quinta-feira, 9 de maio de 2013

A trajetória do Fogão no Brasileirão 2013


Veja o caminho que o Botafogo terá que trilhar se quiser chegar ao título nacional




A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro 2013 com início previsto para o dia 25 de maio,  um sabadão que promete ser de grandes emoções com a marcação de um super clássico entre paulistas e cariocas.

Como previsto, os clássicos estaduais que, nas últimas duas edições, eram programados para a rodada de fechamento do campeonato foram abolidos e redistribuídos ao longo do campeonato.

O Brasileirão continua sendo a competição mais importante do calendário nacional. Além de consagrar o campeão da temporada é a que proporciona maior numero de vagas para a Taça Libertadores da América - maior competições do Continente. 

O último título do Botafogo no campeonato ocorreu em 1995 numa final cheia de alternativas contra o Santos. Foram dois jogos em que a estrela de Túlio Maravilha brilhou intensamente. Já estamos na fila há 17 anos, o que não é pouco para um clube com tantas tradições.


Passando uma vista na programação de jogos e já teremos um confronto de tirar o fôlego na primeira rodada. Vamos à São Paulo encarar o poderoso Corinthians, atual campeão da Libertadores, do Mundial de Clubes Fifa 2012 e finalista do Paulistão. 

Muita água ainda vai rolar até que se inicie a competição, mas o Bota, que já conquistou o Carioca, geralmente faz bons jogos contra eles e nunca temeu o Timão.

Na  rodada, prevista para a quarta-feira seguinte (29/05), teremos um novo confronto contra times paulistas. Será a oportunidade de encarar o Santos num clássico daqueles, que sempre nos remete aos bons tempos e Garrincha e Pelé. Vamos receber o time do craque Neymar, adversário do Corinthians na  final do Paulistão, ainda sem local definido após a interdição do Engenhão. 

No domingo seguinte (02/06), em jogo válido pela  rodada, vamos receber o Cruzeiro do técnico Marcelo Oliveira, finalista do Campeonato Mineiro ao lado do Galo que vem com elenco todo reformulado para essa temporada, em mais um confronto de tirar o fôlego.

O primeiro clássico estadual está programado para a  rodada (07/07), após a pausa no calendário nacional, entre 15 e 30 de junho, para a disputa da Copa das Confederações, competição teste para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Vamos encarar o Fluminense que ainda disputa a Libertadores, é o atual campeão da competição e recém derrotado na final da Taça Rio, jogo em o Bota sagrou-se campeão carioca de forma direta, sem a necessidade dos jogos finais.

Logo na rodada seguinte (14/07), mais um domingo de grandes duelos estaduais. O Botafogo viaja ao sul para encarar o tricolor gaúcho, um dos clubes que mais investiram no elenco para essa temporada. Vamos enfrentar o super-time de Luxemburgo ainda envolvido na disputa da Liberta, com a certeza de que Grêmio x Botafogo sempre fazem um jogo muito brigado.


 rodada (28/07) reserva um novo clássico carioca - o de maior rivalidade dos últimos anos: Flamengo x Botafogo. É hora de  enfrentar o rubro-negro que ficou pelo caminho no Carioca e tenta uma reestruturação sob o comando de Jorginho. Esperamos que o Bota já esteja engrenado na competição e desempate a nosso favor, a igualdade de uma vitória para cada time estabelecida no estadual. Duas rodadas depois (04/08) é a vez do clássico contra o Vasco, que também enfrenta uma fase de restruturação, sob o comando de Paulo Autuori, após fracassar no estadual.

A 12ª rodada (07/08) será jogada numa quarta-feira e o Botafogo vai a Minas enfrentar o Galo, que vai bem na Liberta e ainda disputa com a Raposa as finais do Mineirão. O time segue muito bem sob o comando de Cuca e Ronaldinho Gaúcho e o jogo promete. Na 14ª rodada (14/08), o Botafogo vai encarar o Campeão Gaúcho de 2013, sob o comendo de Dunga. Vamos receber o Inter numa quarta, no Rio, ainda sem local definido.

A última rodada em destaque é a 17ª (01/09). Um domingão no qual vamos receber a visita do São Paulo já fora da disputa da Liberta e Paulistão, um tradicional adversário do Fogão com o qual sempre jogamos bem. 

O Alvinegro encerra sua participação no primeiro turno (08/09) jogando fora, contra o Criciúma que subiu pra elite no ano passado e está envolvido nas finais do Catarinense contra a Chapecoense.

De acordo com a fórmula clássica de disputa, todos os duelos citados e os demais jogos do Brasileirão serão repetidos no returno com o mando de campo invertido, com contagem de pontos corridos.

Veja a programação de todos os clássicos do campeonato, rodada por rodada, e escolha os que vai acompanhar. Aproveite a oportunidade e faça uma análise sobre as possibilidades do Botafogo na competição e comente, no espaço reservado para tal, sobre as suas conclusões:


1ª RODADA
Vasco x Portuguesa
Corinthians x Botafogo
Santos x Flamengo

2ª RODADA
Botafogo x Santos
Flamengo x Ponte Preta
São Paulo x Vasco
Portuguesa x Fluminense

3ª RODADA
Botafogo x Cruzeiro
Atlético-MG x São Paulo
Santos x Grêmio

6ª RODADA
Botafogo x Fluminense
São Paulo x Santos
Internacional x Vasco

7ª RODADA
Vasco x Flamengo
Fluminense x Internacional
Corinthians x Atlético-MG
Grêmio x Botafogo
Coritiba x Atlético-PR

8ª RODADA
Fluminense x Vasco
São Paulo x Cruzeiro
Internacional x Flamengo

9ª RODADA
Flamengo x Botafogo
Corinthians x São Paulo
Grêmio x Fluminense
Cruzeiro x Atlético-MG

10ª RODADA
Fluminense x Cruzeiro
Corinthians x Grêmio
Internacional x Santos

11ª RODADA
Vasco x Botafogo
Flamengo x Atlético-MG
Grêmio x Internacional

12ª RODADA
São Paulo x Internacional
Atlético-MG x Botafogo
Santos x Corinthians

13ª RODADA
Fluminense x Flamengo
Cruzeiro x Santos

14ª RODADA
Botafogo x Internacional
Fluminense x Corinthians
Grêmio x Cruzeiro
Santos x Vasco

15ª RODADA
Vasco x Grêmio
Flamengo x São Paulo
Internacional x Atlético-MG

16ª RODADA
Vasco x Corinthians
Flamengo x Grêmio
São Paulo x Fluminense

17ª RODADA
Botafogo x São Paulo
Fluminense x Santos
Corinthians x Flamengo


Por 
/Botafogodeprimeira.com