sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: Top 5 das matérias do blog





Caros amigos alvinegros, estamos em contagem regressiva para o encerramento de 2014 e é comum nessa época do ano que pessoas e instituições façam um balanço de suas atividades, avaliando o que deu certo e o que deu errado, para corrigir rumos e planejar ações futuras. Com a gente aqui do blog não poderia ser diferente.

O ano de 2014 foi um dos mais negros da história gloriosa do Botafogo pelos motivos que todos estão cansados de saber. Começamos com muito entusiasmo na Libertadores e fomos desclassificados ainda na fase de grupos; fizemos o pior Campeonato Carioca dos últimos tempos e ficamos fora das finais, na 9a. colocação; fomos desclassificados da Copa do Brasil ainda nas quartas-de-final para o Santos, com derrota em casa (2 A 3) e goleada de 5 a 0, fora; e terminamos rebaixados para série B no Brasileirão com uma péssima campanha. 

O Blog do Felipaodf não é uma uma empresa que visa lucros e nem tanto uma instituição que deve prestar contas aos seus associados. Somos apenas um veículo de comunicação dirigido por um torcedor alvinegro que resolveu manifestar o seu amor pelo clube escrevendo. E foi com esse propósito que criamos esse espaço. Para acompanhar, descrever e opinar sobre os assuntos que envolvem o Glorioso, mantendo sempre o respeito à instituição e interagindo com os nobres leitores.

Veja a retrospectiva de 2013 e relembre o que foi destaque aqui no blog no ano passado: Retrospectiva-2013-top-5-das-materias.

No ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 1.700 posts publicados ao longo desse tempo abordando o dia-a-dia do clube e propondo temas para discussão entre os torcedores. Já são quase 60.000 visitas desde a primeira publicação. Agradeço a todos por isso.

Em homenagem aos leitores amigos que acessaram o blog nesse último ano, resolvemos publicar o nosso TOP 5 com as matérias mais acessados em 2014, 
como fizemos no ano passado:

1- O campeão deles, com 1.130 acessos, foi publicado em 24.01 e falava da saída de Rafael Marques do Botafogo antes mesmo de começar a temporada em que o clube voltava à Libertadores depois de 18 anos. Pensando somente na grana, o jogador preferiu se transferir para o Henan Jianye, um clube chinês sem nenhuma projeção, tanto que nunca mais se ouviu falar dele. 

Rafael Marques, de 30 anos, foi muito hostilizado pela torcida quando chegou ao clube após a conturbada saída de Loco Abreu. Teve um começo difícil como artilheiro. Passou longo tempo sem marcar mas conseguiu dar a volta por cima com gols importantes na temporada, inclusive contra os rivais cariocas, o que lhe valeu o apelido carinhoso de Homem-clássico. O jogador deixou o clube após disputar 73 partidas e marcar 19 gols. Rafael Marques fez muita falta ao time e sua saída sem reposição à altura, assim como a de Seedorf, marcaram o início da derrocada. Veja:

Rafael Marques vai fazer falta

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 10 meses 


No começo da semana Rafael Marques acertou sua saída do Botafogo sem que tenha feito um jogo sequer com a nossa camisa nessa temporada. O jogador está se transferindo para o clube chinês Henan Jianye (é isso mesmo?), depois de defender o alvinegro por 18 meses. O contrato é de três anos e antes disso, torcedor botafoguense, não adianta pedir a sua volta. Como o clube não detém a parte maior do passe da maioria de seus atletas (que geralmente pertencem a empresários e investidores do mercado), no final das contas a grana sempre fala mais alto. Foi assim nos casos de Herrera, Elkeso... mais » 



2- O vice (não é o Vasco) dos mais lidos, com 406 acessos, foi publicado em 24.08 e abordava a vitória sobre a Chapecoense, no Maracanã, quando demos um salto razoável na tabela. Saímos do 16o. lugar para o 12o. Cachito Ramírez fez um golaço e foi o nome do jogo, dando a impressão de que poderia ser o "cara" que iria nos tirar da parte de baixo da tabela. Ledo engano. Clique no link e veja a nossa argumentação:

Um golaço que animou a galera e revoltou o narrador do PFC

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 3 meses 


No post de pré-jogo contra a Chape implorávamos por atitude do time alvinegro no Maraca. Se o que vimos nos noventa minutos ainda não foi o time aguerrido e consistente que venceu o Flu em Brasília e renovou as esperanças da torcida de que as coisas poderiam melhorar rapidamente, também não foi o time omisso e descoordenado da derrota para o Figueira. Voltamos a vencer em casa - no sufoco, é verdade - mas o mais importante nessa fase era pontuar... Mostramos uma certa organização no primeiro tempo, o bastante para sairmos na... mais » 


