sábado, 10 de dezembro de 2016

A batalha final pela vaga no Sul




O embalo da festa Gremista ou o confirmação

do Glorioso? (@CanalPremiere)
O Botafogo já está em Porto Alegre onde enfrenta o Grêmio, agora Campeão da Copa do Brasil de 2016, pela última rodada do Brasileirão.

O jogo, programado para às 17 horas de domingo na Arena, é de grande importância para Alvinegro que joga para confirmar a vaga na Copa Libertadores de 2017, bastando para isso, vencer o adversário em seus domínios. Em caso de empate ou derrota o Glorioso passaria a depender dos resultados dos jogos de seus concorrentes diretos: o Atlético-PR, que recebe o Flamengo na Arena da Baixada e o Corinthians que enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, todos no mesmo horário, o que nos obriga a ficar com um olho em Porto Alegre e outro em Belô.

O Botafogo pode garantir vaga mesmo perdendo desde que o Cruzeiro derrote o Corinthians. Caso empate com o Grêmio, o time paulista ficaria na obrigação de ganhar do Cruzeiro para tomar a nossa vaga, lembrando que os mineiros precisam do resultado para garantir vaga na Sul-Americana.

Uma vaga na Liberta viria para coroar o bom ano do Botafogo. O time atravessou muitas dificuldades no início da temporada e viveu incertezas até atingir os emblemáticos 46 pontos que confirmaram a sua permanência na elite em 2017. Mais essa conquista, consagraria a arrancada do time no 2º turno sob o comando de Jair Ventura que, numa ação rápida da Diretoria, assumiu o cargo no lugar de Ricardo Gomes abafando, na origem, o que poderia ser mais uma crise no clube que frequentava, na oportunidade, a zona de rebaixamento.


Para saber como foi a semana de treinamentos antes da "batalha final", leia: Blog do FelipaoBfr: Botafogo retoma os treinamentos para buscar a vaga...


Camisa que o time usará no jogo de domingo
 em homenagem à Chapecoense
Essa e as demais partidas da 38a. rodada, anteriormente marcadas para o último dia 04, foram adiadas para domingo, dia 11, em razão do luto oficial do futebol brasileiro decretado pela CBF pelas vítimas do desastre com a delegação da Chapecoense na cidade de Médellin/Colômbia.

Depois de muitas homenagens vindas de todas as partes do mundo, chegou a vez das torcidas dos times brasileiros prestarem condolências aos familiares dos Guerreiros das terras de Condá. De sua parte, o Botafogo jogará com uma camisa especialmente criada para a ocasião, com detalhes que lembram as cores, os jogadores e comissão técnica do Verdão do Oeste.

O Botafogo caiu muito de produção nas últimas rodadas e voltou a jogar mal na partida de despedida da Arena da Ilha - eu estava lá e vi de perto o desastre. Os últimos desfalques e a incerteza sobre a permanência em 2017 pode ter influenciado a má atuação de alguns jogadores como Diogo Barbosa e Vitor Luis. Para se ter uma ideia da baixa produção, conseguimos apenas uma vitória (contra o Santinha por 1 a 0) nos últimos seis jogos. Empatamos três e fomos derrotados outras duas. Jogamos contra equipes de médio porte como o Coritiba, a Chapecoense e a Ponte Preta em nossa casa e não vencemos nenhuma. Contra a Ponte, o ataque marcou um golzinho depois de passar quatro partidas em branco e a zaga, que vinha segurando as pontas do time no returno, voltou a apresentar falhas levando quatro gols nos últimos três jogos.


Tabela atualizada após o encerramento da 37a.
 rodada (SporTV)
O Glorioso vai pro jogo com o objetivo de assegurar uma vaga no G6 onde ocupa a última posição. O CAP está em quarto com a mesma pontuação do Botafogo (56), mas à frente em número de vitórias. O Corinthians, outro concorrente, vem logo adiante, na sétima colocação, com 55 pontos. Já o Grêmio, está em oitavo com 53 pontos, mas deve ir para o jogo com um time alternativo já que tem a vaga assegurada na Libertadores via Copa do Brasil.

Clique e veja a tabela de classificação completa: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Infográfico com o aproveitamento do Botafogo 
com 37 jogos disputados (Gazeta Esportiva)
Com 37 jogos disputados, o aproveitamento do Botafogo caiu para 50%. São 16 vitórias, 8 empates e 13 derrotas.

Perdemos a chance de garantir a vaga contra a Ponte em casa e teremos a oportunidade derradeira contra o Grêmio, domingo, lá no sul. Ou vencemos os gaúchos ou vamos depender da combinação de resultados dos nossos concorrentes.

As quatro vagas na fase de grupo do torneio continental via Brasileirão já foram garantidas por Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. As outras duas, na fase chamada de Pré-libertadores, está entre o Atlético-PR (90,4%), Botafogo (62,1%) e Corinthians (17,5%), como ressaltamos acima.

O técnico alvinegro espera enfrentar um Grêmio sem muitos titulares mas empolgado para mostrar serviço à sua torcida o que torna o jogo, da mesma maneira, difícil.

Apesar de não poder contra com Neilton e Dudu Cearense suspensos, Jair terá a volta dos zagueiros Carli e Emerson Silva e dos meias Fernandes e Leandrinho que cumpriram suspensão e desfalcaram o time no último jogo. Isso fortalece a equipe que volta a ter corpo e o entrosamento de antes.

Já com a presença de Diogo Barbosa, curado de uma torção no tornozelo que sofreu no jogo-treino contra a Portuguesa no último sábado, o time trabalhou coletivamente na sexta-feira longe dos olhos da imprensa. Desde o começo da semana Jair passou a contar com a presença de Alemão, depois de passar 15 dias tratando de uma torção no tornozelo que sofreu no jogo contra o Palmeiras, e de Bruno Silva, que havia desfalcado o time nas últimas três rodadas em razão de uma virosa mal explicada pelo clube.

Quem se destacou nos treinamentos da semana foi o garoto Pachu que foi lançado entre os titulares algumas vezes e parece ter agradado ao técnico. Tanto que tem chances reais de fazer sua estreia nos profissionais diante do Grêmio. Segundo Ventura, Pachu vem treinando bem e não sentiu a transição da base para o elenco profissional. Tem características interessantes e pode começar jogando ou ser usado no decorrer da partida. 

Pra variar, Jair não confirmou a equipe que entra em campo no domingo.

A última vez que as equipes se enfrentaram foi no dia 09 de setembro pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Botafogo recebeu o time gaúcho na Arena Botafogo e venceu por 2 a 1 com gols de Camilo e Sassá. Batista marcou para os gremistas.


FICHA TÉCNICA

GRÊMIO-RS X BOTAFOGO-RJ


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 11 de dezembro de 2016, domingo
Horário: 17 horas
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e José Carlos Oliveira dos Santos (ambos da BA)

GRÊMIO: Léo, Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Denilson e Iago; Guilherme Amorim, Kaio e Negueba; Pedro Rocha, Miller Bolaños e Henrique Almeida
Técnico: James Freitas

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Silva (Emerson Santos) e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Diogo Barbosa (Pachu) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Sassá
Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com