sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Tô voltando: Botafogo enfrenta o Criciúma pra confirmar o acesso à Série A



Pra ilustrar o nosso post daquele que pode entrar para a história como o "jogo da volta" do Fogão à série A, nada melhor do que ler a matéria ao som do "Tô Voltando" (*), composição de Paulo César Pinheiro E Maurício Tapajós, eternizada na voz de Simone e aqui apresentada na versão mais ritmada do Sururu na Roda como convém à ocasião. Ligue o som no máximo e vamos que vamos...







O Botafogo faz nesse sábado, contra o Criciúma,  aquele que pode ser o jogo da volta à Série A bastando pra isso, que saia do Heriberto Hulse com uma vitória.


Se não bastasse o clima de ansiedade que tomou conta dos botafoguenses por tudo que a partida envolve depois da desastrosa campanha de 2014 que nos levou a essa situação, um detalhe chama a atenção da torcida. Essa é a oportunidade do goleiro Jefferson participar do "jogo do acesso" já que ficará de fora dos dois próximos compromissos, contra a Luverdense na terça-feira e o Santa Cruz, no sábado, para servir à Seleção de Dunga. Por isso, os jogadores tem a obrigação de dar o máximo pra conseguir a classificação definitiva já nesse jogo e homenagear o nosso Capitão, principal estrela do elenco e responsável direto pela excelente campanha da equipe na competição com defesas milagrosas, jogo-após-jogo, nessa trajetória.


Convocado para os dois jogos da Seleção,
 Jefferson está ansioso para ver logo o Botafogo
 de volta à elite (Foto: Vitor Silva / SSPress)
E só assim, com o acesso assegurado, poderemos pensar na conquista do título que deve chegar antecipadamente (sem depender de outros resultados) caso o Botafogo consiga vencer os próximos três jogos. Sem assim for, o jogo do título seria no Nilton Santos, contra o Santa Cruz (14/11), pela 36ª rodada com um único porém: não teríamos a presença do nosso Jefferson, o melhor goleiro do Brasil e símbolo maior dessa conquista. Não vai ser fácil manter tão alto rendimento nessa reta final de campeonato mas é um objetivo possível e deve ser perseguido com afinco pelos jogadores por tudo o que já passamos desde o fim da última temporada.


Veja o post publicado no começo da semana que fala desse compromisso:Blog do Felipaodf: Botafogo aguarda fechamento da 34a. rodada para co...


Tabela atualizada com os jogos de
abertura da 34ª rodada

A partida contra o Criciúma é válida pela 34ª rodada que teve seu início na noite da última terça-feira com Bragantino 3x1 Mogi Mirim e América-MG 3x1 Paysandu. Com os resultados, o Bragantino somou 54 pontos, subiu da 9a. para 4a. posição e desbancou o Bahia do G-4 enquanto o América manteve a 2a. posição, com 60 pontos - cinco a menos do que o líder Botafogo que tem 65 e joga nesse sábado.

Já o Paysandu, com mais uma derrota, não consegue avançar na tabela e caiu da 7a. para a 8a. posição dando sinais de que falta forças pra chegar.


A rodada prosseguiu nesta sexta-feira com mais dois jogos. O Ceará (38) venceu o ABC (28) por 3 a 0 e conseguiu deixar a zona de rebaixamento provisoriamente, trocando de posição com o Macaé (38). Ao mesmo tempo, afundou o ABC que está praticamente rebaixado. Já o Luverdense (51), nosso adversário de terça-feira, bateu o Boa Esporte (24) por 2 a 0, se mantem vivo na briga e rebaixou matematicamente o time mineiro.


No sábado, a rodada prossegue com mais seis jogos, inclusive o nosso, contra o Criciúma, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina. No 1o. turno, só empatamos no Nilton Santos (0 a 0), no jogo de despedida do técnico interino Jair Ventura sob os olhares atônitos de Ricardo Gomes, que assumiria o time contra o Luverdense e assistiu tudo de camarote. Veja como foi o jogo e suas implicações para o desdobramento do campeonato: Blog do Felipaodf: Não temos tempo a perder


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


O Botafogo começa essa trajetória final de cinco jogos fora de casa enfrentando o Criciúma (15º) e o Luverdense (10º), times já sem grandes pretensões na disputa. Depois, volta ao Rio onde recebe o Santa Cruz (7º) no Nilton Santos, num sábado, às 17h30, provavelmente com o acesso assegurado naquele que seria o jogo da comemoração do acesso. Já na penúltima rodada, o Bota vai à Natal (ou seria Brasília?) para enfrentar o ABC (18º), com o adversário virtualmente rebaixado, e encerra a sua participação dentro de casa, contra o América-MG (2º) provavelmente já classificado, naquele que pode ser o jogo do título. A tensão cresce com a proximidade da conquista dos objetivos: acesso e título.


Veja na tabela abaixo, os números do Alvinegro na competição. Quase classificado, líder de tudo e com uma mão na Taça.



Situação do Botafogo na competição
após a 33ª rodada
O time já viajou pra Criciúma e deve ter novidades na partida. Teremos a volta de Fernandes que deve ficar no banco de reservas, como opção e a escalação do atacante Ronaldo ao lado de Neilton, na sua primeira partida como titular desde que chegou ao clube no começo de setembro. O jogador de 24 anos, que veio do Ituano com fama de artilheiro - marcou 6 gols na Copa do Brasil desse ano -, está na expectativa de marcar o seu primeiro gol pelo Alvinegro e nós também.


A se lamentar, apenas as ausências Navarro e Sassá que estão contundidos. Navarro segue em recuperação e está sendo preparado para o jogo contra o Santinha enquanto Sassá terá que operar o joelho e só volta o ano que vem. O restante do time não deve ter novidades.


O time provável pra enfrentar os catarinenses vai de: Jefferson (que se despede do grupo pra servir à Seleção); Luis Ricardo, Renam Fonseca, Roger Carvalho e Carletto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão e Camacho (Fernandes); Daniel Carvalho, Neilton e Ronaldo; num 4-3-3 clássico>é como vejo o Botafogo em campo.


Apesar de jogar fora dos seus domínios, o Glorioso precisa tomar as rédeas da partida desde o começo como fez contra o Náutico e Bahia e pressionar o adversário em seu próprio campo. A condição de líder e time mais tradicional da competição exige essa postura em campo.


Vamos que vamos Fogão!



(*) Tô Voltando

Compositor: Paulo César Pinheiro E Maurício Tapajós

Letra

Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão preto
Eu to voltando
Põe meia dúzia de Brahma pra gelar, muda a roupa de cama
Eu to voltando
Leva o chinelo pra sala de jantar...
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar porque eu to voltando
Dá uma geral, faz um bom defumador, enche a casa de flor
Que eu to voltando
Pega uma praia, aproveita, ta calor, vai pegando uma cor
Que eu to voltando
Faz um cabelo bonito pra eu notar que eu só quero mesmo é
Despentear
Quero te agarrar... pode se preparar porque eu to voltando
Põe pra tocar na vitrola aquele som, estréia uma camisola
Eu to voltando
Dá folga pra empregada, manda a criançada pra casa da avó
Que eu to voltando
Diz que eu só volto amanhã se alguém chamar
Telefone não deixa nem tocar...
Quero lá.. lá.. lá..
ia.....porque eu to voltando!

Link: http://www.vagalume.com.br/simone/to-voltando.html#ixzz3qiG9Xkub