sábado, 16 de abril de 2016

Pensando nas finais, Botafogo muda esquema contra o Boavista




Chamada do jogo Boavista x Botafogo (Premiere)

O Botafogo vai utilizar o jogo contra o Boavista para testar o desempenho do time no esquema 4-4-2 que deverá ser usado nos jogos finais do Cariocão.


Já classificado para a próxima fase e com uma chance pequena de chegar em segundo na Taça Guanabara, o que lhe daria a vantagem do empate da disputa da semifinal contra o terceiro colocado, Ricardo Gomes resolveu voltar ao esquema 4-4-2 utilizado no começo da competição e reeditado no 2o. tempo do jogo contra o Bangu, na semana passada.


Dessa forma, o técnico abandona, mesmo que temporariamente, o esquema com três volantes adotado a partir da 5a. rodada do Carioca, que deu nova estrutura à equipe e foi responsável por trazer o time até aqui sem nenhum percalço. Naquela oportunidade, o Botafogo enfrentou a Cabofriense e venceu por 2 a 1 no jogo que antecedeu o primeiro clássico contra o Flu, a quem vencemos por 2 a 0 com grande exibição.


Pelo que deixou transparecer, essa decisão não foi tomada por convicção ou estratégia de jogo, mas por outras contingências já que Airton, o pilar da formação com três volantes ao lado de Lindoso e Bruno Silva, está entregue ao departamento médico assim como Fernandes, o substituto preferencial para qualquer uma dessas posições. Sem esses personagens, o espetáculo fica adiado por tempo indeterminado.


Com o novo esquema 4-42, Salgueiro foi recuado e joga
 como meia de articulação municiando o ataque
Por oportuno, lembramos que os quatro clubes mais bem classificados nessa fase que se encerra no domingo, se credenciam à disputa do título de Campeão Carioca de 2016 em dois jogos programados para o Maracanã.


Depois de vencer o Bangu na rodada passada (1 a 0) com gol de pênalti convertido por Rodrigo Lindoso no finalzinho do jogo, o Glorioso entra em campo em busca dos 100% de aproveitamento contra os "pequenos" e, como dito acima, da possibilidade de jogar pelo empate na semifinal, bastando para isso vencer o seu compromisso e torcer por uma derrota de Vasco (pelo placar mínimo) ou Fluminense (por um placar mais dilatado) que disputam o jogo decisivo da Taça Guanabara, em Manaus.


Ricardo Gomes passou a semana aprimorando o esquema com dois atacantes se utilizando de Neilton e Luis Henrique lá na frente já que Ribamar esteve à serviço da Seleção Brasileira sub-20, onde cumpriu uma semana de treinamentos e ambientação na Granja Comari. Com a volta do titular, é possível que um dos dois jogadores que treinaram com o grupo fique como opção no banco. Gomes resolveu guardar mistério e não confirmou quem vai e quem fica.


Provável escalação para enfrentar o Boavista no domingo
 
(Montagem do Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Com essa formação, teoricamente mais ofensiva, Salgueiro foi recuado para o meio com a missão de articular as jogadas de ataque e se infiltrar na área pra tentar o tiro ao gol.


Tanto no esquema com os três volantes quanto o com dois atacantes, chama a atenção a baixa produção do ataque. Agora, com o time mais entrosado e um meia de qualidade articulando as jogadas, é provável que o time vá bem no último terço de campo e aumente a média de gols, principal preocupação de Gomes para os jogos finais.


Vencemos todos os nove jogos disputados contra os "pequenos" mais em nenhum com placar superior a dois gols. Nos cinco clássicos disputados até aqui, fomos superiores aos adversários mas a maior diferença foi na vitória contra o Fluminense, ainda na primeira fase da competição, por dois gols.


Veja o que escrevemos sobre o tema: Blog do Felipaodf: O último terço


Com Emerson Santos, Airton e Fernandes fora de combate e dúvidas na formação da dupla de ataque, o time que treinou em General Severiano durante a semana é o mesmo que deve ir a campo para encarar o Boavista, em Bacaxá, às 16 horas, no domingo. Vamos de Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Salgueiro; Neilton (Ribamar) e Luís Henrique.


Saudações a todos e fiquem a vontade para comentar.



 Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com