domingo, 18 de dezembro de 2016

Com vaga assegurada na Libertadores, Botafogo se volta para a reformulação do elenco




Botafogo garante vaga na Libertadores com vitória
 surpreendente sobre o Grêmio (BotafogoOficial)
A última vez que estivemos por aqui conversando com os leitores foi na semana passada para tratar de  A batalha final pela vaga no Sul (clique no link e veja) por ocasião do último jogo do Botafogo no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio a quem venceu em Porto Alegre por 1 a 0 com gol estiloso de Bruno Silva. Na comemoração, o jogador prestou uma homenagem aos antigos companheiros da Chapecoense, mortos na tragédia aérea na Colômbia, exibindo uma camisa antiga do clube com o nome das vítimas.


Infográfico da participação do Botafogo na
Libertadores (SporTV
A vitória contra os gaúchos deixou o Glorioso numa honrosa 5a. colocação. A posição garantiu a tão sonhada vaga na Libertadores - a cereja do bolo no bom trabalho da equipe no segundo turno sob o comando de Jair Ventura, escolhido técnico revelação do Brasileirão.

Essa será a quinta participação do clube na competição - muito pouco para uma instituição da dimensão do Botafogo. Foram 32 jogos com 14 vitórias, 6 empates e 12 derrotas o que dá um aproveitamento de 44,4%. A melhor participação foi em 1963 quando chegou às semifinais.

Como há coisas que só acontecem ao Botafogo, o que parecia fácil no começo da partida com Bruno Silva abrindo o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, se complicou e muito depois da expulsão de  Airton após troca de empurrões com o atacante Sassá, quando esse, acintosamente, partiu para cima do volante para tirar satisfação por um lance perdido pelo companheiro.

Sem ter o que fazer, o árbitro aplicou cartão amarelo nos dois e como era o segundo de Airton, o jogador deixou o campo no final do 1o. tempo. Irritado com o lance bizarro que deixou o time com um homem a menos, Jair Ventura voltou do intervalo com Lindoso no lugar de Sassá, recompondo a estrutura defensiva da equipe que teve que se desdobrar pra conter o ímpeto do Grêmio até o fim do jogo.

Mesmo assim, o Botafogo esteve perto de ampliar o placar aos 26'/2o.T. Camilo cobrou falta com categoria acertando o travessão de Leo. O Grêmio, que veio com um time alternativo (apenas dois jogadores do time principal) já que havia conquistado a Copa do Brasil numa final eletrizante contra o Galo depois de quinze anos de espera - teve algumas chances de empatar o jogo que morreram nas boas defesas de Sidão, o destaque do time alvinegro no segundo tempo. A vaga veio por mérito do Botafogo que fez o resultado que precisava no começo do jogo e, mesmo com um jogador a menos, soube sustentá-lo até o final.

Na verdade, os mais de 15 mil gremistas que compareceram à Arena estavam mais interessados no resultado do Inter que jogava a sua cartada final contra o Fluminense, no Rio. Os tricolores gaúchos vibraram muito com o gol do time carioca e com o final da partida que confirmou a queda do arqui-rival para a 2a. divisão.


Tabela atualizada após o encerramento da 38a.
 rodada, a última do campeonato (SporTV)
No balanço final, o Alvinegro ficou em quinto com 59 pontos, posição que assegurou a vaga na pré-Libertadores ao time carioca. O Atlético-PR chegou em sexto (57) e garantiu a última vaga dos times brasileiros no torneio. As quatro vagas na fase de grupo via Brasileirão já estavam garantidas por Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG. O Grêmio e a Chapecoense são os outros dois representantes brasileiros pelos títulos conquistados da Copa do Brasil e Copa Sul-americana, respectivamente.




Infográfico com o aproveitamento do Botafogo 
com 38 jogos disputados (Gazeta Esportiva)
Com 38 jogos disputados, o aproveitamento do Botafogo ficou nos 51%. Foram 17 vitórias, 8 empates e 13 derrotas.

Encerrando a temporada em alto estilo, as atenções no clube se voltam agora para a remodelagem do elenco com perspectivas mais otimistas do que as do início desse ano, com a disputa da Libertadores em 2017.

Jogadores titulares como Diogo Barbosa e Sidão já deixaram o Glorioso e se apresentam aos seus novos clubes, Cruzeiro e São Paulo, respectivamente. O mesmo acontece com Neilton que retorna ao Cruzeiro, sem perspectivas de que volte ao Botafogo pra disputa da Liberta apesar do clube mineiro não ter batido o martelo sobre o assunto.

O Bota já renovou contrato com o zagueiro Emerson Silva e negocia com o Bragantino a permanência do lateral Alemão que passou a interessar ao Fluminense. Por sua vez, o lateral Vitor Luis quer permanecer no clube mas tem a vida dificultada pelo Palmeiras que o quer de volta no próximo ano.

Dos gringos, Joel Carli teve seu contrato renovado e Canales, que se recupera de cirurgia no tornozelo, tem contrato por mais um ano e deve ficar. Já Salgueiro, Lízio e Gervásio Nunes que têm contratos encerrados no final do ano, devem ser dispensados.

Alguns jogadores pouco aproveitados na temporada como Marinho, Maranhão e os jovens Dierson e Gegê vem sendo negociados com clubes cariocas enquanto outros recém integrados ao elenco como Mateus Fernandes, Bochecha, Yuri, Gorne e Pachu estão garantidos na pré-temporada de 2017.

Existem outros que estão retornando de empréstimos e ainda não tem seus destinos revelados. É o caso do lateral Jean e do zagueiro Igor Rabelo que foi bem no Náutico e teve o contrato prorrogado recentemente.


Resultado de imagem
Walter Montillo negocia com o Botafogo
Quanto aos novos contratados, o goleiro Gatito Fernandes e o atacante Roger estão garantidos assim como o meia João Paulo que fechou essa semana vindo do Santinha. O clube ainda negocia com o meia Montillo e se interessa pelo atacante Willian Potker, da Ponte, que foi um dos artilheiros do campeonato.

Outro nome ventilado na semana foi o do atacante Hyuri que defendeu o clube em 2013 e está deixando o Galo. Porém, o nome não agrada à maioria da torcida alvinegra que tem se manifestado nas redes sociais.

Por ora é o que temos sobre a reformação do elenco para o próximo ano.

EM TEMPO: É HOJE! Valendo o título da Copa Internacional Ipiranga, o Sub-20 do Glorioso enfrentará o São Paulo, às 19h30, com transmissão do @SporTV ! (Botafogo F.R. @BotafogoOficial)


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com