quarta-feira, 8 de março de 2017

Depois de duas semanas sem jogos, o Botafogo volta a campo contra o Voltaço pelo Carioca, no Nilton Santos




Logo mais tem estreia na Taça Rio! Vamos em busca da vitória,

O Botafogo fez ontem, no campo de jogo do Nilton Santos, o seu último treino antes de encarar o Volta Redonda hoje, às 20h30, na abertura do 2o. turno do Campeonato Carioca (Taça Rio).

Na volta do time ao seu estádio, a entrada estará franqueada às torcedoras das duas equipes que se apresentarem vestidas com as camisas dos respectivos clubes por conta das comemorações do Dia Internacional das Mulheres ocorrido ontem (8).

O Alvinegro entra em campo depois de duas semanas sem compromissos oficiais. Esse tempo sem jogos foi utilizado pela comissão técnica como complemento à pré-temporada encurtada pelo adiamento da última rodada do Brasileirão/2016 e pelos compromissos pela Libertadores do início do mês passado. O Botafogo disputou a 2a. fase classificatória da competição em dois jogos duríssimos contra o Colo-Colo-CHI (01/02 no Rio e 08/02 em Santiago) e a 3a., contra o Olímpia-PAR (15/02 no Rio e 22/02 em Assunção) por quem passou chegando à fase de grupos. Isso, concomitantemente à disputa da Taça Guanabara. que jogou com o time reserva e ficou de fora da fase decisiva.

Como nos velhos tempos do Carioca, antes da partida de fundo de hoje, teremos a preliminar do Sub-20 do Fogão contra o Voltaço, a partir das 18h15. O Glorioso lidera o Grupo A de forma isolada e o adversário é o líder do Grupo B. Vale chegar cedo e apoiar também a nossa garotada em mais esse desafio.

Em entrevista após o treino-apronto, Jair Ventura sinalizou que entrará com o time principal no jogo de hoje não só para somar pontos na competição estadual como para dar rodagem a formação que deve ser a mesma para a partida contra o Estudiantes, primeiro compromisso do clube na fase de grupos da Liberta, terça-feira (14), às 21h, no Niltão. Isso significa dizer que, finalmente, veremos Montillo ao lado de Camilo já que o meia argentino se recuperou da contratura na panturrilha que o tirou de campo na primeira partida contra o Olímpia no Rio e da viagem para Assunção.

Durante os treinamentos da semana, Jair tomou a difícil decisão de barrar o zagueiro Marcelo, destaque absoluto do time nos quatro jogos classificatórios pelo competição continental. Com isso, garantiu a titularidade a Joel Carli que deve jogar ao lado de Emerson Silva que vinha fazendo, com o próprio Marcelo, uma dupla ajustada e decisiva na competição. Essa posição do treinador gerou espanto entre os torcedores nas redes sociais, tanto que numa enquete que fiz entre os seguidores do twitter, a dupla Carli e Marcelo ganhou disparado com 82% dos votos enquanto Carli e Emerson Silva não passaram dos 11% de preferência. Veja os detalhes no nosso post publicado no começo da semana: Blog do FelipaoBfr: Um herói em cada jogo: o que nos espera após a classificação...


Faça já o seu check-in ou garanta seu acesso para a primeira 
partida da Conmebol Libertadores Bridgestone, no próximo 
dia 14, terça-feira, às 21h no Estádio Nilton Santos. 
(https://soubotafogo.bfr.com.br/#/publico/noticia/143)
Com quase todo o elenco à disposição - Jefferson, Helton Leite e Luis Ricardo continuam sob cuidados do DM e/ou da equipe de transição -, o treinador deu sinais de que o lateral Jonas volta ao time titular após cumprir suspensão contra o Olímpia (Marcelo, improvisado, o substituiu no jogo de Assunção). A zaga vai de Carli e Emerson Silva e na esquerda Victor Luis está confirmado apesar da luxação no dedo indicador da mão direita que sofreu no treinamento do último fim de semana.

Sem poder contar com Helton Leite que sofreu uma lesão séria no último jogo e ficará um bom tempo afastado, Gatito Fernandez tem a chance de se firmar na posição depois de sair do jogo contra o Olímpia como herói ao defender, de forma extraordinária, três dos quatro pênaltis cobrados pelos paraguaios. Possivelmente em função desse feito, o goleiro foi convocado pela Seleção Paraguaia para os dois próximos compromissos das Eliminatórias, contra Equador e Brasil, e desfalcará o Alvinegro nos jogos contra o Fluminense (23/03) e Bangu (26/03) pelo Campeonato Carioca.

Do meio pra frente teremos na "volância", Airton e Bruno Silva; no setor de criação, Camilo e Montillo e; na linha de frente, Rodrigo Pimpão e Roger. Esse é o time.


Grupo 1 para o Botafogo se classificou ao passar por Colo-Colo
 e Olímpia (Arte do FoxSports)
No começo da semana de treinamentos permanecia a dúvida sobre a estratégia a ser utilizada por Jair para dar ritmo e conjunto a essa formação em razão do longo tempo sem jogos e da proximidade entre os compromissos pelo Carioca (09) e Libertadores (14). A opção foi colocar os titulares no dois jogos os quais precisamos vencer a qualquer custo.

No Carioca, mesmo que o clube não chegue à decisão do 2o. turno, é preciso acumular pontos para aumentar as chances de participar do quadrangular final como um dos times com maior soma ao longo da competição.

Garantindo a participação na próxima fase da Libertadores como integrante do Grupo 1 formado por Estudiantes-ARG, Atlético Nacional-COL e Barcelona-EQU, o Botafogo ultrapassou adversários tradicionais do continente e isso deu confiança ao grupo para a sequência da competição. Para essa fase, o clube poderá inscrever mais cinco atletas até o dia 12 e faz mistério sobre os escolhidos. A Direção reintegrou Sassá ao grupo e busca a renovação de contrato com o atacante até 2018 para inscrevê-lo na competição. O mesmo acontece com Emerson Santos mas, pelas últimas notícias, o atleta e seu representante vem mantendo a intransigência na renovação e dificilmente terá a chance de disputar a sua primeira competição de grande porte no continental.

Por sua vez, o gringo Canales, já recuperado da cirurgia e em boas condições físicas, é outro que tem chances de ser inscrito tanto que o clube marcou um jogo-treino para a próxima sexta-feira com a finalidade de dar ritmo ao atacante. Existem, ainda, especulações nos bastidores sobre a chegada de um novo atacante que poderia ser a surpresa na lista de Jair. Vamos acompanhar os desdobramentos dessa possibilidade até o prazo final no dia 12.


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X VOLTA REDONDA


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de março de 2017 (Quinta-feira)
Horário: 20h30(de Brasília)
Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)

BOTAFOGO:
 Gatito Fernández, Jonas, Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo e Walter Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

VOLTA REDONDA: Douglas, Luís Gustavo, Luan, Gilberto e Pedro Rosa; Fabiano Alves, Diogo Alves e Higor Leite; Octávio, Caio César e Gustavo Moura
Técnico: Cairo Lima

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.