sábado, 9 de abril de 2016

De volta ao Carioca, Botafogo encara o Bangu de olho na classificação




Montagem de chamada do jogo (Botafogo Oficial)

Depois de vencer o Coruripe-AL na última terça-feira pela Copa do Brasil, o Botafogo está pronto para encarar o Bangu no neste domingo, de olho na classificação antecipada para a fase decisiva do Campeonato Carioca.


O jogo está programado para às 18h30 em São Januário, com direito à promoção de ingressos - R$ 10,00 a meia entrada. Esse é o penúltimo jogo válido pela Taça Guanabara. Caso vença os dois jogos que faltam, o Alvinegro ainda tem chances de alcançar o título dependendo dos resultados dos concorrentes mais bem colocados - Fluminense e Vasco. Quem apita o jogo é o árbitro Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Thiago Gomes Magalhães.


Em razão das baixas frequentes no grupo, no jogo pela CdoB o técnico Ricardo Gomes resolveu mandar a campo um time alternativo com apenas dois titulares - Luís Ricardo e Bruno Silva. O resultado disso já era esperado: um jogo confuso taticamente, com jogadores desentrosados e muito pouco inspirados, apesar do esforço pessoal de cada um.


Aproveitamento do Botafogo na TGB após cinco rodadas

Com isso, a vitória só veio aos 39' do segundo tempo depois dos times encararem um temporal daqueles no primeiro tempo e produzirem algumas boas chances de gol para os dois lados. Os goleiros - Helton Leite e Gott - foram os destaques positivos dessa etapa. Pelo menos, o Botafogo conseguiu acabar com o jejum de vitórias em estreias na Copa do Brasil que durava sete anos. Agora vai?


Luís Henrique voltou a marcar depois de longo tempo, escorando um cruzamento rasteiro de Diego já dentro da área após receber assistência perfeita de Fernandes. O resultado magro (1 a 0) não foi o bastante para evitar o jogo da volta que acontecerá no dia 28 de abril, provavelmente em Los Larios, em Xerém, quando o time carioca joga por um empate simples.


No post de pré-jogo, falávamos em virar a chave para a Copa do Brasil mas, a julgar pelo rendimento do time em campo, parece que deu "tilt" por mau contato... Veja o post na íntegra: Virando a chave para a Copa do Brasil, Botafogo en...


Voltando ao Carioca... Depois de fazer um jogo duro contra Flamengo no sábado passado e ter cedido o empate em duas oportunidades (2 a 2), o Botafogo precisa retomar o ritmo na competição já nesse domingo, principalmente contra os "pequenos" onde tem 100% de aproveitamento. Foram oito jogos até aqui com oito vitórias alvinegras, lembrando que o Botafogo já venceu o adversário por 2 a 0, na abertura da competição.


Escalação do Botafogo para enfrentar o Bangu
Após cinco rodadas da TGB, o Glorioso soma oito pontos ganhos e ocupa a terceira posição na tabela, logo atrás de Fluminense e Vasco que lideram a competição com onze pontos. A seguir vem o Volta Redonda em quarto, com sete pontos (não estão computados os resultados dos jogos que abriram a 6a. rodada, no sábado).


Já o Bangu, adversário desse domingo, ocupa a sétima posição com quatro pontos e está fora da zona de classificação faltando duas rodadas para o final dessa fase, lembrando que apenas os quatro primeiros seguem na disputa do título de Campeão Carioca. Para o duelo de domingo, o técnico Mário Marques deve repetir a mesma escalação que derrotou o Boavista por 2 a 1 na última rodada, com Célio Gabriel, Paulo Barrach, Rafael Henriques, Arthur Sanches e Guilherme; Júnior, Mauro, Magnum e Almir; Giovanni e Igor de Paula (William Amendoim)


No treino apronto na manhã de sábado em General Severiano, o técnico Ricardo Gomes definiu a equipe para o confronto contra o alvirrubro suburbano. Com as ausências confirmadas de Aírton, Émerson Santos e Renan Fonseca lesionados, e de Bruno Silva, suspenso, Émerson Silva forma a dupla de zaga com com Joel Carli, Fernandes permanece na vaga de Aírton e Octávio entra no meio, no logar de Bruno Silva, em razão do bom entrosamento com o Luís Ricardo pela direita. Pode até pintar um revesamento de funções entre eles no decorrer da partida.


Mesmo convocado para treinar na seleção brasileira sub-20, o atacante Ribamar está confirmado para o jogo e só se apresenta em Teresópolis na segunda-feira, conforme acordo entre o clube e a CBF.


Sendo assim, o Botafogo deve ir a campo com Jefferson, Luís Ricardo, Carli, Émerson Silva, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Fernandes, Octávio, Gegê, Salgueiro; Ribamar.



 Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com