segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Botafogo faz último treino no Rio e embarca para a batalha contra o Olímpia em Assumção




Botafogo briga por vaga na Fase de Grupos da Libertadores contra o Olímpia na próxima quarta-feira em Assunção. 
Com gols decisivos nos três jogos, Rodrigo Pimpão é um dos destaques da competição (Arte Botafogo Oficial)

O Botafogo se reapresentou na tarde de segunda-feira no campo anexo do estádio Nilton Santos para o seu último treino no Rio de Janeiro antes da viagem para o Paraguai realizada no fim da noite em voo fretado.

O Fogão chegou em Assunção por volta das 02h da madrugada e descansa no hotel nesse momento. O time treina nesta terça-feira, às 16h30, no Estádio Feliciano Cáceres do Club Sportivo Luqueño e na quarta, às 21h30, enfrenta o Olímpia no Defensores del Chago, onde normalmente joga o adversário, valendo vaga na fase de grupos da Libertadores.


Infográfico com o rendimento do Botafogo no1o. turno do 
Campeonato Carioca - Taça GB (Gazeta Esportiva)
No domingo, o time reserva jogou e venceu o Boavista por 3 a 2  em Saquarema, encerrando a sua participação no 1o. turno do Campeonato Carioca já sem chances de classificação. Os dois mais bem colocados do Grupo B - Flamengo e Madureira - enfrentam os classificados do Grupo (C) - Vasco e Fluminense - pela fase semifinal. Os vencedores desses confrontos em jogo único fazem a final da Taça Guanabara.

Com as cinco partidas nesse turno, o Glorioso atingiu apenas 46% de rendimento. Chegou na terceira posição do Grupo B com 7 pontos (2v, 1e, 2d), atrás de Flamengo (1o.) e Madureira (2o.). No 2o. turno os times do Grupo B, que no 1o. turno se enfrentaram dentro do próprio grupo, duelam agora contra os times do Grupo C. A disputa tem início programado para o dia 11 de março (sábado) e o Bota enfrenta o Volta Redonda no dia 12 (domingo) no Niltão.


Conforme ressaltamos no post de pré-jogo (Veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo visita o Boavista em Saquarema pensando na batalha contra o Olímpia em Assunção... ), por questões óbvias o Botafogo utilizou o turno inicial do Carioca para dar rodagem aos jogadores nesse começo de temporada. Tanto é assim que o técnico Jair Ventura utilizou os titulares apenas uma vez na competição - na estreia contra o Madureira. Ontem, de novo com os reservas, além do bom desempenho no 2o. tempo com a virada depois de estar perdendo por 2 a 0 e a soma de mais três pontos para a sequência do campeonato, alguns dos suplentes se destacaram. Foi o caso de Fernandes (2) e Leandrinho (1) que comandaram as jogadas pelo meio e marcaram os gols alvinegros. Foi aproveitando as chances dadas no Estadual que o zagueiro Marcelo ganhou a posição de titular e jogou as três partidas decisivas pela Liberta. A partida serviu ainda para dar rodagem ao zagueiro Joel Carli. O Xerife, que havia ficado no banco contra o Olímpia, fez a sua primeira partida do ano e, apesar da falta de ritmo de jogo, teve uma atuação bem razoável.


O Botafogo vai para o jogo decisivo em Assunção com
 a vantagem do empate (Arte Esporte Interativo)
Já na busca pela vaga restante no Grupo 1 da Liberta onde lhe aguardam Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL e Barcelona-EQU., o Botafogo venceu a primeira batalha no estádio Nilton Santos e vai ao Defensores del Chaco buscar a classificação. Pela vitória por 1 a 0 em casa sem levar gols, o Glorioso joga com a vantagem do empate. Caso faça um gol na casa do adversário, as chances de classificação se ampliam consideravelmente pois a vantagem aumenta conforme regras do regulamento.

Apesar de tudo, não vamos ter vida fácil em Assunção. O time paraguaio é experiente, deu trabalho no jogo do Rio e vai vender caro uma possível classificação, ainda mais jogando em seus domínios e com o apoio de sua torcida. O Olímpia deve explorar à exaustão, a sua jogada preferida: a bola trabalhada pelos flancos com o cruzamento alto para os atacantes na área. Lá pode estar o veterano Roque Santa Cruz, um especialista no cabeceio. Mais do que nunca, vamos precisar da eficiência e entrosamento da nossa dupla de zaga formada pelo jovem Marcelo, o destaque do time na Liberta, e o experiente Emerson Silva, que vem tendo um bom desempenho nesses jogos decisivos.

Não creio, mas Jair pode promover a volta de Carli à sua posição original e deslocar Marcelo para a lateral-direita na vaga de Jonas que cumpre suspensão no jogo por ter levado o terceiro cartão amarelo. O jovem Marcinho, que seria uma outra opção, perdeu força com as atuações apagadas que teve no Estadual, inclusive na partida de ontem contra o Boavista, quando foi mal.


 
#FogoEmAssunção! Olha aí os botafoguenses no Rio Paraguai! 
Torcedores marcam presença pelas ruas do país!
Reintegrado ao grupo e com vontade renovada, Sassá voltou ao time ontem. Não marcou gol mas mostrou a vontade de sempre e viaja com a delegação a convite do Presidente mesmo que não esteja inscrito para essa fase da disputa. O regulamento permite a inclusão de mais cinco atletas se clube passar para a fase de grupos.
Se por um lado Montillo está vetado para o jogo por contusão, Bruno Silva treinou normalmente hoje e está confirmado na delegação. Diminuindo a desconfiança generalizada entre os torcedores, o goleiro Helton Leite foi muito bem no jogo de quarta-feira, jogou contra o Boavista e parece ter a preferência de Jair para o jogo em Assunção mesmo que Gatito Fernández, que passou a semana se tratando de de um desconforto muscular, seja liberado para o jogo.


Veja a lista dos jogadores que viajaram para Assunção

GOLEIROS - Gatito, Helton Leite
LATERAIS - Marcinho, Victor Luis, Gilson
ZAGUEIROS - Emerson Silva, Marcelo, Igor Rabello e Joel Carli
MEIO CAMPISTAS - Dudu Cearense, Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Camilo, João Paulo, Matheus Fernandes e Leandrinho
ATACANTES - Roger, Rodrigo Pimpão, Guilherme e Sassá (não inscrito)
Como Jair fechou a parte final do treino no Niltão, o prudente é aguardar o que o técnico vai preparar para o jogo.


Notas:
- Canales treinou com o grupo, decidiu cumprir o contrato com o clube até o fim do ano e recebeu a promessa de que terá chances no time e será inscrito na Libertadores caso o clube consiga a classificação à próxima fase;
- Jonas não treinou. Lateral, que já estava fora da viagem por estar suspenso, contraiu conjuntivite e foi liberado da atividade;
- Montillo não apareceu em campo mas esteve no Nilton Santos dando continuidade ao tratamento;
- Emerson Santos, ainda sem renovar o contrato, segue treinando separado dos demais jogadores.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.