quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Botafogo esquece a CdoB e se concentra no Brasileirão onde tem objetivos à conquistar




Camilo e Pimpão durante o treino desta 
quinta-feira, em Minas (Botafogo Oficial)
O Botafogo cumpriu ontem, no Mineirão, o último capítulo de sua participação na Copa do Brasil 2016 e mais uma vez ficou devendo ao cair para o Cruzeiro na fase de oitavas de final.


Os mineiros haviam vencido o jogo de ida, no Rio, por 5 a 2, numa atuação desastrosa de todo o sistema defensivo alvinegro e a participação direta da arbitragem no resultado que anulou um gol legítimo de Sassá quando o placar ainda estava em 1 a 1, e voltaram a vencer no jogo da volta, em Belo Horizonte, por 1 a 0, dessa vez contra um time de reservas do Alvinegro.


Mesmo que a reversão do placar do primeiro jogo beirasse o impossível, o time do Botafogo se mostrou apático e desentrosado no segundo jogo. Os jogadores que entraram e deveriam aproveitar a chance de começar uma partida depois de tanto tempo - como Helton Leite, Diego, Salgueiro e Luis Henrique - tiveram atuações apagadas que os descredenciam para a sequência do time no campeonato brasileiro.


Tabela atualiza com os resultados da 26a.
rodada onde o
 Botafogo aparece na 9a.
posição com 38 pontos 
(Arte do SporTV)
Virando a página, a delegação alvinegra permaneceu em BH onde o time treinou nesta quinta-feira no CT do Cruzeiro. A preparação segue amanhã visando o confronto contra o América-MG, no próximo sábado, no estádio Independência, pela 27ª rodada do Brasileirão.


Na última rodada, o Glorioso venceu o rubro-negro baiano por 1 a 0 em Salvador e, com quatro vitórias e uma derrota nos últimos cinco jogos, chegou aos 38 pontos e ocupa a nona posição na tabela.


Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo sobre as perspectivas do Botafogo na partida : Blog do FelipaoBfr: Bota encara o rubro-negro baiano pensando em volta...


Já o América-MG, vem de uma boa vitória sobre o Internacional por 1 a 0 - a única nos últimos cinco jogos quando os mineiros empataram duas e foram derrotados mais duas vezes. O Coelho chegou aos 18 pontos mas continua segurando a lanterna do campeonato.


Veja o gol de Pimpão contra o Vitória na voz do locutor Edson Mauro da Rádio Globo/CBN





A última vez que os dois adversários se encontraram foi em 15 de junho, no Raulino Oliveira-RJ, pela oitava rodada do Brasileirão. Na oportunidade, o atacante Sassá começava a voltar ao time depois de uma ausência de mais de seis meses após a cirurgia no joelho. Confirmado como novo titular na vaga de Ribamar, o atacante marcou quatro vezes em apenas dois jogos. Primeiro contra o Vitória e depois mais três contra o América na segunda vitória do time em oito rodadas do Brasileirão. O triunfo sobre o Coelho foi o bastante pra nos tirar da lanterna e levar o time a 16a. colocação. Veja qual era a situação da equipe nessa etapa da competição: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista

Hoje a nossa realidade é outra e lutamos na parte superior da tabela, bem longe da zona da degola. Voltamos a conviver com o fantasma das lesões nas últimas rodadas - continuam de fora Jefferson, Luis Ricardo, Fernandes e Sassá - mas já tem jogador importante voltando ao time. É o caso de Lindoso que entrou no final da partida contra o Vitória e atuou ontem contra o Cruzeiro e Airton, que voltou a treinar com o grupo e deve enfrentar o Coelho.


O volante Bruno Siva, que jogou ontem pela Copa do Brasil, volta a ter condições de jogo no Brasileirão depois de cumprir suspensão. Com isso, Jair Ventura terá o trio de volantes titular à disposição e não precisaria improvisar mais o lateral-esquerdo Diogo Barbosa pelo meio. Agora é aguardar para saber qual será a sua opção. Um time mais cauteloso e equilibrado com o trio ou um time mais ousado com a entrada de mais um meia ou um terceiro atacante.


A se lamentar, apenas a possível ausência de Sidão. Destaque da partida contra o Vitória, o goleiro não jogou contra o Cruzeiro e foi dispensado para acompanhar a esposa internada em São Paulo. Com isso, Helton Leite que jogou ontem deve permanecer no gol alvinegro já que Jefferson continua no Rio se preparando para voltar brevemente.


Na zaga, as opções são as mesmas das últimas partidas: Emerson segue improvisado na lateral-direita, com possibilidades da estreia do novato Alemão que teve boa participação no treino de hoje; no miolo, Carli segue soberano podendo ter ao lado Emerson Silva ou mesmo o Emerson Santos que voltaria a sua posição de origem; na esquerda, sem poder contar com Vitor Luis, suspenso, Diogo Barbosa deve assumir a posição e abrir uma vaga do meio pra frente a ser preenchida por um terceiro volante (Jair vinha jogando com apenas dois) ou mesmo Leandrinho que jogou ontem e ganharia nova chance ao lado de Camilo.


Na frente, sem poder contar com o artilheiro Sassá que se recupera de lesão na coxa, Jair tem a volta de Neilton. O atacante sentiu um desconforto na coxa e ficou fora do jogo em Salvador mas deve formar dupla com Canales, apesar do gringo mostrar problemas de mobilidade e entrosamento. Pimpão, que entrou contra o Vitória e marcou o gol único da partida, corre por fora e pode ser a surpresa para começar esse jogo.


Pra variar, o técnico Jair terá pouco tempo para ajustar a equipe e, nesse período com jogos no meio e fim de semana, dificilmente fornecerá a escalação antes da partida.


Sob o comando de Jair Ventura, o time tem imposto o seu estilo de jogo independente do adversário ou do local onde atua. Foi assim nas vitórias sobre o São Paulo, Sport, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Vitória e mesmo nas derrotas para Atlético-PR e Santos quando buscou a vitória o tempo todo e merecia melhor sorte nos dois jogos. No último, na Arena Botafogo, reconhecendo o esforço em busca do resultado, a torcida aplaudiu o time de pé ao final da partida elevando o moral do grupo para a dura sequência que tem pela frente.


O Botafogo de Jair geralmente fica menos tempo com a bola, troca menos passes, é mais efetivo no ataque e mais consistente na defesa comparando-se aos tempos de R. Gomes. Sem Sassá, o desafio passou a ser reinventar um modo de jogar que contemple a presença de Canales como titular, já que a movimentação ofensiva perdeu muito em eficiência com o gringo. É o que esperamos para esse jogo contra o América mineiro.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com