quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes no sábado




 Cerca de 12 mil ingressos vendidos para 
Botafogo e Coritiba. #VaiPegarFogo!
O Botafogo encerra nesta sexta-feira a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão.

Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores se apresentaram na segunda-feira em Genaral Severiano, treinaram terça e quarta na Arena, voltaram a General na quinta e encerram amanhã, no mesmo local, a preparação para o compromisso contra o Coritiba marcado para às 18h30 de sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada da competição, quando teremos homenagens do clube e torcida ao alvinegro Carlos Alberto Torres, técnico campeão da Copa Conmebol de 93 pelo Botafogo, que nos deixou no começo da semana aos 72 anos.

Com uma venda antecipada de 12 mil ingressos e com a manutenção do acordo de meia entrada para as TO, espera-se uma Arena lotada a exemplo do que ocorreu no jogo contra o Galo, quando mais de 15 mil botafoguenses compareceram ao estádio e empurraram o time para mais uma vitória no Caldeirão da Ilha.

Na última vez que esteve em campo, o time venceu o Santinha por 1 a 0 mesmo sem jogar bem. Rodrigo Pimpão marcou o gol único da partida aos 41' da etapa complementar em mais uma vitória com gols acontecendo nos finais das partidas - no caso, a quarta em cinco vitórias seguidas nas últimas cinco rodadas.

Para saber detalhes do jogo e como começou a semana de treinamentos, leia: Blog do FelipaoBfr: Depois do descanso no fim de semana Botafogo volta...


Tabela atualizada após a 32a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 53 pontos (SporTV)
Com mais essa vitória, o Alvinegro fincou pé no G5 e deixou o Santinha à perigo na zona de rebaixamento. Com 53 pontos somados, colocamos frente de quatro pontos sobre o Corinthians (6o.) - nosso principal perseguidor -, e ficamos a cinco do Santos (4o.) e a seis do Atlético-MG (3o.) que ocupa a última posição do G3 que dá vagas diretas à fase de grupos da Libertadores.

Com uma arrancada espetacular no segundo turno, o Glorioso tem a defesa menos vazada e a segunda melhor campanha dessa fase, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição. Com 30 pontos somados no returno, o aproveitamento chegou a 76,9% com 10 vitórias e 3 derrotas em 13 jogos (sem empates). Se tomarmos por base todos os 32 jogos disputados ao longo da competição, esse aproveitamento passa para 55%, com 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Gráfico com as chances de Libertadores
(SporTV))
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras com 100% e Flamengo, Atlético-MG e Santos com 99%, já tem seus lugares assegurados.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para expressivos 88% após a vitória em Recife, bem à frente de Corinthians (39%), Atlético-PR (30%), Grêmio (25%) e Fluminense (16%), seus concorrentes diretos na disputa.

Voltando aos treinamentos, durante a semana os jogadores alternaram atividades físicas específicas com trabalhos técnicos e táticos coletivos, alguns deles sem registros da imprensa. A novidade ficou por conta da participação de jogadores da base que passaram a integrar o grupo de profissionais, antecipando etapas do planejamento de 2017. Marcinho, Marcelo, Bochecha, Matheus Fernandes,Yuri, Pachu e Renan Gorne estão agora sob o comando direto de Jair Ventura.

Em relação ao time que enfrenta o Coxa na Arena, deve ter a mesma base daquele que venceu o Santa em Recife. Depois de desfalcar o time na última rodada, Airton treinou com o grupo na segunda-feira mas voltou a sentir um desconforto na coxa. Na terça, ficou na academia fazendo trabalhos à parte do grupo e segue como dúvida para sábado.

Em fase final de transição, o lateral Diogo Barbosa apareceu em campo mas não participou das atividades realizadas pelo grupo. Fez trabalhos específicos com a equipe de preparação física e não deve ser utilizado.

Em entrevista nesta quinta após o treino, Jair Ventura deixou no ar a possibilidade de utilizar três atacantes em vez da formação com os três volantes. Ele tem lançado mão desse artifício no decorrer das últimas partidas e obtido bons resultados. Com isso, Pimpão, Neilton e Sassá podem começar o jogo com Dudu Cearense, substituto natural de Airton, ficando como opção no banco para o segundo tempo. Dessa forma teríamos uma formação mais ofensiva aos moldes daquela que utiliza Diogo Barbosa como falço meia, mais próximo de Camilo: Sidão; Alemão, Carli, Emerson e Vitor Luis; Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Pimpão, Sassá e Neilton. É aguradar e ver!

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com