quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Com a volta de Airton, Jair deve optar por três volantes contra o Fla




Airton no treino do Botafogo em General Severiano
(Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Hoje o treino é novamente no Estádio Nilton Santos. Os jogadores participam de trabalho técnico e depois do aquecimento a atividade será fechada para a imprensa.

O Botafogo se apresentou na tarde de segunda-feira em General Severiano, dando início à semana do clássico contra o Flamengo. Na terça o grupo treinou coletivamente no Nilton Santos longe da vista dos repórteres e, na quarta, voltou ao CT João Saldanha para mais um dia intenso de trabalho. Faltando mais dois dias de trabalho, Jair Ventura começa a esboçar o time para o clássico mais aguardado da rodada. Com mando do rival, o duelo está marcado para às 17h de sábado, no Maracanã, com casa cheia confirmada. Como visitantes, somos o 5o. melhor colocado na competição, atrás de Palmeiras, Flamengo, Santos e Cruzeiro.

Na segunda, após trabalhos regenerativos na academia e alongamento no gramado, os titulares deixaram o campo onde Jair Ventura comandou um coletivo com os reservas e os garotos da base que passaram a integrar o grupo principal. Já na terça, os titulares participaram de um trabalho tático no campo do Niltão ainda sem a presença de Bruno Silva que continua em observação após sofrer uma pancada na cabeça no último lance do jogo de sábado contra o Coritiba.

Em compensação, Airton e Diogo Barbosa que estavam entregues ao DM participaram das atividades sem restrições. Com as presenças do volante e do lateral, Jair ganha mais opções para armar a equipe e não precisará recorrer ao esquema com três atacantes que, definitivamente, não funcionou contra o Coxa. A simples presença do nosso cão de guarda Airton aumenta o poder de marcação do time em todos os setores e qualifica a saída de bola da equipe - tudo que faltou no empate de sábado.

No jogo de sábado, o Botafogo não saiu do zero e teve a sequência de cinco vitórias interrompida frustrando grande parte da torcida que lotou a Arena - eram mais de 15 mil presentes ao estádio - e os que, fora do Rio como eu, acompanharam o jogo pela TV. Antes da bola rolar, clube e torcida prestaram homenagens ao ex-jogador Carlos Alberto Torres, que morreu durante a semana.

Todos contavam com mais uma vitória na Ilha pra encaminhar a vaga à Libertadores e manter a excelente performance como mandante. Nesse quesito o Botafogo ocupa a 7a. posição dentre os 20 participantes. Em 17 jogos "em casa", somou 34 pontos com 10 vitórias, 4 empates 3 derrotas. Nesses jogos, marcou 26 gols e sofreu 14, sustentando um rendimento é de 66,67%. Se dobrasse o Coxa como esperado, seria a sexta vitória nas últimas seis rodadas e a quarta seguida jogando em casa. Antes havia vencido o Corinthians (2 a 0), o Inter (1 a 0) e o Galo (3 a 2).


Veja o que escrevemos na resenha de pré-jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo encara o Coxa na Arena tentando engatar a...


Com o time armado com dois volantes, um meia e três homens de frente, o Bota não fez um bom jogo e acabou esbarrando em seus próprios erros. O excesso de ansiedade dos atacantes aliado a um individualismo exarcebado impediram uma vitória que parecia fácil diante de um adversário que havia jogado no meio de semana e veio ao Rio só pra se defender. Cabe o registro que aos 31 minutos do primeiro tempo, tivemos um pênalti claro sobre Sassá que a arbitragem preferiu ignorar. Vida que segue - já estamos acostumados.

Já no segundo tempo, fomos pra cima do Coxa na base do entusiasmo. Tivemos algumas chances mas faltou tranquilidade e competência nos arremates. Sem boas opções no banco, Jair tentou reorgamizar o time com Yaca, Leandrinho e Vinícius Tanque mas as modificações não foram suficientes pra vencer a barreira alvi-verde. O goleiro Wilson do Coxa saiu de campo como o destaque do jogo.


Tabela atualizada após os jogos da 33a. rodada.
 Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
Mesmo com o ciclo de vitórias interrompido com esse empate, o Glorioso permaneceu na 5a. colocação sem grandes prejuízos na rodada. Agora com 54 pontos, colocou frente de três pontos sobre o Atlético-PR (6o.), seu principal perseguidor no G6 que dá vagas na Libertadores.

Mantendo a arrancada na tabela desde que Jair Ventura assumiu o time, o Bota continua com a defesa menos vazada e agora, a melhor campanha do returno com a mesma pontuação do Palmeiras que lidera a competição. Com 31 pontos somados nessa fase, o aproveitamento é de 73,8% com 10 vitórias, 3 derrotas e 1 empate em 14 jogos. Se tomarmos por base todos os 33 jogos disputados ao longo da competição, esse aproveitamento passa para 54% com 16 vitórias, 6 empates e 11 derrotas faltando cinco rodadas para o final.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Probabilidade de disputa da Libertadores
(www.mat.ufmg.br/futebol/dados/libertadores)
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras com 100% e Flamengo, Atlético-MG e Santos com 99%, já tem seus lugares assegurados na disputa.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 88,8% após o empate contra o Coxa e se coloca bem à frente do CAP (51,5%), Corinthians (32%), Grêmio (22,5%) e Fluminense (10,3%), seus concorrentes diretos na disputa.

Agora é aguardar mais esse dois dias de trabalho antes do confronto de sábado para saber a equipe que Jair Ventura vai mandar a campo. Com a volta de Bruno Silva aos treinos a partir de amanhã, a tendência é que o técnico alvinegro opte pela escalação de três volantes mantendo apenas dois homens lá na frente. Como Pimpão foi poupado das atividades na quarta e volta hoje aos treinos com o grupo, a disputa por uma vaga no ataque, que treinou com Neilton e Sassá, está aberta.

Diogo Barbosa está à disposição do técnico mas não deve começar o jogo, ficando como opção no banco. Assim teríamos um time mais cauteloso no clássico, com: Sidão; Alemão, Carli, Emerson e Vitor Luis; Lindoso, Airton e Bruno Silva e Camilo; Neilton e Sassá (Pimpão).


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com