quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Os "anjos" Gabriel e Daniel



Sobre a debandada de jogadores do Botafogo por pendências salariais iniciada pelo lateral Lucas, em agosto, e agora seguida de forma inesperada por Gabriel e Daniel, dois jovens jogadores que não são os "anjos" que aparentavam ser e acabaram, com suas decisões intempestivas, por deixar o clube na mão, temos a dizer...

Nota: Gabriel é o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação. É a Voz de Deus, o transmissor das boas novas. Já Daniel, é o Anjo que domina a justiça, dando inspiração àqueles que são incumbidos de muitas decisões e não sabem como tomá-las.

Inegavelmente, é um direito deles buscarem a Justiça para receberem os direitos trabalhistas mas esses atos soaram como covardia com o clube que lhes deu projeção, os tinham como símbolo de uma base bem sucedida, corrigiu seus vencimentos adequando-os ao mercado e prorrogou seus contratos até o final de 2015 e 2017, respectivamente. Futebol não é só o preto no branco, também envolve paixões...

A instituição Botafogo não poderia ser penalizada tão drasticamente pelos jogadores por um golpe sujo do ex-presidente que deu causa ao caos que se instalou no clube e impede, por ora, a quitação dos débitos. O ato dos jogadores e seus empresários é um total desprestígio à nova diretoria que assumiu o clube e está se desdobrando para colocar a casa em ordem. 

Se não quisessem continuar e defender o clube na série B como preconizaram e nos fizeram crer, os atletas poderiam pedir para serem negociados no mercado e minimizarem os prejuízos da instituição com a decisão radical que tomaram. Com a decisão em liminar, o clube não poderá usufruir das negociações dos passes dos jogadores nos valores estipulados em seus contratos. Os jogadores deveriam seguir o exemplo de Dória que deixou o clube na base do acordo, sem brigar. É assim que penso!

Só para se ter uma ideia do "prejú", Gabriel tinha contrato até 31 de dezembro de 2015 e a diretoria anterior, receosa com a possível saída do jogador numa das crises do elenco em julho, pagou somente a ele e a Dória os atrasados na carteira de trabalho. Conforme matéria do GE, mesmo que não ficasse no Alvinegro em 2015, ele era visto como forte moeda de troca para reforçar o elenco. Como o Cruzeiro tem interesse, até uma negociação envolvendo os atacantes Borges e Dagoberto foi especulada.

Segundo dados do site, o atleta de 22 anos fez 123 jogos no Alvinegro e dois gols. Ele chegou em General Severiano em 2011, ainda nas categorias de base, depois de começar a carreira no Paulínia. Sua principal conquista foi o Carioca de 2013 e a vaga na Libertadores de 2014.


Já Daniel, começou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro e se transferiu para o Botafogo para atuar na equipe dos juniores depois de não chegar a um acordo para renovação com o clube mineiro. Na pré-temporada deste ano, o meia foi integrado aos profissionais e teve chances durante o Carioca, mas alternou bons e maus momentos. Segundo matéria do GE, como já havia uma grande expectativa em cima dele, o clube renovou o contrato dele até 2017 e fixou a multa rescisória em 20 milhões de euros (cerca de R$ 68 milhões) para clubes do exterior e de R$ 55 milhões para equipes brasileiras.

Durante o Brasileiro, Daniel despontou como uma grande promessa, mas a lesão contra o Ceará, pela Copa do Brasil, interrompeu seus planos. Sua saída do time foi apontada como um das razões para queda de rendimento da equipe na competição. O meia disputou 28 jogos pelo Botafogo, 13 deles no último Brasileiro, e marcou e cinco gols, conclui a reportagem.


Lucas passou quatro temporadas no Botafogo e sua saída não foi tão lamentada. Tem 26 anos e chegou em 2011, vindo do Figueirense. Ele conquistou um Campeonato Carioca em 2013. Foi convocado pela seleção brasileira para uma edição do Superclássico das Américas daquele mesmo ano. O jogador ficou parado desde a decisão judicial por não poder se transferir para outro clube da serie A e acaba de assinar contrato com o Palmeiras de Oswaldo de Oliveira.

As especulações dão conta que vem mais bomba por aí. Vamos aguardar.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com