sábado, 28 de maio de 2016

Botafogo está pronto pra papar o Flu no domingo




Chamada para o jogo Fluminense x Botafogo (Botafogo Oficial)
O Botafogo viajou ontem para Resende e de lá segue para Volta Redonda onde enfrenta o Fluminense no Raulino de Oliveira neste domingo às 16h. O jogo é válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Alvinegro fez um treino apronto na manhã de sábado em General Severiano. Na oportunidade, o treinador Ricardo Gomes aproveitou a presença dos titulares para esboçar o time que vai a campo no domingo. A novidade ficou por conta da presença de Marquinhos que inicia a partida como titular. Pelo visto o jogador que veio do Macaé a menos de um mês e tem entrado bem nas partidas, como ocorreu no último jogo ao substituir o volante Rodrigo Lindoso, ganhará a chance de começar o clássico justamente na vaga do volante que sentiu a coxa contra o CAP e vai ficar um mês fora se recuperando. Com isso, quem deixa a equipe é o meia Gegê já que Leandrinho, livre das dores musculares que o afastaram do último jogo, treinou bem e tem vaga garantida entre os titulares. Nessa hipótese, Fernandes deverá jogar mais recuado ao lado de Bruno Silva.

Como de praxe, Gomes testou outras formações do meio para a frente. Lançou mão de Neilton e Sassá nas vagas de Marquinhos e Leandrinho, opção que torna a equipe ainda mais ofensiva do que aquela que sai jogando. A dupla de atacantes fica como opção para o segundo tempo no caso de necessidade.

O Botafogo vem de uma vitória sobre o Atlético Paranaense na última quarta-feira por 2 a 1 em Juiz de Fora - a primeira no Brasileirão. Nas duas rodadas anteriores o time perdeu em "casa" para o São Paulo (1 a 0) na estreia na competição e não passou de um empate contra o Sport (1 a 1) jogando em Recife. Com gols de Ribamar e Neilton, o Botafogo fez valer a sua condição de mandante e dessa vez conquistou os três pontos mesmo passando por situações críticas na partida. Não fomos brilhantes mas eficientes ao aproveitar as poucas oportunidades criadas no jogo. O meia Vinicius, ex-atleta do tricolor carioca, anotou o gol dos visitantes.


Veja o que escrevemos sobre essa primeira vitória e as perspectivas para o confronto contra o Fluminense: Vencemos a primeira e vamos com tudo pra cima do F...


Tabela atualizada com os dez primeiros colocados após
encerramento da 3ª rodada do Brasileirão 
Com os três pontos somados ao único que tinha, o Botafogo deixou a 17ª posição para assumir a oitava, bem longe do Z-4. Pelas estatísticas dos campeonatos anteriores, precisaremos somar cerca de 46 pontos para nos livrar-nos do fantasma do rebaixamento que ainda assombra o torcedor alvinegro. Agora faltam 42.

Com três rodadas completadas, o Botafogo conseguiu uma vitória, um empate e uma derrota o que equivale ao índice de 44% dos pontos disputados - 4 em 9 possíveis. Dos 19 jogos a serem disputados em “casa”, perdemos um contra o SP e vencemos o outro contra o CAP, lembrando que no jogo de amanhã o mandante é o Fluminense.


Veja a tabela atualizado do Brasileirão e a relação dos jogos do Botafogo na competição: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html

Com o acúmulo de jogos nas últimas semanas e o fantasma das lesões rondando o grupo, o treinador não tem muita opção se não fazer treinos leves já que não tem tempo e nem elenco para aprimorar os fundamentos. Só pra se ter uma ideia, já são seis jogadores lesionados sendo cinco titulares: Jefferson, Carli, Diogo Barbosa, Airton, Luis Henrique e agora, Lindoso.

As atividades de hoje não foram diferentes daquelas que antecederam aos jogos contra o Sport e Atlético-PR. Sem poder contar com os titulares em condições ideais, Ricardo Gomes tem reunido os jogadores no gramado e tentado acertar detalhes de posicionamento na base da conversa e treinos em campo reduzido.

Provável time do Botafogo para enfrentar o Flu neste domingo,
 
em Volta Redonda (Ricardo Oliveira ‏@ricardomanchete)
Com isso, poderemos ver em campo um time teoricamente mais solto e ofensivo do que o habitual com Helton Leite, Luis Ricardo, Emerson, Emerson Silva, Victor Luis; Bruno Silva, Fernandes, Marquinho, Leandrinho; Salgueiro e Ribamar.

Com a contusão de Lindoso no jogo de quarta-feira, o Botafogo atingiu um ponto crítico nesse quesito. Tanto que obrigou a Diretoria a se movimentar num ritmo só visto no começo da temporada. Na tentativa de recompor o grupo para a sequência da competição, fechou com jogadores que a muito tempo vinham sendo sondados mesmo que alguns deles só possam atuar a partir do dia 20 de junho quando abre a janela de transferência internacionais. É o caso dos atacantes Gustavo Canales (ex-Univerdad de Chile), Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club) e do meia Camilo (ex-Al Shabab). Outros já se encontram a disposição e vem sendo utilizados pelo técnico como é o caso do atacante Anderson Aquino (ex-Linense); o meia Marquinho (ex-Macaé) e o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) que tomou conta da posição aproveitando o tempo de afastamento Diogo Barbosa queera o titular. Figuram ainda na lista o atacante Geovane Maranhão (ex-Madureira) e o goleiro Sidão (ex-Audax) que ainda não estrearam. Preocupado com o afastamento longo dos volantes Airton e Lindoso, a Diretoria voltou a agir com rapidez e anunciou a chegada do experiente Dudu Cearense (ex-Fortaleza) para a posição. Ainda tenta a contratação do meia Alex, do Inter, pra fechar o ciclo.

Chamada para o jogo em Volta Redonda com destaque
para os jovens Scarpa e Ribamar (Canal Premiere)
Quanto ao adversário, é certo que está mais preparado agora do que nas outras oportunidades em que nos enfrentou nessa temporada.

O Tricolor tem os mesmos quatro pontos que o Botafogo com uma vitória, um empate e uma derrota sofrida para o Palmeiras (2 a 0) no meio de semana, em São Paulo, e ocupa a 12a. posição na tabela.

Dos confrontos anteriores pelo Carioca, as lembranças são boas para o Botafogo assim como para o atacante Ribamar que marcou gols em todas elas. Das três partidas disputadas, levamos duas e empatamos a outra. A primeira delas foi no início do Campeonato Carioca, no Espírito Santo, e o Alvinegro venceu por 2 a 0, com gols de Gegê e Ribamar. Esse resultado derrubou o técnico tricolor. Na abertura da segunda fase, o resultado foi um empate (1 a 1) com o adversário marcando nos acréscimos. De novo Ribamar foi o autor do gol alvinegro. A terceira foi a mais importante delas já que era a disputa das semifinais do Carioca e um novo gol de Ribamar decidiu a partida. Valeu a classificação para a final contra o Vasco. Agora os dois times se reencontram neste domingo pela quarta rodada do Brasileirão.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBFR/Botafogodeprimeira.com