sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Hoje tem briga de cachorro grande na Arena Botafogo. Quem leva os três pontos?





Neste sábado a Caixa estampará sua marca na 
gloriosa camisa pela primeira vez. Que nos traga
sorte e marque o início de uma caminhada vitoriosa! 
Amanhã tem briga de cachorro grande na Ilha mas quem manda no pedaço é o Alvinegro de General.

Depois de uma semana inteira de treinamentos, peregrinando por General Severiano, Estádio Nilton Santos e Arena da Ilha, o Botafogo está pronto pra encarar o Corinthians, às 16h30 deste sábado, na Arena, pela 28a. rodada do Brasileirão.

Veja os detalhes da semana de treinamentos e a volta do clube ao Niltão depois de dez meses afastado do estádio por conta das Olimpíadas e Paralimpíadas realizadas no Rio, em: Blog do FelipaoBfr: Em dia de treino de gala, Botafogo volta ao Niltão...

Com a derrota broxante para o Coelho na última rodada, o time alvinegro jogou um balde de água fria no sonho dos torcedores de se aproximarem do G-4, na primeira chance mais palpável depois depois do time passar o primeiro turno inteiro lutando para sair e se afastar do Z-4. desperdiçamos a chance mas ainda temos chances de disputar uma vaga na Libertadores, ainda mais agora que a Conmebol sinaliza com mais uma vaga para o futebol brasileiro na principal competição continental - o chamado G-5 e seus desdobramentos.

Com a volta de Camilo confirmada, aumenta e muito o otimismo do torcedor na conquista do novo objetivo. Bastou o camisa jogar mal uma partida - ele sentiu um edema na coxa contra o Coelho e deixou o jogo no intervalo - para que a equipe se perdesse em campo já que as opções disponíveis no elenco estão devendo. Apático ao extremo, o time acabou castigado pelo gol adversário na metade do segundo tempo quando já não havia forças nem talento para buscar o resultado. Foram três pontos jogados fora que precisamos recuperar contra os "manos".

Camilo vem sendo o maior destaque da reação alvinegra no campeonato desde sua estreia na vitória sobre o Internacional no Beira-Rio. O jogador disputou todos os 17 jogos do Botafogo na competição, aumentou o aproveitamento da equipe de 30% para 56,8% e teve participação em 11 dos 25 gols da equipe no período. Já marcou seis vezes com a camisa alvinegra, dentre eles alguns golaços. Além do lado artilheiro, o camisa 10 também mostra seu um bom garçom. É o segundo que mais deu assistências no clube na temporada, com cinco passes decisivos. Um cara desses faz falta ao Botafogo como faria a qualquer time brasileiro.


Infográfico do rendimento do Botafogo após a
27a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)

Mesmo com o resultado adverso na última rodada, O Botafogo perdeu apenas uma posição. Ocupa agora a 10a. colocação na tabela, com 38 pontos, a sete pontos do último colocado do G-4 (Santos) e a oito do primeiro do Z-4 (Cruzeiro).

Nos últimos cinco jogos disputados pelo Brasileiro, O Glorioso ganhou três e perdeu dois. Apesar de manter o aproveitamento de 62% no segundo turno, esse índice cai para 46,9% levando-se em conta todos os 27 jogos disputados pelos dois turnos (11v, 5e, 11d).

Com isso, ficam faltando oito pontos em 30 possíveis para chegarmos aos 46 que nos garante matematicamente na primeira divisão - o primeiro objetivo do clube na competição. Nada mais que duas vitórias e dois empates nas 10 rodadas que faltam até o final.

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html

A última vez que Botafogo e Corinthians se enfrentaram foi em 19 de junho, no Itaquerão, pela nona rodada. A situação dos cariocas era preocupante enquanto o adversário voava em céu de brigadeiro. Na oportunidade, o time paulista fazia festa na despedida de Tite e nos venceram por 3 a 1. Com o resultado eles voltaram ao G-4 e nos empurraram novamente para zona da degola. Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista

Voltando ao confronto de amanhã, o certo é que não poderemos contar com Airton que cumpre a sua segunda suspensão por cartões amarelos. Em compensação, Camilo está garantido enquanto Fernandes e Sassá voltam a ter condições depois de longo tempo afastados por contusão e podem pintar no banco de reservas.

Pra vaga de Airton o mais cotado é Rodrigo Lindoso que, ao lado de Bruno Silva e Dudu Cearense, voltaria a integrar o trio de volantes caso o treinador faça opção por uma formação mais cautelosa, lembrando que o esquema foi utilizado contra o Coelho e não funcionou à contento.

A outra mexida pode ser a volta de Vitor Luis à lateral-esquerda depois de cumprir suspensão, com Diogo Barbosa atuando pelo meio. Essa formação já foi utilizada por Jair Ventura em outras oportunidades com relativo sucesso. Já a opção por Leandrinho perdeu força após a atuação apagada do meia contra o Coelho. Nesse caso, um dos volantes começaria no banco e o preferido pra deixar o time seria Dudu Cearense.


Alemão no treino no Botafogo no Estadio Nilton 
Santos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Em razão do baixo rendimento da equipe no último jogo, a expectativa é que mais mudanças aconteçam para que a equipe retome o caminho das vitórias, principalmente nesse jogo, considerado decisivo, diante da torcida.

Mesmo mantendo o mistério até momentos antes da partida, Jair deve promover a estreia do lateral-direito Alemão que veio do Bragantino e treina no clube há duas semanas. O jogador assume a vaga de Emerson Santos que deve retornar a sua posição original na zaga, ao lado de Carli. Nesse caso, Emerson Silva que vinha jogando como titular nas últimas partidas deve voltar ao banco como opção. No ataque, só Neilton tem presença garantida. Ao seu lado, mesmo com rendimento abaixo do esperado, Canales pode ser mantido ou ceder vaga à Pimpão que está pedindo passagem. Não acredito na volta de Sassá nesse jogo apesar do artilheiro estar clinicamente liberado pra jogar.

Dessa forma, o Botafogo deve entrar em campo neste sábado com Sidão, Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís; Lindoso, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton e Canales (Pimpão).


Sábado é dia de Arena Botafogo! E os ingressos já
 estão à venda. Partiu jogar junto com o FOGÃO?
O adversário é o sétimo colocado na tabela com 41 pontos, mas tem rendimento irregular nas últimas rodadas do Brasileirão. Nos últimos cinco jogos tem apenas uma vitória. Empatou uma vez e foi derrota outras três. Porém, vem de vitória sobre o Cruzeiro (2 a 1) em Itaquera, em jogo válido pela Copa do Brasil. Nesse caso, o Corinthians pode até sentir o desgaste por ter jogado na quarta-feira mas chega motivado pela vitória contra um grande adversário.

Os ingressos continuam à venda e a perspectiva é que os torcedores compareçam à Arena e façam novamente uma grande festa como fizeram contra o Santos apesar do time ter saido de campo derrotado (1 a 0). No cardápio consta ainda a volta olímpica dos Campeões Brasileiros Sub-20 de 2016 no intervalo de jogo, além da estreia da camisa com a marca da Caixa, novo patrocinador master do Alvinegro. Vamos aguardar pra ver!


Botafogo x Corinthians


Local: Arena Botafogo
Data e horário: sábado, às 16h30

Provável escalação: Sidão, Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís; Lindoso, Bruno Silva, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton e Canales (Pimpão)
Desfalque: Airton (suspenso)
Pendurados: Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca, Rodrigo Pimpão, Sassá e Sidão

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN) apita o jogo, auxiliado por Flávio Barroca (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com