segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Botafogo vasculha o mercado à procura de opções viáveis pra recompor o elenco




Boletim Alvinegro: Jair é do Fogão! (BotafogoTV)
No jogo de despedida da temporada desse ano, o Botafogo foi ao sul e venceu o Grêmio por 1 a 0 pelo Brasileirão. Essa vitória simples, com um belo gol de Bruno Silva, assegurou a quinta colocação ao Glorioso e a tão sonhada vaga na Libertadores do próximo ano.

Para mais detalhes sobre o feito, sugiro a leitura dos nossos post: de pré-jogo Blog do FelipaoBfr: A batalha final pela vaga no Sul e do balanço da última rodada Blog do FelipaoBfr: Com vaga assegurada na Libertadores, Botafogo se volta para a reformulação do elenco...


A vaga na Libertadores foi a cereja do bolo no bom trabalho da equipe no segundo turno do Brasileiro já sob o comando de Jair Ventura que foi eleito o técnico revelação do campeonato pela CBF e acaba de renovar o seu contrato com o clube por mais duas temporadas.


Veja o vídeo do anúncio do acerto de Jair Ventura com o clube produzido pela Botafogo TV:





Infográfico da participação do Botafogo na 
Libertadores (SporTV
Essa será a quinta participação do Bota na competição. A melhor delas foi em 1963 quando chegou às semifinais. Muito pouco para um clube centenário e com as dimensões do Botafogo.

Encerrada a temporada em alto estilo, as atenções se voltam para a remodelagem do elenco. Com os novos desafios pela frente, fica claro que o atual elenco, apenas esforçado, precisa ser qualificado em algumas posições.

Jogadores titulares como Diogo Barbosa e Sidão já deixaram o Glorioso e se apresentaram ao cruzeiro e São paulo respectivamente, seus novos clubes. O mesmo aconteceu com Neilton que retorna ao Cruzeiro sem indicativo de que volte ao Botafogo para a disputa da Liberta como era o seu desejo. O investimento para a sua permanência em General Severiano são de grande monta e impeditivos na atuação situação. Mesmo assim, o clube mineiro ainda não bateu o martelo sobre o assunto e pode ocorrer uma composição entre os clubes que atenda ao jogador.

Precavido e com pouco tempo até o início da temporada, o Botafogo procura no mercado um atacante que jogue pelos lados para a vaga de Neilton. Os nomes mais comentados para a posição são o de Marinho do Vitória, que fez um excelente final de campeonato pelo time baiano e tem cotação alta no mercado, e o do atacante Carlos Auziqui, do Estudiantes de La Plata. O nome do argentino agrada ao clube mas os valores da transação assustam, já que giram em torno de U$ 2 milhões - cerca de R$ 6,7 mi.

O Bota já renovou com o zagueiro Emerson Silva e negocia a permanência do lateral Alemão com o Bragantino para a reserva de Luis Ricardo que se recupera de cirurgia no tornozelo. Segundo consta, basta que o Botafogo deposite a quantia de R$ 600 mil na conta do time paulista até o fim do contrato com o lateral, no final do ano. Há rumores de que o Fluminense também se interessa pelo jogador.

Já na lateral esquerda, a situação continua indefinida. Vitor Luis, que foi o titular da posição na etapa final do campeonato, quer permanecer no clube mas tem a vida dificultada pelo Palmeiras, dono dos direitos econômicos do atleta, que o quer de volta na próxima temporada. Hoje surgiu a notícia do interesse no lateral Gilson que defendeu o America-MG no Brasileirão e está se despedindo do clube. O jogador de 30 anos, que já defendeu a Ponte e o Cruzeiro, é desconhecido da torcida e seria uma aposta para cobrir a ausência de Diogo Barbosa que, de mesma forma, chegou no ano passado e fez um bom ano pelo clube alavancando a sua carreira.

Dos gringos, Joel Carli teve seu contrato renovado por mais dois anos e Canales, que se recupera de cirurgia no tornozelo, tem contrato até o final de 2017 e deve ficar. Já Salgueiro, Lízio e Gervásio Nunes tem os seus contratos encerrados no final do ano e devem deixar o clube naturalmente.

Alguns jogadores pouco aproveitados na temporada como Marquinho e Maranhão que chegaram esse ano e os jovens Dierson e Gegê que tem contratos mais longos, vem sendo negociados com clubes cariocas enquanto outros recém integrados ao elenco como Mateus Fernandes, Bochecha, Yuri, Gorne e Pachu estão garantidos na pré-temporada de 2017.

Existem ainda os que estão retornando de empréstimos sem que tenham seus destinos decididos. É o caso do lateral Jean e do zagueiro Igor Rabelo que foi bem no Náutico e teve o contrato prorrogado recentemente.


Resultado de imagem
Walter Montillo negocia com o Botafogo
Quanto aos novos contratados, o goleiro Gatito Fernandes e o atacante Roger estão garantidos assim como João Paulo, meia que defendeu o Santa Cruz esse ano e fechou com o Glorioso.

O clube ainda negocia com o meia Montillo e se interessa pelo atacante Willian Potker, da Ponte Preta. Sobre o meia argentino, o presidente disse hoje que está discretamente otimista em relação às negociações com o jogador e espera que elas avancem nessa semana. Já sobre o atacante que foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro com 14 gols, o plano do Bota engloba a compra de parte dos direitos econômicos do jogador.

Outro nome ventilado na semana foi o do atacante Hyuri que defendeu o clube em 2013 e está deixando o Galo. Porém, o nome não agrada à maioria da torcida alvinegra que tem se manifestado nas redes sociais e o assunto esfriou.

Por ora é o que temos sobre a reformação do elenco para o próximo ano.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com