sexta-feira, 4 de março de 2016

Depois de se dar bem nos clássicos, Botafogo busca consolidar a liderança contra o Boa Vista no domingo





Arte do site PREMIERE
Depois de disputar dois clássicos no prazo ínfimo de quatro dias e se dar bem conquistando quatro pontos diante de Fu e Vasco, o Botafogo se prepara para encarar o Boa Vista movido por uma única motivação: consolidar a primeira posição no seu grupo e passar à próxima fase com moral de líder e time de melhor campanha na competição. 

O jogo será disputado em São Januário em razão do Estádio Elcy Resende de Mendonça, em Bacaxá, onde o time de Saquarema mandaria o jogo, ter sido reprovado em recentes vistorias da Federação. 



O Glorioso vem de um empate de 1 a 1 contra o Vasco, soma 19 pontos e mantem a ponta da tabela. Os clássicos em sequência e em curto espaço de tempo era o teste que faltava para o time remodelado de Gomes. E passamos no teste com louvor, quando as perspectivas eram as piores possíveis na visão dos analistas e grande parte dos torcedores. O Botafogo mostrou equilíbrio nos dois jogos e ganhou personalidade pra enfrentar os desafios da próxima fase.

De certa forma, os clássicos estaduais contra Flu e Vasco e os que virão a seguir na 2a. fase, serão os balizadores do potencial desse grupo para a sequência da temporada com as competições nacionais. 

Desde o jogo contra a Cabofriense, pela 5a. rodada, o time passou a jogar de maneira diferente em busca do esperado equilíbrio. Gomes passou a adotar um esquema com três volantes (que tem liberdade pra chegarem na frente), dois atacantes mais incisivos (que ajudam na primeira marcação) e um meia que flutua entre a 1a. linha de defesa (pra recompor com os volantes) e a área adversária, como se fosse um 3o. atacante. Jogando dessa forma, o Bota atropelou o Fluminense (2 a 0) fazendo a sua melhor exibição no campeonato e fez um jogo equilibrado contra o Vasco (1 a 1) conseguindo o empate mesmo tendo saído em desvantagem no placar.



Veja o que escrevemos no post que analisa a atual situação do time : Botafogo ganha personalidade e equilíbrio após os ...


Foi um resultado justo, num jogo entre os líderes da competição. O Vasco foi levemente superior no 1o. tempo, quando teve maior posse de bola, enquanto o Botafogo soube suportar a pressão e buscar o empate (que veio no final), mantendo a mesma organização e tranquilidade mostrada no jogo contra o Fluminense. Uma maturidade pouco provável a essa altura do campeonato, considerando a expressiva quantidade de jovens no time estreando na competição. Com o resultado, os cruzmaltinos seguem na ponta do Grupo A e os alvinegros na ponta do Grupo B, mas o Glorioso perdeu os 100% de aproveitamento que mantinha até estão.


Tabela atualizada do Grupo B do Carioca
O Botafogo estreou no campeonato com uma vitória sobre o Bangu e fez 2 a 0 sem encontrar dificuldades. Já contra a Portuguesa, a equipe não se houve bem e só confirmou a vitória (2 a 1) no finalzinho do jogo. 


O mesmo aconteceu na 3a. rodada, contra o Macaé. Fizemos um gol no começo do jogo (Gervasio de pênalti) e tivemos que contar com a estrela de Jefferson pra garantir o placar (1 a 0). 

Na 4a. rodada, vencemos o Resende em Volta Redonda por 1 a 0, com gol de Luis Henrique, e a história voltou a se repetir. Mesmo fazendo o gol no começo do jogo, o time não manteve o ritmo e dessa vez, além de Jefferson, tivemos que contar com as traves pra voltar com a vitória.


No quinto compromisso, às vésperas da semana dos clássicos, Ricardo Gomes inovou na escalação com um tripé de volantes. Em parte, a experiência do falso ferrolho deu certo mas Luis Henrique (que marcou o 1o. gol) continuou muito isolado lá na frente. A vitória por 2 a 1 foi justa apesar de ter vindo só no finalzinho com Neilton marcando de pênalti. Foi a primeira partida do atacante no campeonato. 


Depois dessa sequência de vitórias contra os pequenos, vencemos também o Fluminense no primeiro clássico do Alvinegro no Carioca. O placar de 2 a 0 construído ainda no 1º tempo foi modesto diante da superioridade do time de Gomes na etapa inicial. Foi a melhor exibição na temporada, o que serviu para amenizar a angústia do torcedor botafoguense que andava muito desconfiado da capacidade desse grupo.  





Infográfico da Gazeta Esportiva

Até o empate com o Vasco no fim de semana, éramos a única equipe do campeonato com 100% de aproveitamento. Agora o índice caiu para 90%, com seis vitórias e um empate nos sete jogos disputados.

O Bota continua líder do Grupo B com 19 pontos, três a mais do que o 2o. colocado, o Flamengo que tem 16. América e Madureira, com 11 pontos, seguem firmes no G-4 com grandes chances de passarem pra próxima fase.


O Botafogo está classificado, ainda invicto e encontra um adversário nas mesmas condições. O Boavista é vice-líder do Grupo A com 15 pontos, já tá garantido na próxima fase e ainda sem derrotas na tabela.

Para o jogo deste domingo
, Ricardo Gomes deve poupar a maioria dos titulares. Pelas experiencias que vem fazendo nos treinamentos da semana, apenas Jefferson e Ribamar devem continuar no time. Com isso, Neilton vai pro jogo assim como 
Salgueiro que deve ganhar a chance de começar jogando pela primeira vez.


A provável escalação deve contar com: Jefferson; Diego, Emerson Silva, Renan Fonseca e Jean; Fernandes, Diérson, Gervasio e Salgueiro; Neilton e Ribamar. 

No mais, é torcer para um bom jogo dessa equipe mista para que possamos tirar dela, boas opções para a sequência do campeonato.

VEJA O JOGO COM A GENTE: