quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tudo pronto para o jogo do título



Cartaz de promoção do jogo criado pelo Patrocinador: Otimista ao extremo

O Botafogo já está em Brasília onde enfrenta o ABC nesta sexta-feira, às 21h30, no estádio Mané Garrincha. O jogo é válido pela 37ª rodada da Série B e o time carioca tem mais uma chance de ser campeão da competição com uma rodada de antecedência, bastando para isso vencer o adversário.


Depois de garantir o acesso com a vitória sobre o Luverdense por 1 a 0 longe de casa, essa será a segunda vez que o Alvinegro tenta o feito nessa semana já que foi derrotado pelo Santa Cruz por 3 a 0 no Nilton Santos e adiou a festa, frustrando o torcedor carioca que compareceu ao estádio. A vitória nesta sexta é fundamental para acabar de vez com essa agonia de Série B e antecipar o planejamento da temporada de 2016 que se apresenta mais difícil e desafiadora do que a desse ano.


Montagem do Botafogo Oficial 
Hoje, o Glorioso vai contar com o apoio do grande número de torcedores alvinegros da Capital onde o clube tem um dos maiores contingente de torcedores fora do Rio, a ponto do Mané Garrincha ser considerado a segunda casa no Fogão no Brasil. Tanto é assim que que o próprio clube, ao fazer o cartaz de chamada para o jogo, simulou uma conversa hipotética entre Mané Garrincha e Nilton Santos, com um Nilton conformado com o fato do "título" ser decidido no estádio do Mané, em Brasília, já que o campeonato foi todo no seu estádio, no Rio de Janeiro. Tá tudo em casa: ambos são nomes de estádios, são ídolos de primeira grandeza do futebol botafoguense e brasileiro e, igualmente, serão marcas dessa conquista se ela vier nesta sexta.




Montagem do Premiere
A torcida de Brasília está eufórica com a possibilidade de ver o goleiro JEFFERSON, depois de todas as agruras que passou no ano passado defendendo o clube, ganhar um título nacional com a camisa alvinegra e dar a volta olímpica no Mané Garrincha - a única compensação pela derrota inesperada para os pernambucanos no Nilton Santos.


Nessa campanha vitoriosa, o Botafogo já passou por Brasília onde enfrentou o Atlético-GO pela 3a. rodada do campeonato (23/05), com o mando de campo do time goiano e não passou de um empate sem gols num jogo com baixa qualidade técnica. Esperamos que dessa vez, contra o ABC já rebaixado, seja diferente. Que a vitória venha e com bom futebol para deleite da torcida brasiliense, sempre carente de bons espetáculos. O Botafogo é o time mais tradicional da competição, o mais eficiente em todos os parâmetros de avaliação e tem a obrigação de vencer bem e comemorar o título.


Há, entre os torcedores mais radicais, quem não queira comemorar para não dar moral às torcidas rivais. É um ponto de vista aceitável mas não podemos esquecer que a premiação dos jogadores pelo acesso vem do prêmio em dinheiro da CBF para o campeão, e isso deve ser levado em conta. Além disso, os jogadores, na sua maioria desconhecidos e carentes de projeção, teriam grande visibilidade nas suas careiras, o que já seria uma espécie de compensação pelo dever cumprido, mesmo que não continuem no clube no ano que vem.


Classificação dos dez primeiros colocados
 faltando duas rodadas para o final 
Faltando essa e mais uma rodada para o final (6 pontos em disputa) e tendo somado 68 pontos contra 63 do 2o. colocado, o América-MG, o título viria com a vitória simples sobre o ABC. Chegaríamos a 71 pontos enquanto o Coelho poderia chegar, no máximo, a 69 pontos caso vença os dois jogos que faltam, inclusive o último contra o próprio Botafogo, a ser disputado no Rio.


Esse é o panorama para a reta final do campeonato que promete ainda muitas emoções já que, além do Botafogo classificado e América-MG e Vitória muito bem encaminhados, o Santa Cruz ganhou força extra com a vitória sobre o líder e mantem a quarta posição. O Bragantino em quinto, o Náutico em sexto, e o Sampaio Corrêa em sétimo, todos com 57 pontos, ainda podem chegar. Lá embaixo também não vai faltar emoção: o Macaé (42), o primeiro fora da Zona e o Ceará (41), o primeiro dentro dela, brigam para não cair para a Série C até a última rodada.


Confira a tabela completa e os próximos jogos que faltam para o Botafogo e todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Situação do Botafogo na competição
 após a 36ª rodada
Veja os números ao lado. Mesmo com a derrota no sábado, o Botafogo continua líder com 68 pontos com 62% de aproveitamento. São 20 vitórias, 8 empates e 8 derrotas.


Chegamos na 37a. rodada credenciados pelo melhor ataque da competição, com 58 gols e a melhor defesa, com 29 gols contra, o que dá um saldo de 29 gols.


Ricardo Gomes teve uma semana inteira para recuperar os lesionados e preparar a equipe mas não revelou a escalação. O time deve ir a campo completo, exceto quanto a presença de Carleto que cumpre suspensão, fato pouco lamentado pelos torcedores nas redes sociais. O multi-uso Giaretta deve atuar em seu lugar. Mesmo Neilton, que passou a semana poupado dos treinamentos em campo, deve ir pro jogo.


Jefferson volta ou gol no lugar de Helton Leite que teve boa participação substituindo o titular enquanto esse esteve à serviço da Seleção. O mesmo acontece com Renan Fonseca que volta à zaga após cumprir suspensão e Daniel Carvalho, recuperado de um desconforto na coxa. Com essas voltas, o time deve andar muito do que no jogo contra o Santinha.


Dessa forma, o Glorioso deve entrar em campo com: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho e Daniel Carvalho; Neilton e Navarro.


Já o ABC, que ocupa a 18a. posição, com 32 pontos, e venceu o Mogi por 3 a 1 na última rodada, deve entrar em campo pra cumprir tabela com: Saulo, Reginaldo, Luizão, Adriano Alves e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton e Ronaldo Mendes; Pingo e Bismark


Apesar dos preços exorbitantes praticados pelo promotor do jogo (meia-entrada a R$ 80,00) - veja o que escrevemos sobre o assunto Blog do Felipaodf: Mesmo com preços salgados, torcida basiliense está... -, o que vai afastar do estádio um contingente enorme de torcedores alvinegros, os ingressos já estão garantidos e vou com tudo pra ver Jefferson puxar a volta olímpica no Mané comemorando o título. Tenham fé, que dessa sexta não passa.


Saudações a todos e fiquem a vontade para comentar!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com