quarta-feira, 22 de março de 2017

Precisando vencer, Botafogo vai com força máxima no clássico contra o Flu




O clássico mais antigo do país promete ser muito disputado!
Acompanhe todos os lances de Botafogo x Fluminense 
só no Premiere (Arte do @canalpremier)
O Botafogo encerrou na manhã de ontem, a preparação para o clássico contra o Fluminense, hoje, às 21h45, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca/Taça Rio.

Mais cedo, às 19h30, as equipes Sub-20 dos dois clubes se enfrentam na preliminar pelo campeonato carioca da categoria. O Glorioso é o líder do Grupo A da Taça Guanabara Sub-20 e está cada vez mais perto da classificação para as semifinais. Vale a pena chegar cedo ao Niltão e apoiar nossa garotada em busca da vitória. A @rbotaoficial irá transmitir a partida!

O Botafogo vem de uma empate sem gols contra o Vasco no domingo passado, no primeiro clássico dos dois programados para os alvinegros no espaço de quatro dias. Já o Fluminense, que garantiu vaga na fase final da competição com a conquista da Taça Guanabara, busca se recuperar da derrota sofrida para o Nova Iguaçu (3 a 1) no último domingo, quando atuou com o time reserva.


Veja quais eram as expectativas do Botafogo para o clássico contra o Vasco que acabaram não se confirmando:
Blog do FelipaoBfr: Botafogo busca afirmação no Carioca enfrentando Vasco e Fluminense no espaço de quatro dias...


Já na segunda-feira após o clássico, os jogadores se reapresentaram no campo anexo do Niltão para dar início à preparação para o duelo contra o Flu. Enquanto os titulares ficaram na academia, os reservas fizeram um trabalho técnico no gramado. Na terça e quarta-feira que se seguiram, Jair fechou parte do treino à imprensa onde definiu a equipe que entra em campo hoje sem, no entanto, divulgar a formação. Mesmo assim, confirmou a presença do goleiro Saulo, goleiro vindo da base, que faz a sua estreia no time principal. Ainda sem poder contar Jefferson, que continua na transição para a volta aos gramados, a chance apareceu para Saulo em razão doe Gatito Fernandez ter sido convocado para a seleção paraguaia e Helton Leite, apesar de estar liberado e ficar no banco contra o Flu, ainda não ter 100% de condições após se recuperar da lesão sofrida no jogo contra o Olímpia, em Assunção. Dessa forma, o técnico manda a campo todos os titulares disponíveis para dar conjunto ao time e conseguir os pontos que precisa na competição.

Jogando com Marcinho na lateral direita e Guilherme no lugar de Pimpão, o Botafogo não fez um bom jogo contra o Vasco apesar de ter criado algumas boas chances de gol. O mesmo aconteceu com o adversário e no final, quem mais brilhou foram os goleiros. Martin Silva pelo time cruzmaltino e Gatito Fernandez pelo Glorioso.

Enquanto Marcinho, mesmo sem brilho, deu conta do recado pela direita, Guilherme não aproveitou a chance de começar um jogo e saiu de campo em baixa com a torcida. Atuando aberto pela esquerda, o atacante desperdiçou a maioria das jogadas das quais participou e foi substituído por Sassá na parada técnica do segundo tempo. Logo depois foi a vez de Pimpão entrar na vaga de Camilo para dar mais movimentação ao ataque e teve nos pés a chance de decidir o clássico.

Montillo aguentou os 90 minutos e fez, seguramente, a sua melhor atuação desde que chegou ao clube, principalmente no primeiro tempo. Aos 34 o meia mandou uma bomba de fora da área e obrigou o goleiro vascaíno a praticar uma grande defesa. Antes, Gatito Fernandes havia evitado o gol vascaíno em dois lances consecutivos. O primeiro numa cabeçada de Evander e o segundo, num chute de Nenê a queima roupa no rebote do primeiro lance.

No segundo tempo, lembro de uma boa avançada de Marcinho que caiu para o meio e fez um bom arremate a gol com a bola saindo rente ao travessão e do gol incrível perdido por Pimpão no lance final do jogo. Sassá lançou o artilheiro do time na Libertadores que encobriu o goleiro Martín Silva, mas o volante Jean impediu que a bola entrasse, desviando para escanteio.


Classificação do Grupo B após a abertura da 3a. Rodada. 
O Bota faz o clássico contra o Flu amanhã (Arte SporTV)
Como os próximos compromissos pela Liberta estão marcados só para abril, até lá as atenções estão voltadas apenas para o Estadual. O Alvinegro estreou no segundo turno com uma vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda e empatou com o Vasco na segunda rodada.

Ainda sem jogar nessa rodada, o Bota ocupa a terceira posição no Grupo B com 4 pontos, atrás de Nova Iguaçu que já jogou e do Flamengo que venceu o Bangu ontem mas não ainda não tem os pontos computados na tabela.

Na parcial da classificação geral, o Bota soma 11 pontos (3v, 2e, 2d) e ocupa a 5a. posição, abaixo de Nova Iguaçu (13) e Vasco (14) que já jogaram, e do Fluminense (18) e Flamengo (21) (sem os pontos da 3a. rodada computados).


Classificação parcial dos dois turnos. Os campeões
 de turno mais os dois mais bem classificados
 fazem o quadrangular final (Arte SporTV)
Os campeões de turno - o Fluminense ganhou o 1o. turno - e os dois mais bem ranqueados na classificação geral participam do quadrangular decisivo do campeonato.

A estreia de Saulo no gol e a volta de Rodrigo Pimpão ao ataque devem ser as únicas mudanças no time em relação à formação que começou o clássico contra o Vasco. Jair deve dar rodagem ao lateral Marcinho já que não pode contar com Jonas (que passou por cirurgia e fica de fora pelos próximos seis meses) e nem com Marcelo (pelo menos por um mês) que vinha sendo improvisado na posição.

Na frente, apesar de Sassá vir recuperando o ritmo de jogo rapidamente, cobiçar a camisa 9 e ter correspondido às expectativas nas oportunidades que teve jogando pelos flancos, Roger ainda tem a preferência do técnico para fazer a função de centroavante.

O que se espera contra o Fluminense hoje e na sequência do campeonato é que o time entre em campo com a mesma vontade que tem demonstrado nos jogos pela Libertadores. Que apresente uma evolução técnica em relação aos últimos jogos e um padrão tático mais bem definido para que possamos vencer os jogos pelo Carioca, somar o maior número de pontos afim e participar, pelo menos, do quadrangular final da competição. Temos time para isso. Só precisamos aplicar a pegada da Liberta no Estadual.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Maurício Machado Coelho Júnior (RJ)
Assistentes: Gabriel Conti Viana e João Luiz Coelho de Albuquerque (ambos do RJ)

BOTAFOGO: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo e Walter Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo Pelé; Wendel, Douglas e Júnior Sornoza; Wellington Silva, Henrique Dourado e Richarlison
Técnico: Abel Braga


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.