terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Botafogo retoma os treinamentos para buscar a vaga contra o Grêmio lá no sul




Homenagem do Botafogo à Chapecoense:
 #ForçaChape
O Botafogo retomou, na segunda-feira, a sua última semana de treinamento na temporada visando o jogo de despedida contra o Grêmio maracado para domingo na casa do adversário.

Essa e as demais partidas da 38a. rodada do Brasileirão, anteriormente marcadas para o último domingo (04/12), foram adiadas para o próximo (11/12) em razão do luto oficial do futebol brasileiro decretado pela CBF em homenagem às vítimas do desastre com o avião que transportava jornalistas, direção, comissão técnica e atletas da Chapecoense que fariam a partida de ida pelas finais da Copa Sulamericana contra o Atlético Nacional na cidade de Médellin, na Colômbia.

A tragédia comoveu a todos e enlutou o mundo com manifestações de pesar e respeito demonstradas por equipes de todas os continentes e suas torcidas. Muitas foram os votos de plena recuperação dos seis sobreviventes e condolências aos familiares das 71 vítimas do desatre. Para melhor entender a dor que tomou conta de todos, sugiro a leitura do texto do amigo Carlos Sergipano dedicado aos Guerreiros de Condá: http://www.90goals.com.br/a-tristeza-ofuscou-tudo


A última vez que estive por aqui escrevendo foi na resenha de pré-jogo contra a Ponte, o último a ser jogado na Arena da Ilha, que escolhi para acompanhar no Rio de Janeiro saindo da nossa base em Brasília. Veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo busca vitória na Ilha por vaga na Liberta...


Os ingressos para festa da classificação que,
 apesar do apoio da torcida na Arena, não veio
Prevíamos dificuldades para Jair armar a equipe em razão dos desfalques importantes na defesa já que Alemão estava contundido e Carli e Emerson Silva suspensos. A tendência era que Renan Fonseca formasse dupla com Emerson Santos e Vitor Luis fosse improvisado na direita, com Diogo Barbosa assumindo pela esquerda. E foi essa as escolhas de Jair, só que o time não funcionou em campo.

O Botafogo abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com um chute de Rodrigo Lindoso que acabou desviando em Sassá e entrou. Mesmo com o resultado favorável, o time continuava desiquilibrado e a Ponte teve chances de empatar com Clayson ao aplicar uma caneta em Renan Fonseca, driblar facilmente o Emerson e mandar a bola pra fora cara a cara com Sidão. Na sequência, o atacante reclamou acintosamente de um suposto pênalti e acabou expulso pelo árbitro.

Na volta do intervalo, mesmo com um jogador a menos, a Macaca aproveitou a apatia e desorganização do Botafogo para arrancar um empate aos 20 minutos em bola levantada na área que William Pottker escorou pro gol: 1 a 1. No final, a galera vaiou o time pela baixa qualidade do futebol apresentado e por mais uma frustração com o pífio resultado.

O Botafogo caiu muito de produção nas últimas rodadas e voltou a jogar mal na despedida da Arena. A incerteza sobre a permanência no clube em 2017 pode ter influenciado a má atuação de alguns jogadores. Sidão fez um grande trabalho mas está de saída para o São Paulo; Alemão ainda não tem a situação resolvida; Vitor Luis depende de acerto entre o clube e o Palmeiras, dono de seu passe; Diogo Barbosa deve se transferir para o Cruzeiro por vontade de seus investidores e; Neilton que, sem ter condições de jogo contra o Grêmio, foi dispensado para as férias e não sabe se volta ao clube no ano que vem, já que a negociação com o Cruzeiro está muito difícil. Além desses, Sassá pode ser negociado para um time da Rússia conforme especulações publicadas nessa semana.

Para se ter uma ideia da baixa produção do time, conseguimos apenas uma vitória (contra o Santinha por 1 a 0) nos últimos seis jogos mesmo tendo enfrentado equipes médias como o Coritiba, a Chapecoense e a Ponte Preta na Arena, com o apoio da torcida. Empatamos três e fomos derrotados outras duas nesse período. O ataque marcou um golzinho depois de passar quatro partidas em branco e a zaga, que vinha segurando as pontas do time no returno, voltou a apresentar falhas levando quatro gols nos últimos três jogos.


Tabela atualizada após o encerramento da 
37a. rodada (SporTV)
Retomando os resultados da 37a. rodada, temos que o Glorioso perdeu a 5a. colocação para o CAP que tem a mesma pontuação (56) mas está à frente em número de vitórias. Agora em sexto, o Alvinegro viu o Corinthians encostar, na sétima colocação com 55 pontos. Em seguida vem o Grêmio em oitavo com 53 e a Chape em nono com 52 faltando apenas uma rodada. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Infográfico com o aproveitamento do Botafogo
com 36 jogos disputados (Gazeta Esportiva)
Com 37 jogos disputados no campeonato, o aproveitamento do Botafogo caiu para 50%, com 16 vitórias, 8 empates e 13 derrotas.

Perdemos a chance de garantir a vaga na Libertadores com o empate contra a Ponte em casa e teremos a derradeira chance contra o Grêmio lá no sul. Ou vencemos os gaúchos ou vamos depender da combinação de resultados.

As quatro vagas na fase de grupo do torneio continental via Brasileirão já foram garantidas por Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. As outras duas, na fase chamada de Pré-libertadores, estão em disputa entre o Atlético-PR (90,4%), Botafogo (62,1%), Grêmio (30%) e Corinthians (17,5%).

No treino desta terça-feira, o grupo fez um trabalho técnico comandado por Jair Ventura onde foi priorizada a movimentação e a rapidez na passagem de bola em movimento. Em seguida, trabalhou-se jogadas ensaiadas com cruzamentos dos laterais para os atacantes postados no miolo da área. Depois de um exautivo trabalho tático, os atacantes treinaram finalizações ao gol e Sassá, cobranças de penalidades máximas.

Sem a presença de Diogo Barbosa que fez uma torção no tornozelo no começo da semana e ficou em tratamento, a novidade ficou por conta da presença de Alemão que participou das atividades em campo com boa desenvoltura depois de passar 15 dias tratando de uma torção no tornozelo que sofreu após entrada faltosa do lateral Zé Roberto, ainda no jogo contra o Palmeiras. Outro que esteve presente foi Bruno Silva que havia desfalcado o time nas últimas três rodads em razão de uma virosa mal explicada pelo clube.

O time base treinou com: Sidão; Alemão, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo e Pachu; Pimpão e Sassá

Amanhã tem mais...


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com