terça-feira, 20 de agosto de 2013

Quem está com saudades do Elkeson?



Futebol pra chinês ver 


Até um tempo atrás o futebol da China era assunto totalmente desconhecido do torcedor brasileiro por questões óbvias e nada que viesse de lá, nesse aspecto, chamaria a atenção. Nada de seleção, nada de clubes famosos, nada de jogadores de projeção. 


Para se ter uma ideia, apesar da seleção chinesa de futebol ter sido oficialmente fundada em 1924 e ter se filiado a FIFA em 1931, somente em 2002 teve sua 1a. participação numa Copa do Mundo. Nessa experiência, foi eliminada na 1ª fase, perdendo todos os seus jogos, no grupo em que estava o Brasil. Perdeu de 4 x 0 pra nós, 2 x 0 da Costa Rica e 3 x 0 da Turquia. Terminou no 31º lugar, mas apenas o fato de disputar a Copa já foi considerado um feito no país. Nessa Copa, o Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial depois de derrotar a Alemanha na final. 


Nesse ano, a seleção chinesa convocou pela primeira vez um jogador que atua no futebol brasileiro, Chen Zhizhao , conhecido no Brasil como Zizao, atacante do Corinthians que chegou ao clube no ano passado numa jogada de marketing do clube paulista tentando lançar sua marca no país mais populoso do mundo (+ de 1,226 milhões de consumidores).

Como se vê, as coisas vem mudando rapidamente e só nessa semana duas notícias vindas de lá nos chamaram a atenção. Uma delas, referente a atuação de Elkeson 
no campeonato chinês - ex-jogador do Botafogo que se transferiu para o Guangzhou Evergrande no meio do ano passado - e a outra de Conca, companheiro do atacante naquele clube.

Segundo os jornais daqui, o Flu está tratando do retorno do jogador para a próxima temporada num projeto da patrocinadora que bancaria a negociação. O maior feito do jogador por aqui foi em 2010, quando terminou o Campeonato Brasileiro como campeão, craque da competição e ainda tendo disputado todos os 38 jogos da campanha do tri. Mas isso é problema (ou solução) deles e pouco nos interessa.

Falemos de Elkeson a quem tanto xingamos e tanto louvamos em sua breve passagem pelo Bota. Pois bem, num futebol jogado por chinês, Elkeson é artilheiro. No final de semana, ele e Conca marcaram os gols de mais uma vitória do Guangzhou na competição (2 a 1). O ex-Botafoguense lidera a artilharia com folga após iniciar a virada sobre o Changchun Yatai. Muriqui, ex-Vasco de vez enquanto também aparece nesse cenário.

O time deles está disparado na tabela com 14 pontos de diferença para o segundo colocado Shandong Luneng, time de Vagner Love.


Elkeson, Muriqui e Conca comemoram gol do Guangzhou Evergrande (Foto: Sina.com)

Nos últimos anos o Guangzhou voltou à primeira divisão e conquistou dois títulos nacionais se tornando o time a ser batido. O grande objetivo nessa temporada é a Liga dos Campeões da Ásia. O time está disputando a competição continental e joga nessa quarta-feira contra o Lekhwiya, no jogo de ida das quartas de final. Quem conquistar o título garantirá vaga no Mundial de Clubes em dezembro, no Marrocos, e quem sabe, poderemos acompanhar mais de perto o desempenho dos nossos ex-quase ídolos brasileiros em ação.

Veja o visual de Elkeson, estilo craque "Coalhada", na comemoração de mais um gol.



Só pra fechar: O Elkeson teria vaga no time atual do Botafogo? Se afirmativo, no lugar de quem? Comente...