quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Botafogo começa a maratona de treinos antes de encarar a Chape na semana que vem




Treino do Botafogo em General SeverianoBrasil
 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Depois de uma folga generosa de dois dias após o empate com o Flamengo no Maracanã, os jogadores alvinegros se apresentaram na tarde desta terça-feira em General Severiano para mais um período de treinos antes do compromisso contra a Chapecoense pela 35a. rodada do Brasileirão.

Em razão dos jogos da seleção brasileira, não haverá rodada no fim de semana. O campeonato será retomado na próxima terça-feira com o Flu recebendo o CAP no Rio e o Galo encerra a rodada recebendo o Palmeiras em BH. O jogo do Botafogo está marcado para às 19h30 de quarta-feira (16), na Arena da Ilha do Governador-RJ.

Só pra lembrar, o Botafogo tem aproveitamento de 74% nos jogos disputados na Arena Botafogo, pelo no Brasileirão. São 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota como mandante.

Sem a presença do técnico Jair Ventura, que foi dispensado para atividades particulares em São Paulo, o comando do treino esteve sob a responsabilidade dos preparadores físicos que trabalharam com o grupo durante uma hora no campo. Carli, Emerson, Camilo e Pimpão permaneceram na academia e não participaram das atividades no gramado.

Nesta quarta, os jogadores se apresentam no mesmo lugar e darão início aos treinos mais específicos quando Jair começa a esboçar a equipe titular. Sem poder contar com Sassá, que levou o terceiro cartão amarelo no sábado e cumpre suspensão automática, o ataque deve ter a mesma formação que iniciou o jogo contra o Flamengo, com Neilton e Pimpão sendo mantidos, apesar da dupla ter passado em branco em dois jogos seguidos. O Botafogo está invicto a sete partidas mas não venceu os compromissos contra Coxa e Flamengo no Rio. Foram dois empates sem que o ataque alvinegro tenha furado o gol adversário. Faltou tranquilidade e pontaria aos atacantes nas muitas chances criadas nos dois jogos. A solução é aproveitar a semana de treinamentos para aprimorar esse fundamento.


Rodrigo Pimpao. Treino do Botafogo em General 
Severiano (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Para se ter uma ideia, só no segundo tempo do clássico, Rodrigo Pimpão teve três chances claras pra marcar e passou em branco. Aos quatro minutos, num cruzamento de Alemão quando se antecipou à Muralha e tocou de cabeça pra fora; aos 44 minutos, com chance desperdiçado em cruzamento quando foi atrapalhado pela zaga na conclusão e, já nos acréscimos, em jogada de contra-ataque quando arrancou pela intermediária e chutou da entrada da área pra fora quando deveria ter se aproximado mais antes do arremate - Pimpão perdeu aquele que seria o gol da vitória alvinegra no clássico.


Tabela atualizada após os jogos da 34a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
A confiança numa vitória era grande, até porquê o Botafogo não perdia para o Flamengo há mais de 2 anos. Até o jogo de sábado, eram 5 jogos com 2 vitórias e 3 empates. Veja no nosso post de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo de Jair encara o rival rubro-negro no Mar...

Mas, vida que segue. O empate não foi de tudo ruim já que todos os concorrentes diretos por uma vaga na Libertadores (tirando-se o Palmeiros, Santos, Flamengo e Atlético-MG, já classificados) foram derrotados na rodada - o que aumentou consideravelmente as chances de vaga no G6 sem grandes traumas.

Com isso, o Glorioso permaneceu tranquilo na 5a. colocação sem que possa ser alcançado na próxima rodada. Agora com 55 pontos, colocou frente de quatro pontos sobre o Atlético-PR (6o.), seu principal perseguidor no G6.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Probabilidade de disputa da Libertadores
 (Globo Esporte)
Sem levar gols nas duas últimas rodadas, o Bota continua com a defesa menos vazada e voltou ater a segunda melhor campanha do returno, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição. Com 32 pontos somados nessa fase, o aproveitamento é de 71,1% com 10 vitórias, 2 empate e 3 derrotas em 15 jogos. Se tomarmos por base todos os 34 jogos disputados ao longo da competição, esse aproveitamento passa para 53% com 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas, faltando quatro rodadas para o final.

Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras e Santos com 100% e Flamengo e Atlético-MG com 99%, já tem seus lugares assegurados na disputa.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 95% e se coloca bem à frente do CAP (51%), Corinthians (32%), Grêmio (12%) e Fluminense (8%), seus concorrentes diretos na disputa.

Restando quatro rodadas para o final, o Botafogo ainda enfrenta a Chapecoense (c), o Palmeiras (f), a Ponte Preta (c) e o Grêmio (f).


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com