terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Chegou o dia. Que venha o Olímpia: o Botafogo está pronto!




Decisão, com o apoio de toda torcida vamos com 
determinação, foco e muita vontade para mais 
um jogo importante. Deus no comando... 
(Rodrigo Pimpão ‏@rpimpaooficial)
O Botafogo encerrou, na manhã de ontem, a sua preparação para o primeiro confronto decisivo contra o Olímpia do Paraguai. O jogo é válido pela terceira fase da Copa Libertadores com início marcado para às 21h45 desta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos.

Depois da classificação heroica contra o Colo-Colo na batalha de Santiago, a equipe alvinegra tem outra pedreira pela frente na sua caminhada até à fase de grupos da competição - grande objetivo desse começo conturbado de temporada. Os dois adversários são frequentadores contumazes do torneio e já levantaram a taça de campeão da América algumas vezes. 


Chegou o dia: Botafogo recebe o Olímpia com 
perspectiva de um Niltão lotado
A torcida segue empolgada e prepara mais uma festa grandiosa, à altura do confronto. Passou a madrugada inteira preparando um mosaico para saudar a entrada do time em campo. Cerca de 27 mil ingressos foram adquiridos previamente e as vendas continuam na internet (guicheweb.com.br/botafogo) e nos postos fixos (General Severiano e Caio Martins até às 15h00 e no Estádio Nilton Santos até às 22h30) hoje, dia do jogo. Creio que cheguemos a 35 mil presentes empurrando o Glorioso para mais uma vitória. Se possível, sem sofrer gols e com uma margem mais folgada do que aquela construída contra os chilenos para que o jogo de volta, no Defensores del Chaco, em Assunção, seja menos tenso do que o disputado em Santiago.


Provável escalação do Botafogo para amanhã 
(montagem disponível na internet)
Depois de notícias desalentadoras sobre as condições físicas de alguns dos principais jogadores do elenco, a expectativa agora é pela volta de Camilo ao time titular (o camisa 10 ficou de fora da decisão em Santiago); com a possibilidades de Montillo começar o jogo (o camisa 7 sentiu o adutor da coxa durante a semana e era dúvida) e; de Carli (relacionado para uma partida pela primeira vez na temporada) ficar como opção no banco.

Por outro lado, Gatito Fernandez sentiu um desconforto após o jogo em Santiago e deve ceder o lugar a Helton Leite que entrou no clássico do fim de semana contra o Flamengo, pelo Carioca, para pegar ritmo de jogo.

Essas situações adversas são consequências da disputa de duas competições simultâneas (em começo de temporada e em curto espaço de tempo) quando o time ainda está sendo formado e o preparo físico e as condições clínicas dos atletas estão aquém das condições ideais de disputa.

O foco do fim de semana era o clássico Carioca e fomos para o confronto com o time reserva para preservar os titulares para o jogo importantíssimo de hoje, já que nada se compara à disputa de uma Liberta.


Veja o que escrevemos sobre o confronto de domingo na resenha de pré-jogo. Nosso time alternativo deu o sangue em campo, honrou a camisa e por pouco não evitou a derrota injusta que sofremos: Blog do FelipaoBfr: Botafogo mede forças contra o Flamengo pelo Carioc...


O Olimpia, uma equipe acostumada com a disputa que já venceu três vezes a competição, será mais um time cascudo a cruzar o nosso caminho no certame e merece respeito. Por outro lado, será mais uma oportunidade para que o time montado por Jair mostre maturidade como os reservas mostraram contra o Flamengo e os titulares, nas duas partidas contra o Colo-Colo. Lutamos muito por esse momento e precisamos desfrutar o máximo da oportunidade de disputar o torneio continental seguindo firmes até a próxima fase.


FICHA TÉCNICA:

Data/Hora: 15/2/2017, às 21h45 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

BOTAFOGO: Helton Leite, Jonas, Marcelo, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Camilo e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger.

OLIMPIA:
 Azcona; Ferreira, Pellerano, Cañete e Giménez; Fernández, Riveros, Ortiz e Benítez; Mouche e Montenegro.


Nosso desejo como torcedor é que o time que entrar em campo mostre a mesma garra, determinação e disciplina tática daquele que, mesmo desfalcado, voltou do Chile classificado e encheu de orgulho o torcedor alvinegro.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.