sábado, 14 de novembro de 2015

Depois de garantir o acesso Botafogo busca o título na revanche contra o Santa Cruz




Montagem do Botafogo Oficial
Depois de garantir o acesso à Série A de 2016 com uma vitória sobre o Luverdense, na última terça-feira, o Botafogo volta a campo nesta tarde para encarar o Santa Cruz, às 17h30, no Nilton Santos, em busca do título da competição.


Uma vez cumprido o primeiro e mais importante objetivo da temporada, nada mais justo do que tentar o título que ficou mais perto depois da última vitória.


Não podemos esquecer que a premiação prometida aos jogadores e comissão técnica pelo acesso tem origem no prêmio em dinheiro da CBF. A Taça também terá sua importância, principalmente para esse grupo de jogadores que, em sua grande maioria, são desconhecidos e carentes de título e projeção. Título da Série B não é coisa que se comemore, dizem alguns... Será? Com a palavra, os jogadores...


Faltando três rodadas para o final, o que corresponde a 9 pontos em disputa, e tendo somado 68 pontos contra 63 do 2o. colocado, o América-MG, o título viria com uma vitória sobre os pernambucanos combinada com um simples empate dos mineiros no jogo de hoje à noite. Chegaríamos a 71 pontos enquanto o Coelho faria 64 podendo atingir no máximo 70 pontos, caso vencesse os dois jogos que faltam, inclusive o último contra o Botafogo, no Rio o que é improvável. 


Tabela de jogos da 36a. rodada iniciada ontem
Tabela de jogos da 36a. rodada de hoje
Esse é o panorama para a reta final do campeonato que promete ainda muitas emoções. A 36a. rodada teve início ontem com três jogos: o Paysandu (56) venceu o Luverdense (51) por 3 a 2, assumiu a sexta posição e continua na briga por uma vaga no G-4; o ABC (32), o nosso adversário da próxima semana, venceu o Mogi Mirim (23) por 3 a 1 (os dois times já estão rebaixados); o Oeste (43) empatou com o Criciúma (46) por 1 a 1 e nada interferiu na classificação já que os dois times permanecem no meio da tabela.


A rodada terá seguimento hoje com mais sete jogos, alguns valendo vaga no G-4 como o nosso, contra o Santinha (58), e o do Bragantino (54) x Sampaio Corrêa (57); e outros, a fuga do Z-4 como o do Vitória (60) x Ceará (41) e o do Atlético-GO (43) x Macaé (39).

O jogo de hoje tem os ingredientes perfeitos para atrair a torcida alvinegra do Rio - horário favorável e motivação em alta pelo acesso antecipado - que deverá comparecer em grande número para comemorar o objetivo alcançado com antecedência e iniciar a briga pelo título. Mais de 17 mil ingressos foram vendidos antecipadamente e a festa, que teve início ontem com a inauguração do muro dos ídolos em General Severiano, com a presença marcante de El Loco Abreu, tem tudo pra continua hoje no Nilton Santos.


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


No 1o. turno, perdemos para o Santinha por 1 a 0 jogando diante de grande público no Arruda (44 mil), com gol do estreante Grafitte que fez festa em cima do Líder. Veja como foi o jogo e as incertezas que pairavam sobre o time de Ricardo Gomes depois de dois empates em 0 a 0 em casa, contra Criciúma e Luverdense: Blog do Felipaodf: Tudo por um gol... Tudo por uma vitória pra espant...



Situação do Botafogo na competição
 após a 34ª rodada 
Veja os números do Alvinegro na tabela ao lado. Já com o acesso garantido, líder de tudo com 68 pontos e um aproveitamento expressivo de 64,8%. São 20 vitórias, 8 empates e 7 derrotas. Temos ainda o melhor ataque, com 58 gols e a melhor defesa, com 26 gols contra, o que dá um saldo de de 32 gols.


Esse final de campeonato promete, agora com muito menos pressão já que o grande objetivo foi alcançado. Isso não significa que a tarefa de hoje será fácil. O Santa Cruz briga por posições no G-4 e será um adversário duríssimo. Vem de uma arrancada nesta reta final com três vitórias seguidas e a expectativa é a que tenhamos um grande jogo.


A ordem no Botafogo desde então, é lutar pelo título até o final da competição. O técnico Ricardo Gomes vem trabalhando para manter o elenco motivado nas três partidas que faltam e focado no objetivo.


Ainda sem Jefferson que está na Seleção Brasileira e de Renan Fonseca suspenso pelo terceiro cartão amarelo o Botafogo contará com a volta do artilheiro Navarro ao time titular, recuperado de contusão. Daniel Carvalho, Carleto e Neilton com dores musculares ainda são dúvidas mas Luis Henrique volta a ficar à disposição ao lado de Ronaldo, autor do gol do acesso.


Ricardo Gomes não confirmou a equipe mas não deve fugir muito da que entrou em campo contra o Luverdense com Giaretta voltando à zaga na vaga de Renan Fonseca.


Time base do Botafogo na competição. Os coloridos
 na foto, devem permanecer para 2016
Dessa forma, a equipe deve ir a campo com Helton Leite, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Giaretta (Emerson), Carleto (Giaretta); Rodrigo Lindoso, Camacho, Willian Arão, Diego Jardel (Daniel Carvalho); Neilton (Ronaldo) e Navarro.


Quanto ao Santa Cruz, o técnico Marcelo Martelotte também escondeu a escalação. O mais provável é que ele use uma equipe parecida com a que venceu o Bahia na Fonte Nova, no último sábado. Deste modo, o Santinha deve deve ir a campo com: Tiago Cardoso; Vitor, Danny Morais, Alemão e Allan Vieira; Wellington Cézar, Bileu, João Paulo, Lelê e Luisinho; Grafite (Bruno Moraes)


A arbitragem é de Série A com Heber Roberto Lopes (Fifa-SC) no apito e Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Carlos Berkenbrock (SC) como Auxiliarea o que não quer dizer muita coisa diante do padrão da arbitragem brasileira.


Eu estou confiante numa vitória do Fogão no Nilton Santos e num tropeço do América-MG à noite para assim, comemorar o título com antecipação. Quero receber o Botafogo em Brasília como Campeão do Brasileirão B de 2015. Por que não?


Pra cima deles, Fogão!



Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com