terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Botafogo enfrenta o Madureira pelo Carioca tentando ganhar fôlego para estreia na Libertadores





Hoje começa o ano do Botafogo! Vamos em busca
 da vitória! Pra cima, Fogão! #VamosGanharFogo
O Botafogo está de volta ao Rio após um período de sete dias de treinamento no China Park, Domingos Martins-ES.

O pouco tempo de pré-temporada para aprimoramento físico e técnico do grupo preocupa, mas não havia outro jeito com o adiamento das férias dos jogadores no final do ano. Apesar disso, a julgar pelo depoimento dos jogadores e desempenho demonstrado no único amistoso disputado nesse período em Cariacica, o aproveitamento esperado parece ter atingido o objetivo. E não tinha como ser diferente já que o jogo de estreia oficial do time está marcado para às 16h30 desta quarta-feira, contra o Madureira, no estádio de Moça Bonita em Bangu, pelo Campeonato Carioca numa partida antecipada da segunda rodada da competição.

Como é começo de trabalho, a tendência é que Jair Ventura mande a campo o mesmo time que jogou o primeiro tempo do amistoso contra o Rio Branco e marcou três vezes contra o adversário. Essa decisão privilegia os jogadores mais bem preparados fisicamente e o bom entrosamento da equipe demonstrada no jogo-treino.

Dessa forma, devemos ver em campo o goleiro Gatito Fernández; Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger.


Pré-temporada: Último treino no China Park






Isso significa dizer que Joel Carli e João Paulo, dois dos titulares do time concebido por Jair para a sequência da temporada - inclusive para o jogo de estreia na Libertadores contra o Colo-Colo, dia 1o. de fevereiro - continuam de fora por problemas musculares. Além deles, o meia Camilo é ausência anunciada já que está a serviço da Seleção Brasileira que joga amistosamente hoje à noite contra a Colômbia no Estádio Nilton Santos.


Pimpão foi um dos destaques da vitória do 
Botafogo sobre o Rio Branco-ES por 3 a 0
(Foto: Vitor Silva / SS Press / Botafogo)
Por outro lado, teremos a oportunidade de confirmar as boas condições demonstradas por Jonas na lateral direita, por Rodrigo Pimpão e Roger lá na frente e pelo craque Montillo, destaques do jogo contra os capixabas. A esse grupo, podemos acrescentar o atacante Sassá que entrou bem no segundo tempo, marcou um gol e mostrou boa postura em campo.

Possivelmente, veremos ainda alguns dos garotos da base em campo como Marcinho, que teve um bom desempenho na lateral direita, os zagueiros Marcelo e Igor Rabelo ou mesmo Pachu, Matheus Fernandes e Bochecha que entraram no decorrer da partida e mostraram personalidade e desenvoltura.

Apesar de ser um amistoso de pré-temporada, o novo Botafogo mostrou qualidade e goleou o adversário com facilidade (4 a 0), com direito a gol de Montillo. Veja na íntegra a avaliação que fizemos do desempenho do time nesse jogo: Blog do FelipaoBfr: Botafogo empolga no ensaio e Montillo estreia com gol...


Esse confronto tem história! Até o momento o Bota 
leva ampla vantagem sobre o Madura 
(Canal Premiere)
Apesar do pouco conhecimento sobre as condições do Madureira no momento, é certo que o Tricolor Suburbano está se preparando para esse jogo a muito mais tempo que a gente. O técnico PC Gusmão não é bobo e espera surpreender já na estreia. Para isso, conta com alguns jogadores experientes como os atacantes Soares e Souza e o lateral Wellington Saci.

Mas, se tivermos fôlego suficiente para aguentar o forte calor que, geralmente, faz em Bangu, temos plenas condições de superar as adversidades e bater o adversário. Uma vitória na estreia seria muito importante para a sequência de jogos por aumentar a confiança do grupo que tem pela frente uma "final" programada para a quarta-feira seguinte, em nossa casa, contra o Colo-Colo.




FICHA TÉCNICA

MADUREIRA X BOTAFOGO


Local: estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de janeiro de 2017, quarta-feira
Hora: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Antonio Silva dos Santos
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo

BOTAFOGO: Gatito Fernandez, Jonas, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

MADUREIRA: Rafael, Felipe Formiga, Fabio Braz, Jorge Filipe e Wellington Saci; William, Leandro Carvalho, Jefferson Maranhão e Douglas Lima; Soares e Souza
Técnico: PC Gusmão


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com