sexta-feira, 18 de julho de 2014

Em busca da vitória e da redenção



Concluída a 10a. rodada do Brasileirão, a primeira após a parada para a Copa, o Botafogo continua patinando na parte inferior da tabela.

Com a derrota para o Sport (0 a 1) na última quarta-feira, no Recife, o time perdeu uma posição e se aproxima perigosamente da zona da degola. Com apenas 9 pontos somados até agora, ocupa a 14a. posição. Foram 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas: uma campanha fraquíssima que bem reflete o estado de ânimo do elenco com o atraso nos salários.

Deu medo de ver a apatia do time depois de um mês inteiro de treinamentos. Depois do jovem goleiro Andrey, que estreava nos profissionais, levar um gol de Neto Baiano do meio de campo, tudo piorou. O time não criou quase nada e o ataque simplesmente não funcionou. Levamos perigo ao gol adversário apenas uma vez em todo o 1o. tempo, apesar de entrarmos em campo com 3 jogadores avançados: Mamute, Sheik e Wallyson - com o sonolento Zeballos vindo de trás. O time voltou para o 2o. tempo com algumas modificações mas a única coisa que conseguiu foi piorar ainda mais o rendimento, o que nos dá a certeza que ainda sofreremos muito até o final do campeonato.  


O técnico Mancini anda desanimado com o time e já dá sinais de cansaço ao justificar os fracassos com a falta de reforços e o atraso de salários. A verdade é que a tentativa de jogar com três atacantes sem que nenhum deles ocupasse a posição de centro-avante não funcionou em nenhum momento. O time praticamente não incomodou o goleiro Magrão e esse esquema deve ser abandonado. Nem a entrada de Carlos Alberto e depois Daniel com a função de armar as jogadas mudou o panorama da partida.

O time volta a campo para enfrentar o desesperado Coritiba, num jogo sombrio marcado pela Globo para a noite de sábado, em Volta Redonda, provavelmente diante de pouquíssimas testemunhas. Para agravar a situação, Edilson e Sheik estão suspensos pela confusão  que arrumaram diante do Grêmio e ficam de fora, assim como Carlos Alberto e Jorge Wagner (que seriam as opções), por contusão. Ayrton já tem condição de jogo e deve formar a dupla de volantes com Bollati, enquanto o capitão Jefferson volta ao time depois de servir à Seleção. O time deve entrar em campo com Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Zeballos, Daniel (Gabriel), Wallyson, Mamute. El Tanque Ferreira, que não foi a Recife, deve ficar no banco de reservas como opção. 

O nosso rival está em situação pior ainda e vem de uma derrota em casa. O Coxa somou apenas 7 pontos e ocupa a 18a. posição na zona de rebaixamento.

Não podemos mais 
perder pontos para os adversários diretos, ainda mais jogando "em casa".

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com