3- O 3o. colocado, com 304 acessos, foi publicado em 08.03. Era uma análise criteriosa do elenco. Com a fraca atuação na partida de estreia da pré-Libertadores contra o Deportivo Quito, a desconfiança sobre a qualidade do grupo alvinegro aumentou muito. Choveram manifestações de descrédito de torcedores nas redes sociais com xingamentos direcionados ao time, à diretoria e ao técnico. Ficava patente que o elenco formado para a temporada estava muito enfraquecido em relação ao do ano passado. Acesse o link e veja a nossa análise:

De lá pra cá, pouca coisa mudou

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 9 meses 


É isso mesmo. Desde o jogo de estreia do Botafogo na Libertadores (29/01) contra o Deportivo, na altitude de Quito, pouco coisa mudou. Basta ver o que escrevemos no post após a partida e comparar com a situação atual Ta-faltando-rodagem-para-o-time. Naquela oportunidade o time fez uma apresentação muito ruim. Sem mostrar personalidade e utilizando uma estratégia de jogo errada, foi derrotado por 1 a 0 tendo que decidir a vaga em casa sob muita pressão. Quem estava no Maraca, no jogo de volta, viu que mesmo com 50 mil torcedores empurrando ... mais » 


4- O 4o. post mais acessado (300) foi publicado em 05.03. Nele, fazíamos uma análise do "planejamento" do clube para a nova temporada e do difícil começo de Eduardo Húngaro (protegido do presidente) como técnico da equipe principal no ano de volta do clube à Libertadores. Apesar da inexperiência de Húngaro, o principal problema sempre foi a baixa qualidade do elenco, o pior dos últimos tempos. Acesse o link e veja se não temos razão:

Hungaro é burro?

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 9 meses 


Muito se tem falado do planejamento (*) do Botafogo para esse 1o. semestre que previa a disputa simultânea de duas competições: o Campeonato Carioca, no qual o clube estaria buscando o Bi-campeonato, e a Libertadores da América, torneio do qual o clube esteve afastado por longos dezessete anos. Parecia evidente a todos que a Libertadores fosse a prioridade e é assim que ela vem sendo tratada. O elenco então foi dividido em dois grupos. O primeiro, composto por jogadores do time considerado principal, que voltou de férias uma semana depoi... mais » 


5- Fechando o Top 5 dos post mais acessados do ano (263), temos a matéria publicada em 06.02, após a vitória de 4 a 0 sobre o Deportivo Quito, no Maracanã. Mais de 50 mil torcedores fizeram festa com a classificação do time para a fase de grupos da Libertadores. Eu estava lá. Impossível não se emocionar com o mosaico "O Gigante Voltou" e com o entusiasmo da torcida vibrando com os 3 gols do surpreendente Wallyson. Clique e compartilhe do nosso sentimento sobre essa que foi uma das vitórias mais marcantes do ano:

O Gigante Voltou: vamos falar de paixão

@felipaodfemBlog do Felipaodf - Há 10 meses 


Um dos melhores momentos de ontem, quando o Botafogo jogou uma partida decisiva para a suas pretensões no restante da temporada - com espírito guerreiro, como pede uma disputa de vaga na Libertadores - foi a presença maciça da torcida botafoguense desde cedo no estádio, fazendo a festa e apoiando o time do começo ao fim. Foram mais de 50 mil alvinegros o que deixou o Grande Maracanã repleto de gente. Uma gente apaixonada pela Estrela Solitária, que via de regra, é sacaneada pela concorrência, pela imprensa, pela direção do clube e pelos organizadores. Mas não teve jeito, torcida ... mais » 


Com esse balanço, acreditamos ter feito um bom trabalho. Agradecemos o apoio de cada um dos mais de 50 mil visitantes do blog e dos amigos que comentaram e compartilharam nossas matérias nas redes sociais. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo, exercer o amor incondicional ao clube da Estrela Solitária.


Um grande Ano de 2015 a todos os torcedores alvinegros, com muita saúde e realizações. Que Deus ilumine nossos novos dirigentes para que conduzam, ao lado da comissão técnica e jogadores, o nosso querido Botafogo de volta a 1a divisão. Mesmo sem grandes perspectivas de investimentos e contratações, estou confiante de que vamos recuperar a credibilidade da instituição jogada na lama, esse ano, por irresponsabilidade do ex-presidente - o pior da nossa história. 

Espero poder, brevemente, retornar ao Rio para acompanhar o Glorioso no Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro da série B já no Engenhão, ou mesmo no Maracanã, como no ano passado nos jogos pela Libertadores. Te amo Fogo!

Saudações aos Amigos!



Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com