sábado, 6 de setembro de 2014

O Galo é freguês, mas um empate fora seria aceitável?



O Botafogo volta a campo neste domingo, no Estádio Independência-BH, para enfrentar o Atlético-MG pelo Brasileirão, depois de uma vitória heroica por 4 a 3 sobre o Ceará, em pleno Castelão, que lhe valeu a classificação para a fase de quartas de final da Copa do Brasil. 

Antes, o Alvinegro havia vencido o Santos, no Maracanã (1 a 0), com direito a golaço de Daniel que, com lesão séria no joelho, ficará fora do time pelo restante da temporada. Com essa vitória, o Bota somou 22 pontos na tabela e passou a ocupar a 13a. posição, se afastando um pouco mais da zona da degola. 

Veja como foi a vitória que derrubou Oswaldo de Oliveira do Peixe e reveja o gol de Daniel no nosso post publicado após o jogo: http://felipaodf.blogspot.com.br/2014/08/golaco-de-daneil-da-vitoria-ao-bota.html

Aproveita e releia nosso post com os gols da grande vitória sobre o Ceará que valeu a classificação para a sequência da Copa do Brasil: http://felipaodf.blogspot.com.br/2014/09/grandes-batalhas-grandes-guerreiros.html

O Botafogo fez um jogo de iguais contra o Santos no 1o. tempo, com chances de gols para os dois lados. Com a perda de Bruno Correa (28'), por contusão, o time se perdeu um pouco sem o homem de referência, já que Rogério entrou em seu lugar e se atrapalhava na maioria das jogadas. Voltou outro time pro 2o. tempo mesmo se mudar nenhum jogador. Com mais vontade e a marcação acertada, o time dominou as ações de ataque, até que numa cobrança de escanteio a bola sobrou para Daniel (17') fazer um golaço em chute de fora da área. Com a vantagem, o Bota controlou o jogo até o final e ainda teve chances de aumentar o placar. Era a segunda vitória seguida em casa.

Apesar de jogar fora do Maraca onde vem obtendo bons resultados, Vagner Mancini espera um bom jogo diante do Galo para confirmar a ascensão do time na temporada. Apesar da sequência vitoriosa - Chapecoence, Santos e Ceará - o Bota precisa melhorar a postura fora de casa para aproveitar o momento de alta. Mas a missão não será nada fácil, pois o Galo joga muito bem no seu terreiro onde tem alto índice de vitórias. Os mineiros ocupam a 8a. posição na tabela, com 27 pontos. Por outro lado, fora do Rio o Bota vai muito mal na competição. Foram sete derrotas, um empate e apenas uma vitória. Contra o Palmeiras, lembram?

O Botafogo ainda enfrenta o S. Paulo e o Inter fora do Rio  e só volta a mandar um jogo no Maracanã depois de 18 dias. Será contra o Bahia, pela 22ª rodada do Brasileirão.

Com a sequência de jogos, quarta e domingo, com viagens longas no cardápio, o desgaste físico do grupo preocupa e o departamento médico já está lotado. Só essa semana tivemos as baixas de Daniel - que só volta em 2015, e Bruno Correia - que passou por cirurgia do apêndice e fica de fora por mais 40 dias. Sem Sheik e Daniel, a armação das jogadas ficará a cargo de Cachito Ramírez que tem se destacado nos últimos jogos e deve dar conta do recado. Não temos mais armadores no elenco além do lento e desmotivado Zeballos que vem muito mal na temporada.

Estão confirmadas as ausências de Jefferson, Edilson, Airton, Sheik, Daniel e Bruno Correia. Desse jeito vamos com o que restou: Andrey, Dankler, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Ramírez, Wallyson, Rogério e Tanque Ferreyra (Zeballos).

Diante das circunstâncias deixo uma pergunta aos amigos Alvinegros: O empate fora de casa seria um bom resultado?