sábado, 19 de março de 2016

Botafogo faz treino apronto nesse sábado e encara o Madureira no domingo



Montagem promocional da partida em Xerém - SouBotafogo
O BOTAFOGO começou a semana de treinamentos fora de General Severiano. Para dar descanso ao gramado da sede, o time passou a trabalhar nas instalações da Escola Naval*, onde continuará pelo menos por mais 3 semanas.


O próximo compromisso do Glorioso será diante do Madureira, em jogo válido pela 2a. rodada da Taça Guanabara. A partida está programada para o estádio Los Larios, em Xerém, às 18h30 do próximo domingo.


O Alvinegro vem de um empate (1 a 1) no clássico contra o Fluminense na estreia dos dois clubes na segunda fase do campeonato. O Bota vencia o jogo, com gol do jovem Ribamar marcado no comecinho do segundo tempo (3'), até que o zagueiro Gun escorou de cabeça uma cobrança de escanteio vindo da esquerda. O Tricolor empatou a partida quando já eram decorridos 47 minutos da etapa final. Um gol muito lamentado pelos jogadores e a torcida botafoguense. Não só pelos dois pontos que escaparam quando a fatura parecia decidida, como pelo modo que se deu o fato. A zaga voltou a mostrar a mesma deficiência de posicionamento do comecinho da temporada que pensávamos estar superada desde a efetivação da dupla Carli e Emerson da base. Ledo engano, e o problema voltou a ser trabalhado nos treinamentos por Gomes.


Infográfico da Gazeta Esportiva após a 1a. rodada da TGB
Com o resultado, o Botafogo somou apenas um ponto e ficou posicionado na 5a. posição da tabela entre os oito integrantes do Grupo C que disputam o título da TGB. O Vasco, o Boavista e o Flamengo, que venceram seus jogos, somaram três pontos e ocupam, pelos critérios de desempate, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. O Fluminense aparece em quarto (?) com a mesma pontuação e gols do Botafogo.


Ricardo Gomes repetiu a dinâmica de treinamentos que vinha adotando nas últimas semanas e realizou trabalhos táticos e técnicos específicos, alternadamente. Ensaiou mudanças na estrutura da equipe ao mexer no setor de ataque - Neilton e Luis Henrique foram testados nas vagas de Lindoso e Gegê -, mas sinalizou que vai manter o time que vinha jogando. Dessa forma, os jogadores testados aguardam uma melhor oportunidade para retornarem ao time titular e devem ser aproveitados no decorrer da partida se a situação estiver favorável.


O adversário vem de uma derrota para o Flamengo por 1 a 0 no jogo de abertura dessa fase da competição. apesar de ter feito um bom jogo. Para o técnico do tricolor suburbano, o resultado foi injusto e o mais correto seria um empate.

Provável escalação do Botafogo para o jogo contra o Madureira 
Segundo Alfredo Sampaio, no lance anterior ao gol de pênalti do adversário, o jogador do Flamengo estava num fragrante impedimento. Ele reclamou ainda de um outro pênalti, agora a favor do Madureira, não assinalado pela arbitragem.


Com a defesa consolidada com Carli e Emerson e o equilíbrio alcançado com o trio formado por Airton, Lindoso e Bruno Silva, o treinador deverá manter o time que começou o jogo contra Flu: Jefferson; Luis Ricardo, Carli, Emerson, Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Lindoso, Gegê; Salgueiro e Ribamar.


Sem vantagens na atual fase, o primeiro turno do Botafogo só serviu para Gomes formatar o time e dar um padrão de jogo à equipe. Veja o que escrevemos sobre a organização do time depois das modificações introduzidas pelo técnico antes da disputa dos Clássicos: Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os ...


O Botafogo deve fazer mais um treino (recreativo) na manhã deste sábado e definir a equipe que entra em campo no domingo, mas dessa vez na sede de General Severiano.



*A Escola Naval Brasileira, que ora recebe o Botafogo, é uma instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil que tem por objetivo formar mental e fisicamente jovens brasileiros que irão ocupar os postos iniciais das carreiras dos Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. Instalada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro, anualmente promove um processo seletivo de nível nacional oferecendo um pouco mais de 40 vagas para Aspirantes. Estes aprovados se somarão aos alunos oriundos do Colégio Naval.



  Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com