segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Depois do descanso no fim de semana Botafogo volta à trabalhar duro de olho no Coritiba




Infográfico com as cinco vitórias consecutivas do
Botafogo dentro e fora de casa (Imagem da internet)
Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores alvinegros se apresentaram na tarde desta segunda-feira em General Severiano, dando início à semana completa de treinamentos. O próximo compromisso da equipe será contra o Coritiba na Arena Botafogo, no sábado (29), às 18h30, pela 33a. rodada do Brasileirão.

Com uma venda antecipada de 5 mil ingressos já no primeiro dia de comercialização, espera-se um bom público na Arena a exemplo do que ocorreu no jogo contra o Galo, quando mais de 15 mil botafoguenses compareceram ao estádio e empurraram o time para mais uma vitória em casa.

Já na quarta-feira, fomos à Recife encarar o Santa Cruz em jogo isolado pela 32a. rodada, antecipado a pedido da TV. Mesmo sem jogar bem, vencemos por 1 a 0 com gol de Rodrigo Pimpão nos minutos finais (41'). Essa foi a quarta das cinco vitórias consecutivas do Botafogo na competição com gols acontecendo após os 40 minutos.

Nenhum dos times se sobressaiu na primeira etapa mas o jogo ganhou intensidade e emoção no segundo tempo com lances de perigo para os dois lados. Com substituições ousadas dos teinadores, o jogo ficou mais aberto e as equipes partiram para tentar a vitória a qualquer custo. O Botafogo sofreu muito com as investidas de Keno mas acabou levando a melhor com Pimpão escorando de cabeça um cruzamento pelo alto do lateral Alemão.


Tabela atualizada após a 32a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 53 pontos (SporTV)
Com o resultado, o Alvinegro fincou pé no G5 e deixou o Santinha em péssimas condições na zona de rebaixamento. Com 53 pontos, botamos frente de quatro pontos sobre o Corinthians (49), nosso principal perseguidor, e ficamos a cinco pontos do Santos (58), que está imediatamente à nossa frente, e a seis do Atlético-MG (59) que integra o G3 que dá vagas diretas na Libertadores.


A nossa expectativa, revelada na resenha de pré-jogo (veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo enfrenta o Santa no Recife tentando se fi...) era que, mesmo com o cansaço demonstrado no segundo tempo contra o Galo, o Glorioso conseguisse engatar a quinta vitória seguida mesmo jogando fora de seus domínios. E foi isso que aconteceu...


Agora, o Bota tem a defesa menos vazada e a segunda melhor campanha do returno, abaixo apenas do Palmeiras. Isso equivale a um aproveitamento de 76,9% nessa fase. São 10 vitórias e 3 derrotas em 13 jogos - 30 pontos - sem ter empatado uma única vez. Já, considerando-se os 32 jogos disputados nos dois turnos, esse aproveitamento passa para 55% com 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Gráfico com as chances de
Libertadores (InfoBola)
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos já tem seus lugares assegurados com 100% e 99% de chances de classificação. Com a vitória sobre o Santinha, o Botafogo passou de 62% para expressivos 85% nessa briga, bem à frente do Atlético-PR (39%) - antes do jogo contra o América-MG -, Corinthians (35%), Grêmio (23%) e Fluminense (16%) seus concorrentes na disputa.

Voltando aos treinamentos, a segunda-feira foi de muito trabalho para o grupo. Os jogadores tiveram uma tarde dura de trabalhos físicos com a participação de jogadores da base que passam a integrar o grupo depois de ficarem de fora da Copa do Brasil Sub-20. Marcinho, Marcelo, Bochecha, Matheus Fernandes e Yuri estão agora sob à supervisão de Jair Ventura.

A boa nova da reapresentação ficou por conta da presença de Airton que desfalcou o time na última rodada mas, recuperado de dores na coxa, deve integrar a equipe que enfrenta o Coxa na Arena.

Em fase final de recuperação, o lateral Diogo Barbosa também apareceu no campo mas não participou das atividades realizadas pelo grupo. Fez trabalhos específicos com a equipe de preparação física e não deve ser utilizado no próximo jogo.

Amanhã, pela manhã, o grupo se apresenta na Arena da Ilha para mais um dia de treinamento, dessa vez com trabalhos coletivos visando a formação da equipe que enfrenta o Coxa.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com