quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Em mais um jogo de seis pontos, sou mais Fogão


GUIA DA RODADA #20: Raposa abre returno com quatro pontos de vantagem na liderança, mas tem jogo complicado. São Paulo luta para ter vida nova





A segunda metade do Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira, e um dos times que já vai a campo à noite é o Cruzeiro, líder da disputa. Para a Raposa, não há qualquer necessidade de mudanças, de novidades. Pelo contrário: tudo que os mineiros mais querem é cair na rotina do primeiro turno. Rotina de vitórias e de liderança. Já são quatro pontos de vantagem na ponta, e a meta é engordar um pouco mais a folga. A missão, porém, não é simples: o Goiás (talvez sem Walter) fora de casa.
Destaque na rodada também para o jogo entre Botafogo e Corinthians - pelo menos por enquanto, um encontro entre dois concorrentes a no mínimo uma vaga na Libertadores. E ainda para o encontro entre o Flamengo, assustado com o risco de queda, e o Santos, que se aproxima do G-4.

Comentários do blogueiro:
Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.

BOTAFOGO x CORINTHIANS
QUARTA, 21H50M - MARACANÃ
Só o futuro do campeonato poderá comprovar se a premissa é verdadeira, mas este Botafogo x Corinthians parece ser o jogo mais importante da primeira rodada do returno. São dois candidatos naturais ao título, dois campeões estaduais, duas equipes que sempre estiveram no rastro da liderança. Os cariocas vivem momento melhor. São duas vitórias seguidas na competição, incluindo aí o efeito emocional da última, de virada, fora de casa, com um golaço de Elias nos minutos finais - 2 a 1 sobre o Criciúma.

Enquanto isso, o Timão só empatava com o lanterna Náutico em casa, depois de perder para o Inter na rodada anterior. Os desfalques atormentam Tite, que não terá jogadores como Alexandre Pato (a serviço da seleção brasileira), Guerrero (seleção peruana), Fábio Santos (pubalgia) e Ralf (suspenso). Vale a ressalva, porém, de que os dois atacantes ainda podem ser integrados às pressas à delegação no Rio de Janeiro. De qualquer forma, próprio Botafogo é o exemplo de que problemas existem para ser superados. Com metade do time ausente, conseguiu vencer na última rodada. Agora, comemora o retorno de Seedorf. Octávio e Hyuri disputam a vaga de Lodeiro.

Na TV: TV Globo (para todo o Brasil, menos RJ e RS), com Cléber Machado, Caio e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Eduardo Moreno e Roger Flores.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO).

Você sabia que... o Botafogo está invicto no novo Maracanã? São sete partidas, com quatro vitórias e três empates.

Comentários do blogueiro:
O primeiro turno do campeonato chegou ao fim e a tabela mostra um Cruzeiro firme na ponta (40), mantendo quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder, o Botafogo (36). Grêmio (34) e Atlético-PR (34), os outros concorrentes diretos do G-4, continuam na luta em busca da Raposa que tenta se desgarrar. A missão "secar" está meio desgastada mas faz parte do jogo. Na 1a. rodada do returno, se o Goiás jogando no Serra Dourada tirar um pontinho do Cruzeiro, o Timbu tentando uma improvável reação no campeonato se impor em casa contra o time de Renato e se o Flu fizer uma graça contra o poderoso Furacão em sua própria casa, não vamos achar ruim. Porém, o que precisamos mesmo é fazer um bom jogo contra o Corinthians, em mais um jogo de seis pontos, e sairmos com a vitória pra manter o clima de comunhão com a torcida que se fará presente ao Maraca. Estamos invictos jogando em "nossa nova casa" e precisamos manter o padrão.

Veja nosso post de antes do jogo contra Criciúma, na casa deles, quando fomos muito desfalcados e preocupados com o resultado http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/09/temporada-de-caca-raposa-continua.html

Nesse jogo o técnico Oswaldo ousou de novo ao lançar o jovem Otávio como titular na vaga de Seedorf depois do jogador ter entrado muito bem contra o Coxa na rodada passada. A aposta acabou dando certo. Otávio (18 anos) fez uma boa partida e marcou o gol de empate (8') no segundo tempo abrindo o caminho pra virada. Foi o seu primeiro gol como profissional com a camisa alvinegra e o garoto saiu consagrado. No finalzinho (47') Elias definiu o placar com um golaço de voleio. Era a tão sonhada virada do Fogão, conseguida já nos acréscimos, lembrando que perdemos pontos preciosos em três oportunidades, justamente por levar gols nessa condição. Era o começo do resgate desses pontos tão lamentados pela torcida.

O resultado heroico diante do Tigre era o prenúncio de boas perspectivas pro returno que se inicia nessa quarta-feira, contra o Corinthians, no Maracanã, naquele que promete ser o grande jogo da rodada.

O Bota terá a volta Renan e Seedorf depois de cumprirem suspensão o que
encorpa o time para o difícil compromisso contra o Timão. Com isso, Octávio e Hyuri brigam por uma vaga, com vantagem para o primeiro. Gabriel não se recuperou do estiramento na coxa e continua de fora. Renato assume a posição como já havia feito o Tigre, em Florianópolis. Jefferson e Lodeiro ainda não retornaram de suas respectivas seleções e só estarão disponíveis para a próxima rodada.

O Corinthians ainda vive com a expectativa de contar com Guerrero e Alexandre Pato, pelo menos no banco, se os jogadores chegarem a tempo de seus compromissos com as seleções. Ibson foi barrado por Edenílson que volta a jogar como volante. O técnico Tite não contará ainda com Ralf, suspenso e Guilherme, Guilherme Andrade, Fábio Santos e Renato Augusto, lesionados.

Escalações:

Botafogo: A provável escalação: Renan, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf e Hyuri; Rafael Marques e Elias.

Corinthians: A escalação: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Maldonado e Edenílson; Danilo, Douglas e Romarinho; Emerson Sheik.

Pra cima deles Fogão!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com