sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Botafogo de Jair encara o rival rubro-negro no Maraca por mais três pontos na tabela




Foco nos objetivos, mais uma decisão, juntos
 somos mais fortes. Vamos fogo. Eu fui escolhido


O Botafogo encerrou na manhã desta sexta-feira em General Severiano, uma semana inteira de treinamentos antes do clássico contra o Flamengo no Maracanã.

Com mando do rival, o duelo está marcado para às 17h deste sábado com casa cheia confirmada - 90% dos ingressos destinados aos torcedores rubro-negros e 10% aos alvinegros como foi no jogo do turno, na Arena Botafogo.

Como visitantes, somos o quinto melhor colocado na competição atrás do Palmeiras, Flamengo, Santos e Cruzeiro. A partida é válida pela 34a. rodada e tem objetivos distintos para cada um dos rivais: o time da Gávea ainda sonha tomar a posição de líder do Palmeiras e o de General, consolidar a sua posição no G6 que dá vagas na Libertadores do ano que vem.

Como tem feito nas últimas oportunidades, Jair Ventura fechou o treino para a imprensa sempre que precisou trabalhar coletivamente com o grupo. Foi assim no Estádio Nilton Santos e no no CT João Saldanha, em General. O treinador promete surpresas táticas na partida de hoje e, logicamente, fez mistério quanto à escalação.

Veja como foi a semana de treinamentos no nosso post de meio de semana: Blog do FelipaoBfr: Com a volta de Airton, Jair deve optar por três vo...


Sábado tem jogão no Maracanã. Pra cima deles
Fogão! (Arte do Canal Premiere)
Com Airton, Diogo Barbosa e Bruno Silva à disposição, Jair ganha mais opções para armar a equipe e não precisará recorrer ao esquema com três atacantes que não funcionou a contento contra o Coxa.

A simples presença do cão de guarda Airton aumenta o poder de marcação do time como um todo e qualifica a saída de bola da equipe - tudo que faltou no jogo de sábado. Com o empate sem gols na rodada passda, o Botafogo teve a sequência de cinco vitórias interrompida mas manteve a invencibilidade de seis jogos no returno - a maior dessa fase. Neste sábado, contra o nosso maior rival, vamos precisar de concentração e um esforço extra pra conseguir mais uma vitória na volta do clube ao templo do futebol mundial.

A última vez que os times se enfrentaram foi no dia 16 de julho na Ilha do Governador pela 15a. rodada do Brasileirão. Foi um jogo empolgante. O Botafogo buscou um empate de forma heroica no clássico que marcava a inauguração da Arena Botafogo - nova casa do clube no Brasileirão. Isso depois de estar perdendo por dois gols de diferença até os 34 minutos do 2o. tempo (3 a 1). Relembre o clima de pré-jogo revendo a nossa resenha publicada na ocasião: Botafogo inaugura a Arena num clássico escamado contra o Fla...

O empate, nas circunstâncias em que foi obtido, lavou a alma do torcedor alvinegro que compareceu à Arena. O resultado, buscado na base da raça, deixou a "minoria" rubro-negra desolada do outro lado. Neílton, que havia entrado na vaga de Pimpão, marcou o segundo gol do Fogão e botou fogo na Arena. Diogo Barbosa havia marcado o primeiro num tirambaço certeiro de fora da área. Empurrado pela torcida, o Glorioso partiu pra cima com tudo e Salgueiro empatou o jogo (3 a 3) aos 37 minutos da etapa final numa virada sobre os zagueiros rubro-negros, cheia de estilo. Foi o primeiro e único gol do meia uruguaio com a camisa alvinegra na temporada. Veja detalhes desta partida em: Blog do FelipaoBfr: Cautela ou ousadia? Contra a Chape, Gomes segue em...


Tabela atualizada após os jogos da 33a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
Mesmo com o ciclo de vitórias interrompido com o empate de sábado, o Glorioso permaneceu na 5a. colocação sem grandes prejuízos na rodada. Com 54 pontos, colocou frente de três pontos sobre o Atlético-PR (6o.), seu principal perseguidor no G6.

Mantendo a arrancada na tabela desde que Jair Ventura assumiu o time, o Bota continua com a defesa menos vazada e agora tem a melhor campanha do returno com a mesma pontuação do Palmeiras que lidera a competição. Com 31 pontos somados nessa fase, o aproveitamento é de 73,8% com 10 vitórias, 3 derrotas e 1 empate em 14 jogos. Se tomarmos por base todos os 33 jogos disputados ao longo da competição, esse aproveitamento passa para 54% com 16 vitórias, 6 empates e 11 derrotas faltando cinco rodadas para o final.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Probabilidade de disputa da Libertadores
(www.mat.ufmg.br/futebol/dados/libertadores)
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras com 100% e Flamengo, Atlético-MG e Santos com 99%, já tem seus lugares assegurados na disputa.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 88,8% após o empate contra o Coxa e se coloca bem à frente do CAP (51,5%), Corinthians (32%), Grêmio (22,5%) e Fluminense (10,3%), seus concorrentes diretos na disputa.

Com a volta de Bruno Silva aos treinos depois de ser poupado no começo da semana e a disponibilidade de Airton e Lindoso, a tendência é que o técnico alvinegro opte por escalar os três volantes, mantendo apenas dois homens lá na frente. Dessa forma, a briga por vagas no ataque fica mais acirrada entre Neilton, Pimpão e Sassá, com favoritismo para os dois primeiros. Emquanto Sassá é mais voluntarioso na briga pela bola, Pimpão fecha o meio com mais precisão quando o time é atacado e essa característica deve ser determinante para a decisão de Jair por um dos dois.

Diogo Barbosa está à disposição do técnico mas não deve começar o jogo. O lateral pode entrar pelo meio para dar mais fluidez ao time na transição para o ataque, mas deve começar no banco ficando como opção para o segundo tempo. Assim teríamos um time mais cauteloso no clássico se comparado ao que iniciou o jogo contra o Coxa na rodada passada.

É certo que no confronto teremos vários duelos individuais interessantes que podem, num lance, decidirem a partida. Como sempre, do Flamengo nada sei e nem quero saber.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BOTAFOGO


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de novembro de 2016 (Sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel, Fernandinho e Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Emerson Santos, Joel Carli e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Neilton e Pimpão (Sassá) Técnico: Jair Ventura
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com