segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Botafogo e Flamengo e os critérios de desempate



Botafogo e Flamengo fazem nesta quarta-feira, às 21:50, no Maracanã, a primeira das duas partidas entre as equipes, válidas pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Se houver igualdade no número de pontos entre as equipes (uma vitória para cada lado ou dois empates), os critérios para a definição do classificado tem lá suas particularidades.

Como os clubes são da mesma cidade e fazem os dois jogos no mesmo estádio, que no caso é considerado neutro, não existe a figura do mandante e o desempate pelo critério de maior número de gols pró assinalados no campo do adversário não se aplica, prevalecendo os dois outros critérios restantes, ou seja:

- quem tiver o maior saldo de gols ao final das duas partidas passará de fase;

- se o saldo de gols entre as equipes for o mesmo, o classificado sairá da disputa de pênaltis com os critérios de cobrança tradicionalmente adotados.

Veja, na íntegra, o artigo (13) que regulamenta a questão:

Art. 13 - Os critérios de desempate, para indicar o clube classificado quando
houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada grupo serão os  seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem:

1º) Maior saldo de gols;

2º) Maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;

3º) Cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela
International Board.

§ 1º - A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada 10 minutos após o término da partida.

§ 2º - Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo  estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado para efeito de desempate o item 2º do presente artigo.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com