terça-feira, 25 de abril de 2017

Agora é Copa do Brasil... Que venha o Sport!





Botafogo informa: 9 mil ingressos vendidos com antecedência
 para estreia na Copa do Brasil (Botafogo Oficial)
Fora da decisão do Campeonato Carioca após a derrota para o Flamengo por 2 a 1 no último domingo, o Botafogo concentra forças para encarar o Sport Recife nesta quarta-feira no Nilton Santos, na estreia do time na Copa do Brasil. O jogo de volta está programado para a Ilha do Retiro, em Recife. quando será decidida a passagem à próxima fase da competição.

Para o Botafogo e maioria de seus torcedores, a Copa do Brasil (título que o clube nunca conquistou)  é muito mais importante do que o Estadual e mesmo assim ocupa apenas a terceira posição numa escala particular de prioridades nesta temporada, abaixo do Brasileirão que vem em segundo, e da própria Libertadores que top na lista.

Mesmo assim, "ignorando" a maratona de jogos e viagens das últimas semanas (*), Jair Ventura forçou a barra e escalou força máxima no clássico contra o Flamengo um dia após a delegação alvinegra ter desembarcado no Rio. O time não rendeu o que ele esperava e deu no que deu. Lutou mas não venceu o rival rubro-negro, como precisava para ir às finais. Porém, por graça do destino, não tivemos nenhum jogador lesionado - já são dois jogos seguidos sem o problemas de contusão.
Veja o que escrevemos sobre o tema no nosso post de pré-jogo: Depois da batalha em Guayaquil, o Botafogo mede forças contra o rival rubro-negro pelo Estadual...


(*) Foram oito jogos e trajetos desgastantes pela Libertadores nos últimos 30 dias - só para voltar do Equador a viagem teve mais de 10 horas - e após o embate contra o Sport (26) já temos o confronto contra o Barcelona-EQU na próxima terça-feira (02), no Estádio Nilton Santos, pela Conmebol Libertadores Bridgestone, competição em que  o Glorioso lidera o Grupo 1.


Tabela atualizada após a terceira rodada Grupo 1 (SporTV)
Agora, é fazer o dever de casa nos dois próximos jogos no Niltão e encaminhar a classificação à próxima fase. Após o Barcelona no dia 02/05 receberemos o Atlético Nacional no dia 18/05. Até lá, já teremos estreado no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio na Arena, em jogo programado para o dia 14/05. 

Depois de três rodadas na fase atual, o Fogão somou sete pontos e lidera o chamado "Grupo da Morte" com a mesma pontuação dos equatorianos. Perto da classificação para as oitavas de final e com uma sequência de jogos em casa, basta uma vitória para que o time alcance os 10 pontos e facilite ainda mais essa passagem à próxima fase.


Check-in aberto para Sócio-torcedores. Cerca de 17 mil
 ingressos já foram comercializados (@soubotafogo)
Se na Libertadores a classificação parece encaminhada, na Copa do Brasil, competição em que o Botafogo tem colecionados decepções nos últimos anos, é apenas o começo da caminhada.

Na atividade de terça-feira, realizado no campo principal do Nilton Santos, Jair fechou o treino e voltou a trabalhar a movimentação nas bolas paradas. O técnico definiu o time que começa jogando porém não revelou a escalação.

Com a volta de Airton assegurada após longo período em tratamento de uma lesão na coxa, com Emerson Santos e Marcelo disponíveis e a volta de Bruno Silva após cumprir suspensão no último jogo pelo Estadual, a tendência é de que o Botafogo enfrente o Sport com Gatito, Emerson Santos, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger.

Sassá, que vem se destacando ao entrar no decorrer das partidas e incendiar os jogos, está próximo de ganhar a chance de iniciar uma partida com o time titular. Há quem aposte que seja nessa próxima, contra o Sport. É esperar e ver...


Possível escalação para amanhã, podendo inverter as posições
de J. Paulo e B. Silva (Botafoguense falando‏ @maioralvinegro)

Cabe lembrar que o Botafogo não conseguiu contratar um lateral-direito a tempo de ser inscrito nesta competição como era a pretensão do Presidente. Dessa forma, Jair voltará a improvisar na posição. O favorito continua sendo o zagueiro Emerson Santos que foi bem nos dois jogos pela Libertadores mas não estava inscrito no Estadual quando Marcelo e depois Fernandes ocuparam a posição. Outra providencia nesse sentido foi a convocação do jovem Fernando Costanza (18 anos) do sub-20 que iniciou os treinamentos com o time principal na terça-feira e deve ficar à disposição.

Por sua vez, o lateral Maicon, ex-jogador da Seleção Brasileira, que faz trabalho de condicionamento físico no clube há três semanas, foi especulado como novo contratado para a posição após participar do coletivo com o time reserva na terça-feira, demonstrar desenvoltura em campo e franca recuperação. Será que o clube tem cacife para bancar essa contratação para a sequência da temporada? O torcedor alvinegro anda eufórico com esta possibilidade.

Atualizando os desfalques alvinegros, temos que Gustavo Bochecha, Jonas, Marcinho estão no departamento médico enquanto Jefferson, Luis Ricardo, Montillo e Leandrinho estão em transição.

O chamado "Clássicos das Bicicletas" tem início programado para às 21h45 no Estádio Nilton Santos com arbitragem de Braulio da Silva Machado (SC) que será auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC). A Niltão deve receber um bom público para incentivar o Glorioso já que mais de 9 mil ingressos foram comercializados antecipadamente (as bilheterias funcionam no estádio até o início da partida) e teremos gratuidade para as torcedoras que se apresentarem com o manto alvinegro.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com