quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Botafogo terá que fazer um jogo de paciência pra vencer o Vitória


GUIA DA RODADA #29: Maioria dos jogos é entre equipes com objetivos semelhantes, especialmente na luta contra o rebaixamento



Montagem de Marcinho Silva Bfr
Não são os opostos que se atraem na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro: são os parecidos mesmo. Seis dos dez jogos são confrontos diretos entre equipes que ou estão muito próximos na tabela, ou têm objetivos em comum. (...)

O líder abre a rodada. E o vice fecha. O Cruzeiro vai a campo às 19h30m desta quarta-feira contra Fluminense e tenta quebrar a sequência de duas derrotas. O Botafogo visita o Vitória às 21h de quinta - jogo que pode reverberar na briga por vagas na Libertadores. Vale ficar de olho também em Inter x Santos, duelo entre equipes que ainda se permitem sonhar com a entrada no G-4.


Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.


VITÓRIA x BOTAFOGO
QUINTA, 21H - BARRADÃO

O Vitória é o primeiro time fora da zona da Libertadores. É matemático: para entrar nela, alguém terá que sair. E um dos que estão lá é o Botafogo. O jogo desta quinta, portanto, é muito importante para as duas equipes. Por mais que a distância de nove pontos pareça um latifúndio, a conquista de três pontos pelos baianos, se acontecer, pode fortalecer a briga das duas equipes pelo mesmo objetivo na reta final do campeonato. Os rubro-negros saíram rapidamente da deprê pós-derrota para o Bahia e bateram o Coritiba na última rodada. O Botafogo também vai a campo impulsionado por uma vitória - e que vitória: sobre o Flamengo, de virada. Os cariocas somam dois triunfos seguidos na competição depois de um período de repetidos tropeços. Voltaram para a vice-liderança. Ainda falam em título, mas são dez pontos de afastamento para o Cruzeiro. A melhor notícia para os alvinegros é o retorno do bom futebol de Seedorf. Lodeiro, a serviço da seleção uruguaia, é dúvida no time. No Vitória, a comemoração é pelo retorno do argentino Escudero. Por outro lado, Kadu e Michel estão fora.


Na TV: SporTV (menos BA) e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Lédio Carmona.

Arbitragem: Alício Pena Junior (MG), com Altemir Hausmann (RS) e Fábio Pereira (TO).

Você sabia que... o retrospecto recente das duas equipes é totalmente equilibrado? Nos últimos dez jogos, são quatro vitórias para cada lado e dois empates.


Comentários do blogueiro: Lá vamos nós enfrentar outro rubro-negro - dessa vez o da Boa terra. O Vitoria tem um bom time que se estabilizou sob o comando de Ney Franco, ainda luta por vaga no G-4 e vem pro jogo animado depois de vencer o Coxa (2 a 1) na última rodada. O Bota não fica atrás depois de vencer o arqui-rival carioca quebrando um tabu de 13 anos em jogos pelo Brasileirão. Essa vitória nos devolveu a vice-liderança que vamos defender com unhas e dentes nesse jogo do Barradão, ainda mais agora que todos os concorrentes diretos venceram ontem, na abertura da rodada.

No clássico do Maracanã, o Botafogo começou o jogo com uma marcação muito frouxa e levou um gol (12'/1o.T) em troca de passes dos adversários dentro da pequena área. Mesmo assim não se abalou e com paciência, continuou tocando a bola até que conseguiu o gol de empate em bela jogada de Gegê (41'/1o.T). Seedorf fez um bom jogo e Rafael Marques foi o destaque.

Vamos pra cima do Vitória nos valendo da mesma paciência utilizada contra o Fla, respeitando o adversário que joga em sua casa. Acreditamos no bom momento do trio de meias alvinegros - Seedorf, R. Marques e Gegê - que somam experiência, categoria e vitalidade. Na frente ainda temos problemas quando Elias não joga. Alex e Henrique ainda não acertaram e opção pode ser o deslocamento ed R. Marques, já diante da possibilidade de contarmos com Lodeiro que volta da seleção uruguaia.

Escalações

BOTAFOGO: Oswaldo de Oliveira deve repetir o mesmo  time que venceu o clássico com: Renan, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Renato; Gegê), Seedorf e Rafael Marques (Lodeiro); Alex (R. Marques).


VITÓRIA: O Rubro-Negro deve entrar em campo com a seguinte formação: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Luiz Gustavo e Juan; Marcelo, Cáceres, Renato Cajá e Escudero; Dinei e Marquinhos.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com