 5 de março de 2009, válida pela Copa do Brasil.

O nome do estádio é uma homenagem ao ex-deputado, ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo Bezerra, o qual era o administrador do Gama durante a construção do estádio.

O estádio passou por ampla reforma e foi reinaugurado em 13 de novembro de 2008. No dia 19 de novembro de 2008, houve um jogo entre as seleções de Brasil e Portugal, jogo este que estabeleceu o recorde de público do estádio.
O time da casa venceu por 6 a 2, três gols de Luís Fabiano, um de Elano, Maicon e Adriano. O português Danny, porém, foi o autor do primeiro gol.

Veja os gols de Brasil 6 x 2 Portugal em amistoso em Brasília




Hoje, 17 de abril, às 19h30, o Botafogo volta ao Bezerrão para enfrentar o Sobradinho, um dos representante do Distrito Federal na Copa do Brasil, já que o Estádio Nacional Mané Garrincha, no centro de Brasília, que seria o local natural pra receber essa partida, encontra-se em fase final de construção como estádio sede para a Copa do Mundo e das Confederações da FIFA, com inauguração prevista para meados de maio.

Ficha técnica:

Nome: Estádio Valmir Campelo Bezerra - Bezerrão
Local: Gama, DF
Gramado: Grama natural (100m x 75m)
Capacidade: 20.000 lugares
Construção: 1977
Inauguração: 19 de outubro de 1977 (antigo) e 19 de novembro de 2008 (novo)
Recordes: Partida inaugural Gama 1 a 2 Botafogo (antigo) e Brasil 6 a 2 Portugal (novo)
Primeiro gol: Gil (Botafogo) (antigo) e Danny (Portugal) (novo)
Público recorde: 19.157 pessoas, em 19 de novembro de 2008
Partida com mais público: Brasil 6 a 2 Portugal

Outras informações

Remodelado: 2008
Proprietário: Governo do Distrito Federal
Arquiteto: Ruy Ohtake (novo)
Mandante: Gama


Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com