quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O Botafogo está pronto pra subir e no sábado duela contra o Bahia no Niltão (Atualizado)




Montagem do Botafogo Oficial
Depois da excelente vitória sobre o Náutico por 4 a 1 na Arena Pernambuco, o Botafogo completou nesta sexta-feira a semana de treinamentos de olho no confronto contra o Bahia - jogo marcado para às 17h10 de sábado, no Nilton Santos. O jogo será um duelo de titãs entre as duas equipes mais tradicionais do Brasileirão da Série B desse ano.


É briga de cachorro grande e o que está em jogo é a briga direta por posições dentro do G-4. O Líder volta a encontrar o 4o. colocado, exatamente como ocorreu no confronto do 1o. turno (25/07) válido pela 14a. rodada quando as duas equipes ocupavam as mesmas posições na tabela. E já naquela ocasião, ambas eram consideradas favoritas à uma das quatro vagas do acesso, bem como ao título da competição, expectativa que vai se confirmando faltando apenas seis rodadas para o final do campeonato.


Naquela oportunidade, o Botafogo passava pelo momento mais conturbado da temporada após a demissão do "professor" René Simões e foi comandado pelo interino de Jair Ventura que, com um time de garotos, conseguiu um honroso empate de 1 a 1 na Fonte Nova. Veja como estava o clima no Glorioso e as consequências do resultado na tabela: Blog do Felipaodf: Botafogo arma ferrolho para enfrentar o Bahia em S...


Montagem do Botafogo Oficial
Pelo lado do Botafogo, Carleto que era dúvida treinou sem problemas e deve enfrentar o Bahia, diferentemente do atacante Navarro que fará um teste momentos antes do jogo para ver se reúne condições. A tendência é que ele fique no banco. Já o Bahia contará com a presença do seu artilheiro Kieza (12 gols) que estaria suspenso mas ganhou condição de jogo por força de uma liminar.

O artilheiro Navarro, que tem 9 gols em 13 partidas, se recupera de uma lesão na coxa direita enquanto Carleto lutava com uma torção no joelho. Para a torcida zoeira das redes sociais, só o atacante seria um desfalque a lamentar enquanto a possível ausência do lateral era encarada como uma dádiva dos céus.

Com a dúvida sobre a presença do uruguaio, Ricardo Gomes confirmou Sassá no time titular sem revelar, no entanto, quem será o seu companheiro. A tendência é que Neilton volte à sua posição depois de cumprir suspensão, mas Gomes preferiu fazer mistério e fechou o treino pra dificultar as coisas para o adversário. Se essa dupla de ataque for confirmada, muda um pouco as características do time que deve ganhar mais velocidade lá na frente.


Montagem do Botafogo Oficial
Do meio pra frente, o trio de contenção formado por Lindoso, Arão e Camacho deve ser repetido já que tive uma atuação decisiva contra o Náutico, estabilizando o sistema defensivo e proporcionando uma transição mais ágil da defesa para o ataque - esperamos que os jogadores repitam o desempenho contra os baianos.


Ao marcar três dos quatro gols do Botafogo na partida contra o Náutico, Sassalotelli não só garantiu uma vaga no time titular como chegou aos 11 gols marcados na temporada, assumindo a artilharia alvinegra em 2015 ao lado de Bill que já deixou o clube. Navarro tem nove e Neilton, cinco.

O restante do time deve ser o mesmo que venceu o Timbu em Recife. Sendo assim, o Botafogo deve formar com: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton (Navarro) e Sassá.


Tabela atualizada com os jogos de abertura
 da 33a. rodada
A 33a. rodada teve início na noite de terça-feira com a vitória do América-MG sobre o Boa Esporte por 2 a 1; a vitória do Santa Cruz sobre o Criciúma por 2 a 0 e; a vitória do Oeste sobre o Luverdense por 1 a 0. Além desses jogos, o Paraná recebeu o ABC em jogo adiado da 32a. rodada e não passou de um empate sem gols com o time potiguar.


Com esses resultados, o América-MG segue firme na briga pelo acesso e assumiu a vice-liderança provisoria da competição com 57 pontos ao desbancar o Vitória que tem a mesma pontuação dos mineiros, mas uma vitória a menos. Já o Santa Cruz, que estava em sexto com 49 pontos, somou mais três e assumiu a quinta posição com 52 no lugar do Sampaio que só joga no sábado. Por sua vez, o Paraná briga por posições intermediárias na tabela (13o.) e não tem mais pretensões na competição.

A 33a. rodada teve prosseguimento na noite dessa sexta-feira com mais dois jogos: Atlético-GO 0x1 Bragantino no Serra Dourada e Paraná 3x0 Macaé no Durival Britto. Com os resultados, o Bragantino assumiu a 6a. posição provisória com 51 pontos e continua com chances de beliscar uma vaga no G-4. Quanto aos outros times, o Paraná está na parte intermediária da tabela enquanto Criciúma (39) e Macaé (38) estão mais próximos da zona da degola.


Condições do Botafogo na competição
Faltando seis rodadas para o fim da jornada, o Botafogo continua líder isolado com 62 pontos (veja todos os números do Alvinegro na tabela ao lado) e, mesmo sem ter jogado ainda, mantem 10 pontos de vantagem sobre o 5o. colocado Santa Cruz o que lhe garantiria o acesso com três ou quatro rodadas de antecedência. A probabilidade de acesso até o final do campeonato é de 99%.

Uma análise pormenorizada dessa rodada com todas as possibilidades do acesso e título você encontra na nossa resenha do começo da semana: Blog do Felipaodf: A 33a. rodada já começou mas o BOTAFOGO LÍDER só j...


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Contra o Tricolor de aço, esperamos um Botafogo mais cauteloso no início do jogo nos moldes da atuação contra o Timbu, apesar de jogarmos no Niltão diante da nossa torcida que deve comparecer em bom número ao estádio - as vendas antecipadas de quase 13 mil ingressos indicam que teremos casa cheia. Essa cautela inicial foi fundamental para o time adquirir confiança no jogo e partir com segurança para mais uma vitória com domínio das ações no meio de campo e maior posse de bola.

Veja o vídeo motivacional Botafogo - Leve seu grito produzido pelos torcedores alvinegros Marcos Silveira e Ramon Rodrigues em primeira mão, disponível no youtube :

Incomodado com a baixa presença de torcedores nos jogos do Botafogo, o torcedor e publicitário Marcos Silveira resolveu dar uma contribuição. Em dupla com designer e diretor Ramon Rodrigues, da Produtora Ópera Filmes, de Vitória, criaram um filme para estimular a ida dos torcedores ao estádio. A expectativa é de levar mais de 25 mil torcedores. O Botafogo é líder absoluto da série B há varias rodadas. Está praticamente garantido para o retorno à série A em 2016. É um fortíssimo candidato a Campeão da série B. E tem uma média sofrível de apenas 7.900 torcedores por partida. Já neste sábado contra o Bahia, no Estádio Nilton Santos, esperamos que a torcida se sensibilize com o nosso apelo e junte-se a nós na festa do retorno à serie A.





Ainda não será o jogo da volta, mas uma vitória contra os baianos nos deixaria na beirada para consegui-la matematicamente já no próximo sábado, contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina, bem longe da torcida do Rio.

Vamos que vamos, Fogão!