sexta-feira, 24 de maio de 2013

GUIA DA RODADA #1: de favoritos a azarões, é hora de mostrar fôlego


Os jogos, o momento de cada clube, o histórico do confronto, o apito, as dicas cartoleiras: saiba como começa o Brasileirão 2013


Daqui a 38 rodadas, 380 jogos e 570 horas de futebol, ou talvez um pouco antes, você vai saber o nome do campeão brasileiro de 2013. E dos "libertados". E dos rebaixados. A mais equilibrada competição de futebol do planeta começa neste sábado - e nos acompanhará até o dia 8 de dezembro, quando terá sua última rodada. É maratona, é corrida de fundo e fôlego. Logo no início, tem pit-stop para a Copa das Confederações. Depois vem a famigerada janela... e seu temido êxodo. Mas o Brasileirão começa fascinante, recheado de craques e bons times.

Para ajudar o torcedor, o GLOBOESPORTE.COM vai preparar - a cada rodada - um guia com todas as partidas. O que esperar delas, quem vai apitá-las, quais serão os desfalques, quem vai transmitir etc. Este manual será publicado no início da tarde de sexta-feira (nas rodadas no fim de semana) ou na manhã de quarta-feira (nas rodadas de meio de semana). Com vocês, pois, o primeiro guia, a primeira rodada, nosso inicial pontapé:

Comentários do blog: Essa é a proposta do site da globo e a cada semana estaremos postando aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo, que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros mais poderá ir direto no site anunciado.

Se não vejamos:

CORINTHIANS X BOTAFOGO

SÁBADO, 21H - PACAEMBU




Sabe aquele papo de jogo de seis pontos - aquela conversa que tanto, tanto, tanto se repete lá no final do campeonato? Vá saber: é possível que, já na primeira rodada de 2013, seja o caso deste Corinthians x Botafogo. 

É dos duelos mais interessantes: o atual campeão da Libertadores, do Mundial e do Paulista contra aquele que venceu, com sobras, o Campeonato Carioca. Jogão. 

Em situações normais de clima, temperatura e pressão, a equipe de Tite é candidataça ao título. E não cogitar a turma de Oswaldo como campeã seria injustiça com um time tão sólido - mesmo que a história recente do Alvinegro no Brasileiro desaconselhe grandes empolgações. 

Paulinho e Pato, Seedorf e Lodeiro: é um jogo a ser assistido com atenção.

CARTOLA FC: Danilo, do Corinthians, custa apenas C$ 5. No entanto, é o jogador mais escalado da rodada de abertura. Se for bem, a maior parte dos cartoleiros leva pontos e cartoletas, mas se for mal e não estiver no seu time, é uma oportunidade de se diferenciar da maioria.

NA TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Wagner Vilaron.

ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Dibert Pedrosa Moises (RJ). O árbitro apitou 19 jogos no Brasileirão 2012, com média de 36,2 faltas, 3,9 cartões amarelos e 0,21 vermelho. Tem 37 anos.

VOCÊ SABIA QUE... é o quinto ano seguido em que o Brasileirão começa para o Botafogo contra um time paulista? Já foi assim em 2009 (1 a 1 contra o Santo André), 2010 (3 a 3 com o Santos), 2011 (derrota de 1 a 0 para o Palmeiras) e 2012 (vitória de 4 a 2 sobre o São Paulo).

Comentários do blog: Pela escalação anunciada, o atacante Pato do Corinthians vai esperar no banco uma oportunidade de entrar no jogo. Para o Bota, isso não vai fazer muita diferença, já que o grau de dificuldade que nossa zaga terá para marcar os atacantes escalados, todos de alto nívelé praticamente o mesmo e não há como escolher nenhum deles. O lateral-direito Alessandro, que sofreu lesão muscular, cede a vaga a Edenilson que, para muitos, já deveria ser titular a muito tempo.

No Bota, quem volta ao time é o lateral-esquerdo Julio Cesar, recuperado de lesão na panturrilha. Já o zagueiro Antônio Carlos, que jogou e marcou gol contra o CRB na última quarta-feira pela Copa do Brasil, permanece no time em substituição a Dória que está a serviço da Seleção sub-20. Apesar de não ter treinado com o grupo no apronto de sexta-feira, o meia Seedorf está confirmado para a estreia. 

Os times deverão entrar em campo com:

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero. Técnico: Tite

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Boa sorte Fogão!

Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro