sábado, 5 de março de 2016

Com Salgueiro e Neilton confirmados, Botafogo encara o Boavista buscando retomar a liderança do Flamengo




Imagem reproduzida pelo Botafogo Oficial
O BOTAFOGO está classificado para a 2a. fase do Carioca desde a 5a. rodada, segue invicto na competição com seis vitórias e um empate, tem uma das melhores campanhas dentre os participantes do campeonato com 19 pontos e joga por um empate nesse domingo para reconquistar a primeira posição do Grupo B.

Já o adversário, o surpreendente Boavista, é o vice-líder do Grupo A com 15 pontos - dois a menos do que o Vasco (17) -, já está garantido na próxima fase e também segue invicto na competição, com quatro vitórias e três empates. É o clube de melhor campanha entre os chamados pequenos.

A motivação para esse jogo, que a princípio só serviria pra cumprir tabela já que ser o 1o. colocado do Grupo não significa ter vantagens na próxima fase, fica por conta dos jogadores escolhidos por Ricardo Gomes para começarem a partida e que nos últimos jogos ficaram no banco como opção. ë a chance que lhes faltava para mostrarem serviço.

Os escolhidos serão observados nas condições ideais de jogo e alguns deles, como Jean e Diérson, serão avaliados até mesmo para a sequência da temporada onde as exigências de desempenho, principalmente nas competições nacionais, se estabelecem num patamar bem mais elevado do que nos Estaduais.


Montagem do Premier Futebol Clube
Pelo que se viu na semana de treinamentos em General Severiano, dos jogadores que vinham atuando normalmente, apenas Jefferson e Ribamar estão confirmados para o jogo. O goleiro, porquê é um fominha autêntico que não admite ficar de fora nem de pelada (coitado do Helton Leite), e o atacante, por viver o seu melhor momento no clube depois de marcar o seu primeiro gol nos profissionais. Foi dele o gol da vitória sobre o Fluminense na melhor partida do time na competição. Na sequência, o jogador ganhou a posição de titular de Luis Henrique e teve seu contrato renovado até 2018 com um poupudo e merecido reajuste salarial que eleva a multa contratual para o patamar de 24 milhões. Tudo isso depois de ter sido convocado para a pré-temporada, em caráter provisório, pra compor o elenco que estava desfalcado no começo.

Sendo assim, o time que começa o jogo deve ter a seguinte formação: Jefferson, Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Diérson, Fernandes, Gervasio Núñez e Juan Salgueiro; Neilton e Ribamar.

Em tempo: prevejo manifestações espontâneas da nossa torcida em favor de Jefferson - sabidamente, o melhor goleiro do Brasil -, em razão da injustiça cometida por Dunga ao deixa-lo fora da última convocação da Seleção Brasileira. Vamos esperar e ver como os torcedores abraçarão o nosso Capitão.


Publicação do App LINEUP11
Sem querer correr riscos e preservando alguns titulares para a próxima fase, Gomes optou por poupar o lateral-direito Luis Ricardo, que sente dores na coxa direita, e o volante Bruno Silva, que continua com o tornozelo direito inchado. Além da dupla, o volante Aírton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, também fica de fora fora.

A expectativa da torcida fica por conta da volta de Neilton ao time titular, já recuperado da lesão na coxa direita sofrida ainda na pré-temporada. O atacante vai iniciar uma partida pela primeira vez no ano depois do retorno gradual iniciado no jogo contra a Cabofriense, há duas semanas, quando entrou no segundo tempo e marcou, de pênalti, o gol da vitória no finalzinho da partida e de ter participado dos clássicos contra Fluminense e Vasco, sempre entrando na segunda etapa. E ainda, do meia-atacante Salgueiro que terá a chance de começar jogando depois de de ter sido utilizado apenas alguns minutos nos dois últimos confrontos. Ambos são tratados como titulares, fazem parte do projeto de time idealizado por Gomes e gozam do status de principais reforços da temporada até aqui.

O jogo válido pela última rodada da primeira fase do campeonato será disputado nesse domingo, às 16h, em São Januário, em razão do Estádio Elcy Resende de Mendonça, em Bacaxá, onde o time de Saquarema mandaria o jogo, ter sido reprovado em recentes vistorias da Federação.

Depois de disputar dois clássicos, contra Flu e Vasco, no prazo ínfimo de quatro dias e somar mais quatro pontos na tabela, o Botafogo, mesmo com um time alternativo, está preparado para enfrentar o Boavista com plenas condições de vencer a partida e passar à próxima fase com moral de líder e time de melhor campanha na competição.


Veja o que escrevemos no post que analisa a atual situação do time depois das modificações introduzidas por Gomes antes dos Clássicos: Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os ...


O Botafogo estreou no campeonato vencendo o Bangu por 2 a 0. Na sequência vieram a Portuguesa com vitória de 2 a 1, no finalzinho; o Macaé, quando vencemos por 1 a 0 com gol de pênalti; o Resende, a quem vencemos também pelo placar mínimo (1 a 0) e finalmente, a Cabofriense, por 2 a 1.

Depois dessa sequência de vitórias contra os pequenos, vencemos também o Fluminense no primeiro clássico do Alvinegro no Carioca. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade do time de Gomes. Até o empate em 1 a 1 com o Vasco no fim de semana, éramos a única equipe do campeonato com 100% de aproveitamento.


Leia também essa reflexão após os jogos contra Flu e Vasco: Depois de se dar bem nos clássicos, Botafogo busca...


Tabela atualizada do Grupo B do Carioca
Com o início da 8a. rodada neste sábado, o Flamengo assumiu a liderança provisória do Grupo B ao vencer o Bangu por 3 a 1, em Volta Redonda, e atingir a mesma pontuação do Botafogo (19). A vantagem do time rubro-negro se deve ao saldo de gols (14/8).

América e Madureira, com 11 pontos, seguem firmes no G-4 com grandes chances de passarem pra próxima fase.

No mais, é torcer para um bom jogo dessa equipe alternativa para que possamos tirar dela, boas opções para a sequência do campeonato.

Do outro lado, defendendo as cores do adversário, poderemos ver um velho conhecido da torcida botafoguense: o técnico Rodrigo Beckham, ex-meia que defendeu o Alvinegro com destaque entre 1999-2002. Já o atacante Reinaldo, que jogou no clube em 2009, só fará sua estreia na próxima fase.


FICHA TÉCNICA
BOAVISTA X BOTAFOGO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de março de 2016 (Domingo)
Horário: 16 horas
Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Junior (RJ)
Assistentes: Ivan Silva Araújo (RJ) e Márcio Moreira de Queiróz (RJ)

BOAVISTA: Vinícius, Thiaguinho, Victor, Anderson Luiz e Davi; Douglas Pedroso, William Maranhão, Luan e Paulo Henrique; Romarinho e Leandrão
Técnico: Rodrigo Beckham

BOTAFOGO: Jéfferson, Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Diérson, Fernandes, Gervasio Núñez e Juan Salgueiro; Neilton e Ribamar
Técnico: Ricardo Gomes


VEJA O JOGO COM A GENTE: