quinta-feira, 10 de novembro de 2016

No terceiro dia seguido de treinamento, Jair sinaliza que fará mudanças para o próximo jogo




Check-in aberto para sócios do Botafogo
(Botafogo Oficial)
O Botafogo cumpriu na manhã desta quinta-feira, mais um dia de treinamentos no CT João Saldanha em General Severiano. Esse foi o terceiro dia seguido dos oitos que Jair Ventura terá a disposição para armar a equipe no intervalo entre o último jogo, contra o Flamengo, e o próximo, contra a Chapecoense, pela 35a. rodada do Brasileirão.

A partida está marcada para às 19h30 da próxima quarta-feira na Arena Botafogo, com preços promocionais que vão de 10 a 60 reais e check-in aberto para os sócios alvinegros.

Ainda sem a presença do meia Camilo, que continua trabalhando em separado para aprimorar a forma física, o grupo treinou coletivamente sob o comando de Jair, numa atividade tática que colocou grupos de meias e atacantes contra grupos de defensores. Carli, Emerson e Pimpão que começaram a semana fazendo trabalhos específicos na academia se juntaram ao grupo para a prática no gramado.

Sem preocupação em agrupar os titulares, Jair testou várias formações dando a entender que, após montar o time com três atacantes contra o Coxa e com três volantes em outras oportunidades, pode voltar a utilizar a formação com dois meias e dois atacantes tornando o time mais ofensivo. Com isso, Diogo Barbosa seria aproveitado no meio ao lado de Camilo e Neilton faria a dupla de ataque com Pimpão. No caso, um dos volantes seria sacado do time. Como Airton está em grande fase e Bruno Silva tem feito boas partidas, Lindoso deve ser o escolhido para começar no banco.

Sem poder contar com Sassá, que cumpre suspensão automática, o ataque deve ter a mesma formação que iniciou os jogos contra Coxa e Flamengo, apesar de ter passado em branco nos dois jogos.

Dessa maneira, o time teria: Sidão; Alemão, Emerson Santos, Joel Carli e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva (Lindoso), Camilo e Diogo Barbosa; Neilton e Pimpão.


Sequência invicta do Botafogo no 2o. turno do
Brasileirão (Imagem da internet)
O Botafogo tem uma invencibilidade de sete jogos à manter, mas precisa voltar a vencer em casa para carimbar a vaga na Libertadores de uma vez.

O time vem de dois empates sem gols e isso tem incomodado o treinador. Nas duas oportunidades faltou tranquilidade e pontaria aos atacantes que desperdiçaram várias chances na cara do gol. A solução é aproveitar os dias de treinamentos que faltam para aprimorar os chutes a gol.


Veja, na nossa resenha do pós-jogo, as razões que levaram o Botafogo a não sair do empate contra o rival no clássico do Maraca. Só Pimpão perdeu três chances claras de abrir o placar. Na última e mais clara delas, já nos acréscimos da partida: Blog do FelipaoBfr: Botafogo começa a maratona de treinos antes de enc...


A confiança na vitória era grande, até porquê o Botafogo não perdia para o time rubro-negro há mais de dois anos. Com a partida de sábado já são seis jogos invictos, com duas vitórias e quatro empates. Mas, vida que segue...


Tabela atualizada após os jogos da 34a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
O empate não foi de todo ruim já que os concorrentes diretos por uma vaga na Libertadores foram todos derrotados. O Glorioso permaneceu na 5a. colocação sem que possa ser alcançado na próxima rodada. 

Com 55 pontos, colocou frente de quatro pontos sobre o seu perseguidor mais próximo, o Atlético-PR que está na 6a. colocação.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Sem levar gols nas duas últimas partidas, o Alvinegro continua com a defesa menos vazada do returno com cinco gols sofridos e voltou a ter a segunda melhor campanha dessa fase, abaixo apenas do Palmeiras, líder da competição.


Probabilidade de classificação à Libertadores

(Esporte Interativo)
Com 32 pontos somados, o aproveitamento é de 71,1% com 10 vitórias, 2 empate e 3 derrotas em 15 jogos. Já, se tomarmos por base todos os 34 jogos disputados no campeonato, o aproveitamento passa para 53% com 16 vitórias, 7 empates e 11 derrotas há quatro rodadas do final. O Botafogo enfrenta na sequência, a Chapecoense (c), o Palmeiras (f), a Ponte Preta (c) e o Grêmio (f).

Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras e Santos com 100% e Flamengo e Atlético-MG com 99.99%, já estão classificados. Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 92,9% e se coloca bem à frente do CAP (52,8%), Corinthians (31,6%), Grêmio (11,5%) e Fluminense (9,9%), seus concorrentes diretos na disputa.

Nesta sexta-feira, o elenco volta à General Severiano para mais um dia de treinos, na parte da manhã.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.




 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com