terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tudo por um gol... Tudo por uma vitória pra espantar a crise



"ABRE O OLHO" foi a nossa manchete na postagem de pré-jogo contra o Santinha publicada no começo da semana passada. Veja http://felipaodf.blogspot.com.br/2015/08/abre-o-olho-botafogo.html …. que após o término do jogo também foi utilizada pelo o GE!

Montagem de capa do GE
O alerta foi dado mas parece que o Botafogo não deu ouvidos aos torcedores. Contra o Santa Cruz no Arruda, o Alvinegro mostrou a mesma fragilidade apresentada nos últimos sete jogos (1V, 4E, 2D). Perdeu o jogo por 1 a 0 (perdeu para si mesmo; não foi derrotado pelo adversário) e despencou na tabela saindo da posição de líder direto para 4o. lugar.

Na verdade, o Botafogo foi convidado pra festa do Grafite (36) - jogador que voltou ao clube pernambucano depois de mais de uma década rodando pelo mundo - e se comportou como um menininho bem educado diante de mais de 44 mil convidados. Não deu uma dedada no bolo pra provar o glacê; não roubou nenhum brigadeiro antes de cantarem o parabéns; não derramou refrigerante na mesa e nem apagou a vela antes do homenageado. Chega Botafogo! Precisamos de um pouco mais de ousadia e atitude, pô!

Desde a goleada sobre o Sampaio Corrêa (5 a 0) na 10a. rodada, gritar gol do Botafogo foi se tornando uma raridade. Ao longo do período de sete jogos no Brasileiro, a oportunidade apareceu apenas três vezes. Quando Giaretta e Arão marcaram na vitória por 2 a 0, no Nilton Santos, contra o Vitória-BA (hoje líder do campeonato com 31 pontos) pela 13a. rodada e quando Luis Henrique abriu o placar no empate de 1 a 1 contra o Bahia na Fonte Nova, pela 14a. rodada.

Imagem da Internet
Apesar do time ter levado um gol bobo do dono da festa no jogo de Recife, que teve origem na frouxidão da marcação de Carletto (o pior em campo) que permitiu o cruzamento preciso sobre a área alvinegra, o mais preocupante é a apatia crescente com que a equipe tem se comportado nos últimos jogos. Muda o comandante, troca-se jogador e o time não consegue propor o jogo em nenhuma circunstância. Nem mesmo nos jogos disputados em casa contra adversários mais fracos, o Botafogo tem ameaçado o gol adversário com a frequência com que fazia no começo da temporada. Estamos nos apequenando aos poucos.

Antes do gol de Grafite, o Alvinegro havia ameaçado muito pouco. Lembro de uma bola roubada por Neilton que ele arrematou equivocadamente pra fora e de um chute de Navarro prensado com o zagueiro após rebote na área. Na verdade, quem trabalhou como sempre foi o nosso Jefferson, o único que tem mantido o padrão de boas atuações nesses tempos de vacas magras. Não encontro outro jogador pra elogiar nesse atual elenco.

A saída de bola melhorou um pouco com a entrada do volante Serginho já que Arão apareceu um pouco mais solto. Mas mesmo assim, faltou articulação nas jogadas do meio pra frente. Jardel não consegue ser efetivo nessa função e esse continua sendo o nosso maior defeito. Nem mesmo a volta de Luis Ricardo ajudando por ali melhorou o rendimento do setor. Já tentaram Daniel Carvalho, Tomas, Gegê e Octávio sem sucesso e a esperança volta a ser Elvis que, recuperado, fica no banco como opção. A minha última lembrança de bom futebol da equipe foi o primeiro tempo contra o Figueirense pela Copa do Brasil, no Nilton Santos, ainda com René e Elvis em campo. Depois que ele deixou a partida contundido, o time se desarrumou e o resultado no final foi aquele desastre.

Com a carência de bons armadores, os atacantes sofrem de inanição lá na frente. Desde os tempos de René, com Bill; de Ventura, com Luis Henrique; e de Ricardo Gomes, com Navarro, que a posição de centro avante virou um martírio para seus ocupantes. Isso porque a bola não chega com qualidade e com isso o gol fica mais difícil de acontecer.

Vivíamos, nos tempos de Jobson e Pimpão, da força e capacidade individual desses jogadores pra criar situações de gols pelos flancos e convertê-las, coisa que não acontece com Sassá ou Lulinha que não tem o mesmo poder de fogo. Neilton é a aposta da vez mas continua sendo uma incógnita já que não joga uma partida inteira a muito tempo. O cara vai precisar de incentivo e paciência da torcida até que se torne efetivo e marque um gol decisivo. Quem sabe, hoje?

