sábado, 18 de março de 2017

Depois de bater o Estudiantes pela Liberta, Botafogo se prepara para clássico contra o Vasco no Estadual





É clássico! Domingo é dia de buscar mais uma vitória na
Taça Rio! #VamosGanharFogo
Um dia após a difícil vitória sobre o Estudiantes de La Plata-ARG por 2 a 1, na última terça-feira, em jogo de estreia dos dois times na fase de grupos da Libertadores, os jogadores do Botafogo se apresentaram no campo anexo do estádio Nilton Santos para dar seguimento à preparação para o clássico de domingo, às 18h30, contra o Vasco, pelo 2o. turno do Campeonato Carioca (da Taça Rio).

Enquanto os titulares participaram de atividades regenerativas, os reservas, comandados por Sassá (que entrou aos 23 minutos do segundo tempo contra os argentinos e incendiou o jogo), participaram de um jogo-treino contra o Nova Iguaçu no campo anexo do Niltão. O time formou com Saulo; Marcinho, Renan, Emerson e Gilson; Lindoso, Fernandes e João Paulo; Guilherme, Joel e Sassá, que marcou o gol do Alvinegro no jogo.

Contra o Estudiantes, Jair Ventura, que completou 38 anos no dia do jogo e foi "presenteado" com uma vitória, mandou à campo o que tinha de melhor com apenas uma baixa. O lateral Jonas, que sofreu entorse no joelho no jogo pelo Estadual e foi substituído pelo zagueiro Marcelo, improvisado na posição.

Jogando no Nilton Santos para mais de 30 mil torcedores, o Glorioso teve que suar muito para bater os argentinos na abertura da disputa no Grupo 1 da Liberta. Contrariando as expectativas de antes do jogo, o adversário veio para cima e impôs uma marcação cerrada sobre os alvinegros que não conseguiam se desvencilhar da armadilha portenha. Com dificuldades para sair jogando, o Botafogo abusou da ligação direta sem nenhum perigo para o inimigo, tanto que a primeira grande chance de movimentar o placar foi dos "hermanos", aos 17'/1o.T, em chute de Lucas Rodriguez rente a trave que quase surpreendeu Gatito Fernadez.


Veja na nossa resenha, a expectativas para essa partida: Blog do FelipaoBfr: Botafogo está pronto para encarar o Estudiantes na 1a. batalha da fase de grupos..


Já passava dos 33' quando Roger abriu o placar numa bicicleta certeira na pequena área. O centroavante aproveitou um rebote de Bruno Silva que tentara uma puxeta (sem direção) em cruzamento perfeito de Marcelo pela direita. O Botafogo saiu na frente, sofreu o empate em bela cobrança de falta de Otero (15'/2o.T) da frente da área, suportou a pressão dos argentinos mas teve o mérito de aproveitar a oportunidade para consolidar a vitória com o gol de Pimpão, artilheiro do Botafogo na competição (3).


Classificação do Grupo 1 da Libertadores após a 1a. Rodada
(Arte do SporTV)
Antes, Sassá havia entrado no lugar de Montillo e incendiado o jogo. O atacante, que desperdiçou algumas chances de aumentar o placar, fez excelente jogada pela direita. Sobre a linha lateral, passou por dois marcadores de uma só vez e cruzou para a marca do pênalti onde Camilo tentou um chute de primeira, com o rebote sobrando para Pimpão. O artilheiro girou sobre o marcador e desferiu o tiro certeiro no canto direito do goleiro Andújar dando números finais ao placar.

Foi uma vitória importantíssima para a sequência da competição já que, após a primeira rodada dessa fase, o Bota divide a liderança com o Barcelona de Guayquil que jogou em casa e venceu o Atlético Nacional, também por 2 a 1. Em tese, a classificação para a próxima fase viria com vitórias nos jogos em casa (3) e um ou outro empate nos três jogos fora de seus domínios. É esperar pra ver.

Como os próximos compromissos pela Liberta estão marcados para abril - contra o Atlético Nacional, dia 13, na Colômbia e Barcelona de Guayaquil, dia 20, no Equador -, as atenções agora se voltam para o Estadual onde o time terá que encarar dois clássicos - contra Vasco (19) e Fluminense (23) - no espaço de quatro dias.


Sob forte calor, o Botafogo treinou visando o clássico contra

o Vasco, que acontecerá domingo no Nilton Santos! #Botafogo
O time de General estreou no 2o. turno do Carioca com uma vitória sobre o Volta Redonda por 1 a 0. Com isso, ocupa a 3a. posição no Grupo B com a mesma pontuação (3) de Flamengo e Nova Iguaçu. Na classificação geral, o Bota soma 10 pontos (3v, 1e, 2d) e ocupa a 4a. posição, ao lado do próprio Vasco, o que pode lhe assegurar uma vaga no quadrangular final da competição.
 
Pelo regulamento, nesta fase os times se enfrentam uns contra os outros e ao fim os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais da Taça Rio. O campeão do segundo turno se juntará na fase final ao Fluminense, campeão da Taça Guanabara, e a outros dois times com maior pontuação na soma dos dois turnos.

Sem poder contar com Marcelo, que sentiu a coxa no treinamento tático de ontem e Jonas, que teve uma torção no joelho contra o Voltaço, passou por cirurgia ontem e tem previsão de volta para daqui a seis meses, Jair se vê, numa fase importante de afirmação do time, sem as duas opções que vinha utilizando na lateral direita. Com isso, crescem as chances de Marcinho (especialista) e Fernandez (improvisado) serem utilizados na posição, com maiores chances para o segundo que treinou no time principal. A outra opção seria lançar Emerson Santos improvisado na posição onde já atuaou algumas vezes na temporada passada.

Continuam de fora, além de Jefferson, Helton Leite e Luis Ricardo (DM/na transição), Matheus Fernandes com um estiramento na coxa e Leandrinho que entrou no decorrer do jogo contra o Voltaço e também se contundiu.

Apesar do treino de sexta-feira ter sido fechado à imprensa, a tendência é de que o Botafogo entre em campo no domingo com Gatito, Fernandes (Marcinho), Carli, Emerson Silva, Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Camilo, Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger.


Venha assistir ao treino aberto do Botafogo no Estádio Nilton 
Santos e traga a sua família. Várias atrações te aguardam! 
bit.ly/FogãoMeChama
O clássico de domingo será mais uma oportunidade para que Camilo mostre a eficiência que o consagrou no Brasileirão (o que ainda não aconteceu na atual temporada) e para que Montillo (após voltar de contusão, atuar por 90 minutos contra o V. Redonda e ter uma atuação discreta contra o Estudiantes), encontre o melhor posicionamento em campo e aprimore o entrosamento com os companheiros.

Apesar do gol de bicicleta que abriu o caminho para a vitória contra os argentinos, a posição de titular de Roger está ameaçada pela presença de Sassá que foi reintegrado ao grupo  e vem correspondendo às expectativas nas poucas oportunidades em que foi convocado.

Para este sábado, o clube programou o "Fogão me Chama", uma iniciativa do Departamento de marketing para aproximar a torcida do time com entrada franqueada ao torcedor que vem correspondendo plenamente às expectativas do clube, tanto na adesão ao programa de Sócio-torcedor (mais de 29 Mil) como na presença no estádio nos jogos da Libertadores e Estadual. Tanto que somos os campeões de público entre os time do Rio (mais 90  Mil só nos jogos da Liberta) e quarto colocado no ranking nacional. Além de assistir ao treino recreativo o torcedor alvinegro poderá participar de várias atividades programadas, inclusive para crianças.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.