terça-feira, 4 de outubro de 2016

Alô Botafogo! Estão precisando de você ali... Pode ajudar?




Estão precisando de você ali Botafogo, para abrilhantar a Libertadores em 2017. Tá a fim?


Imagem sinalizando o Grupo de 6 equipes que se
 classificaram para a Libertadores em 2017
 (Imagem da internet)
O Glorioso se reapresentou na tarde desta terça-feira em General Severiano depois da vitória incontestável sobre o Corinthians no último sábado (2 a 0), na Arena Botafogo.

Assim como na rodada passada, Jair Ventura terá a semana inteira para preparar a equipe que, mais do que nunca, passa a defender a sua condição de candidato a uma vaga na Libertadores de 2017. Dessa vez, no próximo domingo, contra o Figueirense, às 17h30, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O jogo é válido pela 29a. rodada do Brasileirão.

Esse intervalo entre um jogo e outro utilizado para recuperação e treinamento, fez a diferença no confronto de sábado quando o time se impôs diante do adversário e construiu a vitória com tranquilidade ainda no primeiro tempo. Cansado, o time paulista foi acuado em seu próprio campo e se mostrou sem força de reação depois de jogar e vencer o Cruzeiro no meio de semana pela Copa do Brasil.

Sob o comando de Camilo, Neilton e Diogo Barbosa foram bem na partida e marcaram os dois gols da vitória alvinegra ainda no primeiro tempo, período em que o Botafogo dominou o adversário e administrou o resultado no segundo.

Nós já prevíamos essa condição no post de pré-jogo, veja:  Blog do FelipaoBfr: Hoje tem briga de cachorro grande na Arena Botafog...


Tabela atualizada após o término da 28a. rodada onde
 o Botafogo aparece na oitava posição (SporTV)
O Botafogo foi muito consistente no jogo. Perdeu algumas chances de gol com o atacante Vinícius Tanque mas contou com a fase exuberante de Sidão que novamente se destacou no jogo. O goleiro defendeu um pênalti (o segundo na competição) num momento crítico da partida e saiu ovacionado pela torcida que compareceu em bom número à Arena. A partida marcou ainda a estreia do lateral Alemão que teve um bom desempenho. Mostrou um vigor físico invejável que pode ser útil à equipe daqui pra frente.

Com a vitória em casa contra o freguês de Itaquera, o Botafogo subiu duas posições e igualou a pontuação do adversário (41). Passou da décima para a oitava colocação se aproximando do agora cobiçado G-6, ficando a um ponto do CAP - sexto colocado com 42 pontos.


Infográfico do rendimento do Botafogo após a
28a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)

Nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro, o Glorioso ganhou três (Cruzeiro, Vitória e Corinthians) e perdeu dois (Santos e América-MG) mostrando regularidade na competição.

Apesar de manter o aproveitamento de 66,6% no segundo turno quando Jair Ventura assumiu o time - temos a terceira melhor campanha do returno com 15 pontos em oito jogos -, esse índice cai para 48% considerando-se todos os 28 jogos disputados na competição. Veja no gráfico: 12v, 5e, 11d.

Com isso, ficam faltando 6 pontos (2 vitórias) em 27 possíveis para chegarmos aos 46 que nos garante na primeira divisão - o primeiro objetivo na competição que vai caindo em desuso diante das reais possibilidades de alcançarmos uma vaga na Libertadores com o G-4 virando G-6 numa canetada. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


No treinamento de hoje, Jair fez um trabalho coletivo com o grupo utilizando apenas a metade do gramado e esboçou o time que deve encarar o Figueira no domingo. Airton, que cumpriu suspensão, e Fernandes e Sassá, recuperados de contusão, participaram normalmente das atividades. Com exceção de Fernandes, que deve ficar como opção no banco, o volante e o artilheiro devem voltar ao time titular para o jogo em Floripa.

Sem poder contar com o lateral Diogo Barbosa que sofreu uma entorse no tornozelo, faz tratamento e ainda é dúvida para domingo, o time titular treinou com Sidão, Alemão, Carli, Emerson, Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Camilo; Neilton e Sassá.

Nesta quarta-feira o grupo volta a se apresentar no Nilton Santos para mais um dia de treinos. Já nos bastidores, o clube teve um dia agitado com a divulgação de um estudo que conclui que interdição do Estádio Nilton Santos em 2013 foi desnecessária afirmando que as falhas encontradas na ocasião eram normais e os sinais de desgaste apenas falta de pintura - o que merce uma reação do clube no sentido de buscar ressarcimento pelos prejuízos técnicos e financeiros causados por tal decisão; pela emissão das certidões de regularidade trabalhista que permitem ao clube receber os valores do contrato de parceria firmado com a Caixa no começo deste mês; e, finalmente, a reviravolta no caso da marcação do FlaFlu para a Arena Botafogo decidido ontem à noite e hoje desfeito no final da tarde por ação do Botafogo junto à CBF, alegando falta de condições técnicas do equipamento e desacordo financeiro com o interessado - o Fluminense, mandante do jogo. Agora é aguardar os desdobramentos dos três assuntos que, com certeza, vão agitar o dia do clube nesta quarta.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com