quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Abre o olho, Botafogo!


Bom dia, boa tarde, boa noite torcedor alvinegro...


Link permanente da imagem incorporada
Treino do Botafogo #gebota
O Botafogo passou as últimas rodadas do Brasileirão Série B patinando na tabela. Jogou pro alto todas as chances que teve para colocar frente sobre os adversários, principalmente nos últimos dois jogos jogando em casa, quando empatou por 0 a 0 com Criciúma (12o.) e Luverdense (17o.), equipes que ocupam posições inferiores na tabela. Com isso, a tão sonhada gordura para gastar nos tempos de vacas magras não veio.

Veja o que esperávamos desses jogos em casa:Blog do Felipaodf: Três pontos. E, de preferência, com bom futebol (GOMES, Ricardo)

Mesmo assim, dando mole como diz a galera mais jovem, o Glorioso conseguiu se manter na liderança com dois pontos à frente do segundo colocado. Não por méritos próprios como queriam os torcedores, mas por pura incompetência de seus concorrentes diretos ao G-4 que igualmente deixaram escapar oportunidades de superá-lo. Isso tudo, antes da abertura da 17a. rodada ocorrida na última terça-feira quando o América-MG venceu o Paraná por 2 a 0 e assumiu a ponta da tabela com um ponto (31) e uma vitória (9) de vantagem sobre o Alvinegro (30) que caiu para o 2o. lugar (8). Isso significa dizer que o time carioca só desbancará os mineiros nessa rodada em caso de vitória. Nem um empate serve pra recuperar a ponta da tabela.

Esse cenário já era previsto pela torcida uma vez que o clube está passado por um período de turbulência administrativa com consequências diretas na queda de rendimento do time após a perda de jogadores importantes e seguidas contusões dos prováveis substitutos. Sem discutir a qualidade técnica de cada um dos que saíram, a verdade é que a perda de Jobson, Marcelo Mattos, Bill, Pimpão e, por último, do lateral Gilberto, desestruturaram a equipe.

O problema agora é do treinador Ricardo Gomes que assumiu o cargo com a missão de remontar a equipe. Partindo da base deixada por René e Ventura - jogadores remanescentes que fizeram a pré-temporada; garotos integrados no começo do ano e no decorrer do campeonato; contratados na última leva como reposição de elenco -, Gomes terá que usar o melhor dos seus conhecimentos para retomar o caminho das vitórias o mais rapidamente possível. A tarefa não será fácil e exigirá muita paciência da torcida, ainda mais com o campeonato em andamento e pegando fogo com a disputa acirrada por vagas no G-4. Além do Alvinegro, América-MG, Vitória, Bahia, Sampaio Corrêa, Náutico e Paysandu se destacam nesse final de turno.

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

Para confirmar a condição de favorito à conquista da série B em 2015, o Botafogo vai ter que melhorar muito dentro e fora do campo. Apesar de ocupar as primeiras posições desde o início do campeonato, o Glorioso faz, na visão da maioria de seus torcedores, uma campanha aquém da grandeza do clube. Após 16 rodadas, conquistou 30 pontos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas. Marcou marcou 23 gols e sofreu nove.

Iniciando apenas a segunda semana no clube e com o péssimo futebol apresentado contra o Luverdense já sob o seu comando, o técnico R. Gomes sinaliza que fará mudanças na equipe. Nada muito radical como os últimos insucessos poderiam sinalizar. A ousadia parece não fazer parte do perfil do treinador e a sua experiência não permitiria mudanças profundas nesse começo de caminhada. Acredito que Neilton vai pro jogo na vaga ocupada por Sassá e que um dos volantes contratados entre na posição de Diérson. Nessa briga, Serginho sai na frente.

A volta anunciada de Lus Ricardo na lateral vai ajudar muito nessa recomposição pela direita. Com sua ausência, o time perdeu muito em criatividade e mostrou dificuldades na saída de bola. Na frente, parece que Navarro está pronto pra ter uma chance efetiva depois de aproveitar bem os 10 minutos na estreia contra o Criciúma. Contra o Luverdense, o jogador ficou no banco mas não foi utilizado pelo treinador. O uruguaio deve entrar na vaga de Luis Henrique, que tem muitos recursos mas pouca experiência. O jovem atacante tem jogado muito isolado lá na frente e vem sofrendo com a forte marcação de zagueiros mais experientes.

O restante do time deve ser mantido com Jardel tendo mais uma chance de se firmar no meio depois de longo tempo fora do time por contusão. Octávio deve compor o setor com Daniel Carvalho, Thomas e Elvis aguardando uma nova chance de começar um jogo. Lulinha e Sassá devem ficar como opções no banco.

O time base do Botafogo de Ricardo Gomes será formado: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Serginho (Diérson), Willian Arão, Diego Jardel e Octávio; Neilton e Luis Henrique (Navarro).

Cartaz de chamada da venda de ingressos para
 a estreia de Grafite no Santa Cruz
O nosso compromisso, no sábado, às 16:30, é contra o Santa Cruz no Mundão do Arruda, um jogo de alto risco em termos de colocação na tabela. Só a vitória nos devolve a liderança e vamos precisar de inteligência e muito suor pra voltarmos ao Rio com os três pontos.

O Santa fará a estreia de Grafite que volta ao clube que o projetou depois de correr o mundo como jogador. Os torcedores do Santinha estão enlouquecidos com a volta do ídolo, tanto que mais de 37 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente atendendo à chamada do clube que está trabalhando forte na divulgação do evento se utilizando até de outdoors espalhados pelo Recife. Vai ser uma festa para o torcedor pernambucano.


Abre o olho, Botafogo!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com