quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Botafogo enfrenta o Santa no Recife tentando se firmar no G6






Hoje tem jogo do Botafogo, o Glorioso é o meu

 grande amor #BotafogoDigital
Após a vitória empolgante no último domingo sobre o Atlético-MG (3 a 2) na Arena Botafogo, os jogadores alvinegros embarcaram para Recife onde enfrentam hoje à noite (21h45) a equipe do Santa Cruz no Estádio do Arruda, em jogo isolado da 32a. rodada do Brasileirão.

A expectativa é que, mesmo com o cansaço demonstrado no segundo tempo contra o Galo que quase lhe custou os três pontos, o Alvinegro faça mais uma boa partida e consiga engatar a quinta vitória consecutiva mesmo jogando na casa do adversário. Por sua vez, o Santinha vem pressionado por cinco derrotas nas últimas cinco rodadas e joga suas chances de permanecer na primeira divisão nas sete partidas que faltam para o final.

O Fogão já chegou em Recife! No desembarque, 
jogadores receberam o carinho da torcida! 

O Botafogo vem de uma sequência dura de jogos dentro e fora de casa, alguns deles contra adversários diretos por vaga na Liberta, e isso tem prejudicado os treinamentos e a recuperação de jogadores. Estão no DM jogadores importantes como Diogo Barbosa e Airton, que levou uma pancada no último jogo, foi substituído e não se recuperou a tempo de viajar com o grupo. Isso, sem falar na situação de Sassá - nosso artilheiro na competição com 11 gols -, que ficou afastado um mês por contusão e tem sido utilizado no decorrer das partidas por não ter recuperado a plena forma física. Outro que preocupa é Neilton que viajou gripado e é duvida para o jogo. A perspectiva de melhora nesses aspectos só se dará após o compromisso de hoje, quando o clube ganhará 10 dias seguidos de folga na tabela em razão da antecipação desse jogo.

Mas, para quem tem objetivos ambiciosos como o Glorioso, nada deve ser empecilho para a escalada empreendida no segundo turno quando chegou ao quinto lugar na tabela e se credencia a uma das seis vagas reservadas para times brasileiros na Libertadores.

Como prevíamos na resenha de pré-jogo, a Arena Botafogo foi palco de um duelo de titãs no domingo (veja em: Blog do FelipaoBfr: Botafogo recebe o Galo na Arena tentando consolida...) e quem ganhou com isso foi a torcida que viu um jogo repleto de emoções do primeiro ao o último minuto, com final feliz para o Glorioso. O Botafogo entrou ligado e colocou fogo na partida. Fez 2 a 0 com Bruno Silva (4') e Pimpão (34') e foi para o intervalo com uma vantagem considerável diante de um Atlético atordoado. Só que do outro lado estava o Galo, terceiro colocado da competição que, com uma nova postura em campo, chegou ao empate em pouco tempo. Fred marcou aos cinco minutos (de novo ele) e Leonardo Silva fez o segundo aos vinte e quatro (sempre ele). Por pouco, esse segundo gol do Galo não foi o da virada, já que aos sete minutos, Otero fez grande jogada pela direita, driblou dois marcadores e acertou a trave de Sidão. No final (45'), Dudu Cearense marcou o gol da vitória da vitória alvinegra escorando escanteio batido por Camilo pela esquerda.

Tabela atualizada após a 30a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 47 pontos (SporTV)

O Botafogo tem a segunda melhor campanha do returno com 75% de aproveitamento - 12 jogos, 9 vitórias, 27 pontos - e a melhor defesa nessa fase da competição. Esse aproveitamento passa para 53% considerando-se os 31 jogos disputados nos dois turnos. São 15 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.

Com relação as vagas para à Libertadores, já estão praticamente definidas as classificações de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG com 99% e Santos com 97%. Na quinta colocação, o Botafogo vem a seguir com 62%, bem à frente do Atlético-PR e Fluminense com 35% e Corinthians e Grêmio com 33%.

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html

A última vez que os rivais de hoje se cruzaram foi no dia 03 de julho pela 13a. rodada do Brasileirão. Enfrentamos o Santinha em Juiz de Fora e vencemos por 2 a 1. Fizemos um grande primeiro tempo com direito a gol de Sassá no primeiro minuto de jogo e outro de Neilton, aos dezessete em grande jogada de Camilo. No 2o. bateu o desespero depois que perdermos Sassá no intervalo e Camilo pouco depois por contusão. Os pernambucanos marcaram no início da etapa complementar - João Paulo aos 3' -, e teve chances claras de empatar no final quando o jogo ficou aberto para as duas equipes. Com o resultado, o Botafogo alcançou 15 pontos, venceu um concorrente direto e alcançou a 15a. posição, fora da zona do rebaixamento. Veja os detalhes em: Blog do FelipaoBfr: Botafogo enfrenta o Coxa neste sábado, num confron...

Sem tempo para ajustes, Jair deve repetir a estratégia utilizada nos últimos jogos fora de casa, com atenção e paciência até chegar ao resultado. Isso significa esperar o adversário em seu próprio campo e apostar na velocidade de Pimpão e Neilton (se melhorar o estado de saúde) para decidir o jogo nos contra-ataques.

Carli volta ao time e isso é um alento já que garante uma maior estabilidade na defesa e marcação mais forte sobre Keno e Grafite que formam a boa dupla de ataque dos pernambucanos. Com a ausência de Airton, Dudu Cearense, que marcou o gol da vitória contra o Galo, deve começar o jogo ao lado de Lindoso e Bruno Silva. O restante do time é o mesmo, salvo um problema de última hora ou alguma surpresa que Jair queira aprontar.


FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ X BOTAFOGO

Local: Estádio Arruda, em Recife (PE)
Data: 19 de outubro de 2016 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SC) e Alex dos Santos (SC)

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso, Leonardo Moura, Luan Peres, Danny Morais e Allan Vieira; Uillian Correia, Jadson e João Paulo; Arthur, Keno e Grafite
Técnico: Doriva

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Víctor Luís; Aírton (Dudu Cearense), Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Neilton e Rodrigo Pimpão
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com