sábado, 31 de janeiro de 2015

É pra comemorar, galera!



É pra comemorar, galera. Começamos a nossa dura jornada de 2015 vencendo. Desde a vitória sobre o Flamengo (2 a 1) em Manaus, pelo Brasileirão, que o Botafogo não vencia uma partida e nem um jogador com a camisa alvinegra marcava um gol. E hoje, na estreia do time no Cariocão, Roger Carvalho quebrou esse incômodo jejum. O zagueirão, que teve uma boa presença em campo, marcou o primeiro gol do time na competição, aos 37' do 2o. tempo, escorando uma cobrança de escanteio de Carleto. Clique no link e veja o que escrevemos antes do jogo sobre as dificuldades que o time encontraria na estreia:Botafogo pronto pra estrear...Vai começar a festa!  


Montagem do BotafogoOficial
Esperávamos dificuldades e elas apareceram já no começo da etapa inicial quando o time, mostrando muita ansiedade, não conseguia colocar a bola no chão. Por várias vezes vimos a cara feia de René a cada tentativa do time sair jogando utilizando do velho chutão. Os meias Jardel e Gegê não conseguiam articular as jogadas pelo meio. Resultado, pouca emoção para o torcedor que compareceu em São Januário. O único momento no 1o. tempo que a galera realmente vibrou foi quando Jefferson deu uma caneta em Anselmo, quando o time do Boavista estava no ataque. Os torcedores deliraram e time se animou em campo. 

Olha a caneta que o Jéfferson deu no Anselmo!




Durante a partida, Jefferson teve pouquíssimo trabalho debaixo da trave. A dupla de zaga aguentou o tranco e Roger Carvalho estreou fazendo gol. Carleto teve atuação discreta e Gilberto, muito impetuoso, teve trabalho com Erick Flores e o lateral Jeff Silva que apoiou muito no começo. Gilberto, depois de errar muitos cruzamentos, produziu a melhor jogada do 2o. tempo com uma caneta no adversário e um chutaço na trave. O rebote, ajeitado por Pimpão, caiu nos pés de Bill que acertou o travessão e perdeu gol feito. Gilberto tem muito potencial e deverá ser um dos nossos destaques na sequência do campeonato. 

Na cabeça de área, Mattos cumpriu seu papel mas mostrou descontrole em alguns lances, inclusive levando cartão. Arão foi muito bem pra uma estreia e mostrou boa qualidade de passe e dinâmica na saída de bola. Deve subir muito de produção. O garoto Fernandes entrou bem no setor substituindo Diego Jardel e mostrou personalidade. Pelo meio, Jardel e Gegê não se acertaram. Falta confiança e determinação ao camisa 10 e Gegê, pouco inspirado, é candidato a perder a vaga de titular. 

Lá na frente, Pimpão pareceu fora de sua melhor forma e com reflexos retardados ainda. É natural nesse começo de temporada, mas ele vai ter que melhorar a sua produção se quiser segurar a posição. Conforme prevíamos no pré-jogo, Jobson e Sassá, que entraram bem na partida e deram uma melhor movimentação à linha de ataque, estão pedindo passagem. Os dois entraram cheios de gás e tiveram boas oportunidades de marcar. Jobson, em sua melhor chance, recebeu na área, driblou bonito o marcador e bateu forte, mas a zaga travou.  Quanto ao Bill, precisa se aprimorar nas finalizações para manter a fama de matador. Se movimentou muito na marcação lá na frente enquanto aguentou, mas perdeu gol feito na melhor chance da partida. E isso, se ficar frequente, é imperdoável para um centro avante. Tem que matar o jogo, Bill!

E o nosso treinador René Simões que goza de pouco prestígio com parte da torcida? Parece que foi bem. A beira do campo, apontou os erros seguidos na saída de bola e voltou do intervalo com o time acertado sem fazer modificações. Isso conta muito pois demonstra que ele já tem um bom domínio sobre o grupo. O time passou a pressionar o adversário até conseguir o gol e não correu grandes riscos na retaguarda. René fez as substituições no tempo certo e nas posições devidas, criando as condições para que o time conseguisse a vitória.

Não sei vocês, mas eu gostei do 2o. tempo e acredito que temos muita margem para crescer. O meia Tomas chegou no final da preparação mas tem bagagem para ocupar uma vaga no meio. O mesmo pode ocorrer com o atacante Pimentinha que nem se apresentou mas chega pra brigar lá na frente.

Confira os lances de Botafogo 1x0 Boa Vista


Na quarta-feira, vamos à Volta Redonda enfrentar o Voltaço em casa. Quem sabe não voltamos de lá com mais uma vitória e preparamos uma grande festa no retorno do time ao Niltão, na 3a. rodada, contra o Bonsuça.

Por @felipaosdf/Botafogodeprimeira.com