Sem mudar o esquema e sem tempo pra treinar, Ricardo Gomes tenta consertar o carro em movimento na base da conversa e poucas modificações. Deve repetir o time que começou o jogo contra o Santa Cruz, mesmo que ele tenha mostrada pouca evolução em relação ao jogo contra o Luverdense.

Hoje à noite, diante do modesto ABC, não podemos pensar em nada diferente do que uma vitória convincente. Temos que nos impor desde o começo e sufocar o adversário em seu campo. Do contrário, entraremos num limbo de difícil solução agravando a crise técnica que se arrasta e a crise administrativa que chegou com força pelas bandas de General Severiano.

O Bota vem de uma derrota no último sábado e não vence há quatro jogos seguidos. Somou 30 pontos em 17 rodadas e ocupa o último lugar do G-4. Já o alvinegro potiguar, vem de quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. Somou 17 pontos e ocupa a primeira posição do Z-4. Temos que vencer a qualquer custo!

Confira a posição de cada time e os próximos jogos na tabela completa a seguir: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html

Essa deve ser a equipe pra hoje e é por eles que vamos torcer: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Serginho, Willian Arão, Diego Jardel e Octávio; Neilton e Navarro.


Pra descontrair um pouco, vamos abrir uma nova seção por aqui

Segue alguns registros colhidos na minha TL que bem demonstram o espírito do nosso torcedor no calor do jogo (em 140 caracteres), para os quais peço permissão para expor:

@anatelhado O time não chuta na porra do gol. Tuita aí @BotafogoOficial

@recifogo: Ó negócio é se agarrar com Jesus!

@marcelobruno79 Fui assistir 1 min. ao jogo na redetv !!!! Silvio Luiz errando o nome de todos os jogadores sem exceção !!! Se aposenta que ta brabo !!!

‏@felipaodf Pior do que a transmissão do PFC que de HD não tem nada. Horrível

@BotafogoNews JEEEEEEEEEEEEEEEFFERSOOOOOOOOOOOOOON NO REFLEXO SAGAZ DEFENDE UMA SAPATADA

@fogoeterno Senhoras e senhores, JEFFERSON! Mais uma defesa pro DVD, que vai ter mais de 6 horas de duração.

@felipaodf Muito pouco para quem está ameaçado de deixar o G-4. Queremos gol @BotafogoOficial

@felipaodf Jogando desse jeito, vamos passar mais 45 minutos, 45 horas e 45 dias sem ver um gol do @BotafogoOficial

‏@ZatonioLahud O time do Botafogo é mais feio que bater em mãe.

@felipaodf o Arão tá fazendo corpo mole e não tai pra nada. Nem parece aquele jogador do Carioca. Carleto tá se valendo de não ter reserva> o pior em campo.

@felipaodf Qualquer Lulinha da vida no lugar do Octávio seria melhor... Mas vamos que vamos pro 2o. tempo!

@bfrmilgrau Análise do primeiro tempo: Essa camisa cinza é feia pra kct! pqp...

@felipaodf Nossa vida nos pés de Sassá... Grandes emoções nos espera!

@felipaodf Sassá já deveria ter desistido da profissão e o RG ainda arrisca nele. Lamentável tudo isso... É Jefferson e mais ninguém.

@rbotaoficial Gol dos caras. Grafite! @BotafogoOficial 0x1 Santa Cruz #BotaNaRádio

@felipaodf Botafogo é convidado pra festa do Grafite e se comporta como um menininho bem educado!

@carol Eu pago sócio torcedor sem nem precisar de ingresso, pago Pq eu quero ajudar e acho que eles precisam da gente MAS ELES TÊM QUE FAZER GOL
e caro!

‏@felipaodf Torcemos por um time chamado JEFFERSON e só!

@bernardogentile O time já era ruim e conseguiram deixar ainda pior. Bem pior. Se não contratar, não sobe!!

‏@felipaodf Acho que acharam que já estava bom desse jeito. Pode remontar mas vai precisar de tempo...

@marcelobaltar1 Botafogo cai para a 4º. Time retorna na manhã deste domingo para o Rio e treina no Nilton Santos. Na terça, adversário será o ABC #trarruda

@fogoeterno Agora é o seguinte, rapaziada: como não tem bola nem brilho, já na terça temos que empurrar esse time na direção do gol na base do grito.

Força, Botafogo!

Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com