sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Com Sidão, Botafogo está pronto para mais uma vitória contra o Coelho





América-MG x Botafogo, hoje, às 21h, no 
Estádio Independência-BH (Botafogo Oficial)
Virando a página da Copa do Brasil onde foi derrotado duas vezes pelo Cruzeiro e ficou pelo meio do caminho, o Botafogo concentra suas forças no Campeonato Brasileiro onde ainda tem objetivos importantes a conquistar. Veja o que escrevemos sobre o assunto na resenha de meio de semana: Blog do FelipaoBfr: Botafogo esquece a CdoB e se concentra no Brasilei...


Essa retomada do Alvinegro tem um novo começo neste sábado, às 21h, quando encara o América-MG, no Estádio Independência, pela 27ª rodada da competição.


Após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, o time carioca permaneceu em Belo Horizonte onde cumpriu programação de treinamento no CT cedido pelo adversário. Como era de se esperar, a atividade de sexta-feira pela manhã na Toca da Raposa 2 não foi mostrada pela imprensa a pedido do técnico Jair Ventura e, por consequência, a formação que enfrenta o Coelho não foi anunciada.


Na última rodada do Brasileirão o Glorioso se recuperou do revés em casa contra o Santos e bateu o Rubro-negro baiano por 1 a 0 em Salvador. Com o resultado, chegou aos 38 pontos e agora ocupa a nona posição na tabela. Nos últimos cinco jogos, o Bota cravou quatro vitórias e teve apenas uma derrota, confirmando o bom momento da equipe na competição.


Tabela atualiza com os resultados da 26a. rodada
 onde o Botafogo aparece na 9a. posição 
com 38 pontos (Arte do SporTV)
Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo contra o time baiano tratando da possibilidade de voltarmos ao Rio com uma vitória: Blog do FelipaoBfr: Bota encara o rubro-negro baiano pensando em volta...


Já o América mineiro vem de uma boa vitória sobre o Internacional por 1 a 0, soma 18 pontos mas continua segurando a lanterna do campeonato e dificilmente escapa do rebaixamento. Essa vitória foi a única do Coelho nos últimos cinco jogos - empatou duas vezes e foi derrotado outras duas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


A última vez que os dois adversários se encontraram foi em 15 de junho em Volta Redonda pela oitava rodada do Brasileirão. Na oportunidade Sassá voltava à condição de titular no lugar do atacante Ribamar. O artilheiro do Bota na competição já havia entrado contra o Vitória em Volta Redonda e deixou o dele na partida (1 a 1). Posteriormente, marcou  mais três contra os mineiros na segunda vitória do time em oito jogos no Brasileirão. Com o triunfo sobre o Coelho, deixamos a lanterna e chegamos à 16a. colocação - fora da zona da degola. Veja qual era a situação da equipe nessa fase conturbada da competição: Blog do FelipaoBfr: Tudo pronto pra enfrentar o freguês paulista


O tempo passou e o time experimenta uma evolução em todos os fundamentos, lutando na parte superior da tabela. De cabeça erguida, olha pra cima e almeja objetivos maiores nessa reta final do Brasileirão. Apesar de ter sentido a falta de de jogadores importantes como Luis Ricardo, Lindoso, Airton, Fernandes e Sassá nessa fase, as soluções encontradas por Jair se mostraram acertadas mantendo o time na primeira página da tabela. Mas até essa onde de desfalques vai ficando pra trás. Enquanto Lindoso entrou no final da partida contra o Vitória e atuou contra o Cruzeiro, Airton voltou a treinar com o grupo e deve ir pro jogo sem problemas.


Por outro lado, o volante Bruno Siva volta a ter condições de jogo depois de cumprir suspensão e Dudu Cearense continua como opção já que vem atuando nas últimas partidas como titular. Com isso, Jair Ventura terá o trio de volantes de outras jornadas à disposição e não precisa improvisar mais o lateral-esquerdo Diogo Barbosa pelo meio. Agora é questão de opção: ou um time mais cauteloso e equilibrado com os volantes ou um mais ousado e criativo com dois meias ou um terceiro atacante.


Sidão volta ao time contra o América neste sábado após
 ficar de fora contra o Cruzeiro para acompanhar a
 esposa no hospital (Canal Esporte Interativo)
Depois de ser liberado do jogo de quarta-feira para acompanhar a esposa hospitalizada em São Paulo, o goleiro Sidão, destaque absoluto do jogo contra o Vitória, se juntou ao grupo na capital mineira e está confirmado para o jogo.


Na zaga, as opções são as mesmas das últimas partidas: Emerson segue improvisado na lateral-direita com possibilidades da estreia do novato Alemão que vem mostrando qualidade nos últimos treinos; no miolo, Carli segue soberano podendo ter ao lado Emerson Silva ou mesmo o Emerson Santos que voltaria a sua posição de origem; na esquerda, sem poder contra com Vitor Luis suspenso, Diogo Barbosa deve assumir a posição e abrir uma vaga no meio.


Na frente, sem poder contar com o artilheiro Sassá, Jair terá a volta de Neilton que ficou de fora contra o Vitória por precaução e cedeu a vaga a Pimpão. Apesar do gringo mostrar problemas de mobilidade e entrosamento, Canales deve ser seu companheiro mais uma vez.

Sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo já venceu seis vezes jogando fora e dentro de casa. Foi assim contra o São Paulo, Sport, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Vitória. Nesse período, o time ganhou padrão de jogo e estratégia distinta para cada adversário. Mesmo nas derrotas para Atlético-PR e Santos, soube se comportar em campo e buscou a vitória o tempo todo merecendo melhor sorte nos dois jogos.


Nesse estágio, o Coelho tem vendido caro as derrotas e se negado a entregar os pontos mesmo estando virtualmente rebaixado. Contudo, não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória apesar de jogarmos nos domínios do adversário.



FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG X BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24 de setembro de 2016 (Sábado)
Horário: 21h

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

AMÉRICA: João Ricardo, Jonas, Roger, Éder Lima e Bruno Teles; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Danilo; Matheusinho e Nixon
Técnico: Enderson Moreira

BOTAFOGO: Sidão, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Gustavo Canales
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com