segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Quem será a próxima vítima? Bota abate Raposa em pleno Mineirão e volta ao Rio com mais três pontos




Botafogo x Santos, pela 25a. rodada, às 19h30,
na Arena Botafogo (Botafogo Oficial)
O Botafogo se reapresentou na tarde de ontem em General Severiano após a vitória marcante sobre o Cruzeiro por 2 a 0, em pleno Mineirão. Foi a terceira vitória seguida do Alvinegro na competição.

Na manhã desta terça, os titulares participaram de um treino físico sem a presença de Sassá, que sentiu a coxa direita contra o Cruzeiro, realizou exames pela manhã e dificilmente terá condições de jogo. Com isso, Canales deve começar a partida contra o Santos, às 19h30 de quarta-feira, na Arena Botafogo que deve receber um grande público em razão da promoção no preço dos ingressos (R$10 a meia-entrada) e da excelente campanha do time no segundo turno do Brasileirão. Assim espero.

Dessa forma, o artilheiro alvinegro na competição com 10 gols se junta ao time dos "sem condição de jogo" que já conta com Jefferson, Lindoso, Luis Ricardo, Fernandes e Airton.


Placar final de Cruzeiro x Botafogo (Esporte Interativo)
A vitória sobre os mineiros na casa deles foi inquestionável apesar do mi-mi-mi do técnico Mano e diretores da Raposa que preferiram atribuir o triunfo alvinegro a supostos erros do juiz, reclamando principalmente da anulação do que seria um gol do Cruzeiro quando o lateral Lucas participara decisivamente do lance e estava em completo impedimento. Na verdade, quem teria motivos pra reclamar era justamente o Botafogo que viu seus jogadores serem intimidados no decorrer da partida por advertências com cartão descabidas que culminaram por afastar o zagueiro Joel Carli do jogo contra o Santos.

A essa altura o Botafogo já vencia por 2 a 0 e, como nas vitórias anteriores, controlava as ações e conduzia o jogo a seu feitio com uma serenidade de quem sabe o seu tamanho e o que está fazendo em campo, mesmo jogando na casa alheia.

Canales, que havia voltado do intervalo no lugar de Sassá, marcou (21') o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo ao receber um passe açucarado de Vitor Luis pela esquerda. O nosso lateral foi um dos destaques da partida, tanto pela seriedade na defesa como pelo apoio ao ataque, com chutes a gol e belas assistências que resultaram nos dois gols alvinegros.

Foi dele o passe para que Camilo marcasse mais um golaço no Brasileirão ao acertar um chute potente, pegando de primeira, da entrada da área que o goleiro nem viu onde entrou. Lembrou o gol de Seedorf contra o mesmo adversário em jogo no Independência-BH pelo Brasileirão de 2012 em que o Botafogo venceu por 3 a 1 de virada com dois gols deles. Veja:




Dizíamos no nosso post de pré-jogo (clique e veja: Blog do FelipaoBfr: Mesmo com desfalques importantes, Bota encara o Cr...) que teríamos uma disputa de iguais no Mineirão - ambos os times deixaram recentemente a zona do rebaixamento e estavam em franca ascensão técnica na competição - com leve vantagem para os mineiros por jogarem em casa e enfrentarem um Botafogo desfalcado e com dificuldades na escalação. E foi essa a tônica do jogo, com o Glorioso, mesmo muito mexido, anulando as principais jogadas do adversário que se baseia na técnica e força de seus atacantes. Só que, com a armadilha armada por Jair Ventura - o grande artífice da ascensão alvinegra -, esses pontos foram anulados com maestria por atuações surpreendentes do zagueiro Emerson, improvisado na lateral direita; de Carli, soberano pelo alto e um monstro nos desarmes - colocou o argentino Ramón Ábila no bolso; do lateral Vitor Luis que, fazendo uma dobradinha com D. Barbosa deu consistência ao setor esquerdo e ainda teve disposição para subir em apoio ao ataque; e Dudu Cearense, que desfilou categoria pelo meio e mostrou uma vontade nunca vista desde que chegou ao clube. De Camilo nem preciso falar - é o camisa 10 que todos queriam nos seus times e que precisamos segurar para a eternidade. Acertou a equipe, é o novo artilheiro dos gols bonitos e mesmo jogando todas, não dá pinta de desgaste, mantendo alto nível em suas últimas atuações. Segundo Jair Ventura, o cara treina muito e está colhendo os resultados...


Primeira página da tabela do Brasileirão após a 
24a. rodada com o Botafogo na 9a. posição
Os alvinegros estão em êxtase e tem muitos motivos pra isso - já são cinco vitórias em seis jogos no returno. Porém, o campeonato não acabou e temos muito chão pela frente até atingirmos o nosso objetivo que não precisamos repetir aqui.

O próximo obstáculo é o excelente time do Santos que vem de uma vitória importante sobre o Corinthians por 2 a 1 no clássico paulista e ocupa a quinta posição na tabela com 39 pontos.

Já o Botafogo atravessa o seu melhor momento na competição - tem a melhor campanha do returno ao lado Flamengo -, venceu com autoridade o Cruzeiro por 2 a 0 e ocupa a nona posição com 35. Joga em sua casa na Ilha onde a torcida pode e deve fazer a diferença na busca por mais uma vitória e ascensão na tabela. Esse é o sentimento...

Jair ainda não definiu a escalação que enfrenta o Santos mas, com as opções que tem para o momento, é possível que vejamos a seguinte formação em campo: Sidão, Emerson (Diego), Renan Fonseca (Emerson), Emerson Silva, Victor Luis; Bruno Silva, Dudu Cearense, Diogo Barbosa, Camilo; Neilton e Canales.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.