domingo, 18 de setembro de 2016

Bota encara o rubro-negro baiano pensando em voltar ao Rio com a vitória





Chamada para o jogo Vitória-BA x Botafogo
no Barradão pela 26a. rodada do Brasileirão 

O Botafogo já está em Salvador onde enfrenta o Vitória neste domingo, às 18h30 pela 26a. rodada do Campeonato Brasileiro, no Barradão.

De técnico novo - Argel assumiu o lugar de Mancini demitido na semana passada -, o rubro-negro baiano busca sua segunda vitória seguida já que foi ao sul na quinta-feira e venceu o Inter por 1 a 0, em pleno Beira-Rio. Já o Alvinegro carioca tenta a reabilitação depois de ser derrotado pelo Santos na última quarta-feira, pelo mesmo placar, mesmo jogando em casa - na Arena Botafogo -, diante de mais de 11 mil botafoguenses que atenderam ao chamado do time e aproveitaram a promoção de ingressos.

A última vez que os adversários de hoje se encontraram foi em 12 de junho no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, pela sétima rodada (primeiro turno) do Brasileirão. O Botafogo vencia o jogo até os 46 minutos do segundo tempo e vacilou feio cedendo o empate à equipe baiana quando a vitória já era comemorada pela torcida. Sassá fez o gol alvinegro enquanto Victor Ramos deixou tudo igual para os baianos num cochilo do lateral Diogo Barbosa.

O resultado não mudou a posição do Botafogo na tabela que continuou na lanterna da competição com apenas cinco pontos em sete rodadas. O time sofria com muitos desfalques e vinha de derrota para o Santos por 3 a 0 onde a apatia do time chamou a atenção. Veja o que escrevemos sobre esse resultado frustrante e as perspectivas do time para a sequência do campeonato: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista


Hoje a nossa realidade é bem melhor do que aquela do início do primeiro turno apesar de voltarmos a conviver com o fantasma das lesões depois de pouco mais de duas semanas de trégua. Só pra se ter uma ideia, estão fora de combate por essa causa: Jefferson, Luis Ricardo, Fernandes, Airton e Sassá. O volante Bruno Siva também está fora do jogo, mas cumpre suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo.

A derrota para o Santos no último fim de semana interrompeu um ciclo virtuoso que colocou o Botafogo na primeira página da tabela. Veja o que escrevemos sobre esse confronto, demonstrando o otimismo dos torcedores alvinegros por mais uma vitória na competição: Blog do FelipaoBfr: Quem será a próxima vítima? Botafogo está pronto p...

Foram cinco vitórias em seis rodadas fazendo com que o clube se distanciasse oito pontos do Figueirense, primeiro na zona de rebaixamento. E agora, mesmo jogando fora de casa contra um adversário fortalecido pela vitória no sul, num Barradão lotado de rubro-negros, precisamos lutar pelo melhor resultado com atenção, disciplina tática, disposição e inteligência para voltar ao Rio com os três pontos.

Com a vitória simples sobre o Colorado, o Vitória de Argel saiu da zona da degola onde se encontrava. Soma agora 29 pontos e ocupa a 17a. posição enquanto o Botafogo perdeu duas posições e ocupa agora a 11a. posição com 35 pontos e abre a segunda página da tabela.


O lateral Alemão no último treino do Botafogo em 
G. Severiano (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Pra variar, o técnico Jair Ventura teve pouco tempo para treinar e ajustar a equipe nesse período em que se joga duas vezes por semana e, com tantos desfalques, não definiu a escalação.

O artilheiro Sassá fica de fora por tempo indeterminado e Canales, que marcou o seu primeiro gol contra o Cruzeiro mas teve atuação apagada contra o Santos, deve ter nova chance de começar uma partida. Na zaga, Carli deve voltar naturalmente a sua posição depois de cumprir suspensão na rodada passada. No caso, Renan Fonseca, que o substituiu na derrota contra o Santos, deixa a equipe e volta ao banco. Por sua vez, Emerson Silva deve ser mantido como zagueiro pela esquerda enquanto Emerson Santos, que vinha jogando improvisado na lateral direita, pode ceder a vaga ao novato Alemão - especialista contratado junto ao Bragantino para suprir a falta de Luis Ricardo até o fim do ano -, que estrearia com a nossa camisa na competição.

