sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Botafogo encara o Coxa na Arena tentando engatar a sexta vitória seguida no Brasileirão





Chamada para o jogo: Arena Vai Pegar Fogo! 
(Arte do @Heroi_Alvinegro publicada no twitter) 
Com um trabalho coletivo na Arena da Ilha o Botafogo encerrou, na última sexta-feira, a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão.

Depois de um folga merecida no último fim de semana que serviu para que jogadores com sinais de fadiga, como Camilo, recuperassem o fôlego nesta reta final do campeonato, Jair Ventura e equipe pegaram firme no condicionamento do grupo para o compromisso contra o Coritiba, às 18h30 deste sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada da competição.

Com mais de 13 mil ingressos vendidos antecipadamente, espera-se uma Arena repleta de botafoguenses empurrando o time para mais uma vitória no Caldeirão da Ilha. Seria a sexta vitória do time nas últimas seis rodadas e a quarta seguida jogando em casa - vencemos o Corinthians (2a0), o Inter (1a0) e o Galo (3a2).


Botafogo fará homenagem a Carlos Alberto Torres
 (Foto: Reprodução/Twitter/Botafogo)


O clube vai aproveitar o jogo para prestar homenagens ao jogador, técnico e torcedor alvinegro Carlos Alberto Torres, campeão da Copa Conmebol de 93 como técnico do Botafogo. O Capita, como ficou conhecido após o tricampeonato da Seleção Brasileira de 70 no México, morreu aos 72 anos no começo da semana, vítima de infarto.

Veja como foi a semana de treinamentos e os detalhes da última vitória alvinegra, contra o Santinha, na nossa resenha de meio de semana: Blog do FelipaoBfr: Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes no sáb...


A última vez em que os dois adversários se toparam foi no dia 9 de julho, em Curitiba, pela 14a. rodada do campeonato e não saíram do 0 a 0. As equipes perderam muitas oportunidades durante o jogo e Sidão foi o destaque do time alvinegro. Com o resultado, o Botafogo começava a se afastar da degola enquanto o Coritiba, com 15 pontos, terminaria a rodada na zona de rebaixamento. Hoje, a situação é bem mais favorável ao Alvinegro que, na quinta posição com 53 pontos, briga por uma vaga na Libertadores enquanto o Coxa, na 15a. posição com 38 pontos, ainda corre perigo de voltar Z4 nestas seis rodadas que faltam para o final.

Para esse jogo, o Botafogo deve ter a mesma base do time que enfrentou e venceu o Santa Cruz por 1 a 0, em Recife. Airton, que desfalcou o time na última rodada, treinou com o grupo na segunda-feira, voltou a sentir a coxa e só deve voltar contra o Flamengo no próximo fim de semana assim como Diogo Barbosa que, em fase final de transição, trabalha duro para ganhar condições de jogo.

Jair aproveitou a ausência de Airton e de seu substituto natural nas últimas partidas - Dudu Cearense não treinou com o grupo nos últimos dois dias -, para trabalhar o time com três atacantes em vez da formação clássica com os três volantes. Ele tem lançado mão desse artifício no decorrer das últimas partidas e obtido bons resultados com gols e vitórias nos minutos finais, mas nunca iniciou um jogo com essa formação. Dessa forma, Neilton, Sassá e Pimpão podem pintar como alternativa mais ousada para o começo do jogo. Porém, a lógica aponta para uma equipe mais cautelosa com Dudu entrando ao lado de Lindoso e Bruno Silva pelo meio.


Tabela atualizada com os jogos de abertura da 33a.
rodada. Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
Com a vitória na última rodada, o Glorioso fincou pé no G5 e deixou o Santinha à perigo na zona de rebaixamento. Com 53 pontos, colocamos frente de quatro pontos sobre o Corinthians (6o.) e ficamos a cinco do Santos (4o.) e a seis do Atlético-MG (3o.) que ocupa a última posição do G3 que dá vagas diretas à fase de grupos da Libertadores.

Com uma arrancada espetacular desde que Jair Ventura assumiu o time, o Bota tem a defesa menos vazada e a segunda melhor campanha do returno, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição. Com 30 pontos somados nessa fase, o aproveitamento chegou a 76,9% com 10 vitórias e 3 derrotas em 13 jogos. Se tomarmos por base todos os 32 jogos disputados até aqui, esse aproveitamento passa para 55% com 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Gráfico com as chances de Libertadores
(SporTV)
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras com 100% e Flamengo, Atlético-MG e Santos com 99%, já tem seus lugares assegurados na disputa.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 88% após a vitória em Recife e se coloca bem à frente de Corinthians (39%), Atlético-PR (30%), Grêmio (25%) e Fluminense (16% antes do empate com o Vitória ontem), seus concorrentes diretos na disputa.

É com esse espírito e o apoio incondicional da torcida que vamos pra cima do Coxa neste sábado atrás da sexta vitória consecutiva que pode nos deixar em posição privilegia na luta pela vaga na Libertadores. O Coxa jogou no meio de semana pela Copa Sulamericana e vem pro jogo supostamente cansado e com desfalques importante, mas deve ser presa fácil para o Botafogo. É esperar e ver.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO x CORITIBA

Local: Arena Botafogo (RJ)
Data: 29 de outubro de 2016, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Herman Brumel Vani (SP)

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense e Camilo; Rodrigo Pimpão (Sassá) e Neilton
Técnico: Jair Ventura

CORITIBA: Wilson; Dodô, Walisson Maia, Juninho e César Benítez; João Paulo (Amaral), César González e Juan (Ruy); Leandro, Iago e Kazim
Técnico: Paulo César Carpegiani

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com