sábado, 8 de outubro de 2016

Domingo é contra o Figueira: Pra cima deles Fogão!




O Fogão segue rumo a Libertadores ou o Figueira
 cresce na briga pela permanência? 

#BrasileiraoPremiere
O Botafogo já está em Florianópolis onde enfrenta hoje à tarde o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli. O jogo tem início programado para as 17h e complementa a 29a. rodada do campeonato brasileiro iniciada na última quarta-feira com quatro jogos.

Na manhã de sábado os jogadores participaram de um treinamento técnico seguido de um rachão no CT João Saldanha, em General Severiano encerrando mais mais uma semana completa de treinamentos. Essas semanas sem jogos no meio tem servido para a recuperação física de jogadores com mais rodagem, como Camilo, e aprimoramento dos fundamentos que acabam por repercutirem favoravelmente no desempenho do time em campo.

O confronto de sábado contra o Corinthias foi um exemplo disso. O time paulista vinha de uma partida duríssima no meio de semana contra o Cruzeiro pela CdoB e não aguentou o ritmo imposto pelo Botafogo desde o primeiro minuto de jogo quando o alvinegro carioca construiu a vitória com tranquilidade com gols de Neilton e Diogo Barbosa. Para saber detalhes sobre esse jogo e as chances do Botafogo chegar na Liberta, leia a nossa resenha: Blog do FelipaoBfr: Alô Botafogo! Estão precisando de você ali... Pode... 


A vitória sobre um concorrente direto manteve acesa a briga por uma vaga na Libertadores ainda mais agora que o antigo G-4 virou G-6 por decisão da Conmebol.


Tabela atualizada após o início da 29a. rodada. 
O Botafogo em 9o., perdeu uma posição (SporTV)
Com mais essa vitória na 28a. rodada, o Bota subiu duas posições se igualando ao próprio adversário com 41 pontos. Porém, com os jogos da 29a. rodada iniciada na quarta-feira, o Alvinegro foi ultrapassado pelo Grêmio que venceu o Vitória, chegou aos 43 pontos e ocupa agora a sétima posição. Já o Corinthians empatou com o Atlético-MG, somou mais um ponto (42) e ocupa agora a oitava posição. Esses resultados nos obriga a vencer o jogo de domingo pra nos mantermos vivos e à frente dos concorrentes diretos pelo G-6. O primeiro objetivo é desbancar o Atlético-PR que também venceu e consolidou a posição de sexto colocado do seleto grupo.

Sob o comando de Jair Ventura (segundo turno), o Botafogo cresceu na competição e passou a vencer indistintamente jogos dentro e fora de casa.  Já derrotou o São Paulo no Morumbi, o Cruzeiro no Mineirão e o Vitória no Barradão e neste domingo, precisa vencer o Figueira no Orlando Scarpelli se quiser ficar à frente dos concorrentes, missão nada fácil aos olhos do treinador botafoguense. Jair explicou que o adversário é muito forte quando joga em casa (só prederam uma partida lá) mas que o Glorioso vai jogar com a coragem mostrada nas últimas partidas e buscar mais uma vitória fora e casa.

Nos últimos cinco partidas o Bota ganhou três, a última delas sobre o Corinthians, e perdeu duas enquanto o Figueira venceu uma, empatou outra e foi derrotado três vezes, a última delas na rodada passada, pelo Internacional no Beira-rio.

Infográfico do rendimento do Botafogo após a
28a. rodada do Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Apesar de manter o aproveitamento de 66,6% no segundo turno - temos a terceira melhor campanha com 18 pontos em nove jogos -, esse índice cai para 48% considerando-se os 28 jogos disputados até aqui. Veja no gráfico: 12v, 5e, 11d.

Com 41 pontos conquistados, ficam faltando cinco (1 vitória e 2 empates) para chegarmos ao número mágico de 46 que, para os matemáticos, garante a primeira divisão no próximo ano - o primeiro objetivo do clube na competição que agora a torcida faz questão de esquecer diante das reais possibilidades de alcançarmos uma vaga na Libertadores. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


A última vez que enfrentamos o Figueirense foi no dia 22 de junho, em Juiz de Fora-MG, pela 10a. rodada do Brasileirão. Eu estava de férias e não fiz resenha desse jogo mas pelos registros, as duas equipes pecaram na pontaria e permaneceram abraçados no Z-4. Vida dura para o time do técnico Ricardo Gomes que passou o primeiro turno inteiro lutando para se afastar da zona da degola.


Sidão está confirmado no jogo de domingo 
enquanto Jefferson segue treinando com o grupo  
#BotafogoDigital #AquiÉFogo #FogoEuTeAmo
Para o difícil compromisso deste domingo - Figueirense luta desesperadamente pra sair da zona de rebaixamento, não perde em casa e costuma fazer jogos duros contra a gente - Jair não contará com Diogo Barbosa que foi vetado para o jogo. O lateral passou a semana em tratamento de uma entorse no tornozelo direito, fez trabalhos leves à parte do grupo mas não se recuperou a tempo.

Com isso, a tendência é que o treinador reedite a formação com três volantes - Airton, Lindoso e Bruno Silva - utilizada em outras oportunidades na competição com bons resultados. Na zaga, Alemão deve ser mantido na lateral-direita ao lado de Carli, Emerson e Vitor Luis que permanece na lateral-esquerda. Camilo flutua sozinho no meio.

O ataque, que funcionou com Neilton e Vinícius Tanque contra o Corinthians, deve ganhar o reforço do artilheiro Sassá que volta ao time depois de ficar de fora por um mês inteiro (4 rodadas/5 jogos) com uma lesão que o tirou no intervalo da partida contra o Cruzeiro, no Mineirão.
Com Sassá em campo, o time deve crescer na parte ofensiva em razão da boa presença de área do artilheiro do time no campeonato e do ótimo entrosamento que tem com Neilton.

Com isso, Vinícius Tanque, que desbancou Canales e Luis Henrique e tem sido a primeira opção de Jair como homem mais avançado do ataque nas ausências de Sassá, volta para o banco. O atacante Canales, que ficaria como opção, sofreu uma entorse no tornozelo e também não viajou para Floripa. Esse é o panorama de antes da partida com perspectivas reais de vitória mesmo que adversário seja o valente Figueira jogando em seus domínios.


FIGUEIRENSE X BOTAFOGO

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data e horário: domingo, 17h

Escalação provável: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá

Desfalques: Jefferson e Luis Ricardo (DM)
Pendurados: Bruno Silva, Carli, Sassá, Sidão, Dudu Cearense, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca e Rodrigo Pimpão

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida e será auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.