No meio também teremos mudanças. Liberado pelo DM, o volante Rodrigo Lindoso deve voltar à equipe e formar a dupla de volantes com Dudu Cearense que, com a ausência mais prolongada de Airton, ganha uma sequência importante na equipe titular e tem a chance de se redimir da última partida onde não foi bem. Diogo Barbosa deve seguir improvisado pelo meio ao lado de Camilo trabalhando mais pela esquerda numa dobradinha com Vitor Luis que vem dando certo na concepção do técnico. Na frente, Neilton forma a dupla de ataque com Canales e precisa voltar a ser o jogador efetivo que foi nas rodadas anteriores, marcando gols e decidindo partidas.


Tabela do Brasileirão após o fechamento da 25a.
 
rodada com o Botafogo ocupando a 11a. posição
Como não venceu na última rodada, o Botafogo foi ultrapassado por Ponte Preta e Chapecoense e assumiu a 11a. posição. O rendimento caiu de 48,6% para 46,7%, com três vitórias e duas derrotas nas últimas cinco rodadas.

Restando 13 partidas para o final ou 39 pontos a serem disputados, o Glorioso precisa fazer mais 11 (3v+2e) e chegar a 46 para se livrar matematicamente do descenso - nosso principal objetivo na competição.

Desde que assumiu o comando técnico no começo do returno, Jair Ventura vem impondo um estilo mais dinâmico na forma do time atuar mesmo convivendo com desfalques importantes nas últimas rodadas: perdeu o seu lateral direito no melhor momento na competição, os volantes titulares que davam equilíbrio à equipe e o artilheiro do time ( vice do campeonato) com dez gols.

O time tem imposto o seu novo estilo de jogo independente do adversário ou do local onde atua. Foi assim nas vitórias sobre o São Paulo, Sport Grêmio, Fluminense e Cruzeiro e mesmo nas derrotas para Atlético-PR e Santos quando buscou a vitória o tempo todo e merecia melhor sorte nos dois jogos. Contra o Santos, a torcida deu uma demonstração de carinho inegável ao time reconhecendo o esforço em busca do resultado. Em bom número na Arena, aplaudiu de pé ao final da partida elevando o moral do grupo para a dura sequência que tem pela frente.

O Botafogo de Jair geralmente fica menos tempo com a bola, troca menos passes, é mais efetivo no ataque e mais consistente na defesa comparando-se aos tempos de R. Gomes. Porém, no último jogo teve que inverter os papeis com o Santos que marcou no comecinho do jogo (3') e obrigou o time alvinegro mudar a estratégia na partida.

O desafio agora é conseguir reencontrar o padrão de jogo e, principalmente, a movimentação ofensiva dos jogos anteriores que perdeu muito em eficiência com a presença de Canales no time titular. O chileno tem características diversas de Sassá, pouco se movimenta e tem menos entrosamento com o grupo. É o que esperamos, já para esse jogo contra o Vitória.

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


FICHA TÉCNICA
VITÓRIA-BA X BOTAFOGO


Local: Barradão, às 18h30, em Salvador (BA)
Árbitro: Rodrigo D Alonso Ferreira - SC (CBF-1)
Auxiliares: Henrique Neu Ribeiro e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Onde ver: Sportv, Premiere

VITÓRIA: Fernando Miguel, Diogo Mateus, Ramon, Victor Ramos e Diego Renan; Marcelo, Willian Farias e Cárdenas; Marinho, Kieza e Zé Eduardo. Técnico: Argel Fucks.

Desfalques do Vitória: Kanu, Guilherme Mattis, Josué, Leandro Domingues e Norberto.
Pendurados: Diogo Mateus, Flávio, José Welison, Tiago Real e Amaral.

BOTAFOGO:
 Sidão, Emerson (Alemão), Carli, Emerson Silva e Victor Luis; Dudu Cearense, Rodrigo Lindoso, Diogo Barbosa e Camilo; Neilton e Canales. Técnico: Jair Ventura.

Desfalques do Botafogo: Bruno Silva, Luis Ricardo, Airton, Fernandes e Sassá.
Pendurados: Sidão, Victor Luis, Renan Fonseca e Anderson Aquino.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com